segunda-feira, 20 de abril de 2009

SAÚDE PARA TODOS

Prefeita de Apodi Goreti Pinto


Frota de carros da Prefeitura

Frota de carros adquiridos pela Prefeitura de Apodi

Dr. Ivanildo Lima (Secretário Municipal de Saúde)
APODI – Investimentos e um trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Apodi destacando a importância de se trabalhar em equipe e com a participação comunitária. A assistência a saúde da população apodiense que mora na cidade e no campo tem caminhado nesses pouco mais de 100 dias para consideráveis avanços, abrindo as portas do sistema municipal de saúde para um fazer saúde de forma integral e resolutiva.
Dentre as dezenas de ações já realizadas pela municipalidade destacadas pelo secretario de saúde, Ivanildo Lima, estão às realizações de campanhas de orientação sobre DSTs com a distribuição de preservativos e palestras educativas, construção das fichas de campo dos agentes comunitários de saúde para o projeto “Mobilização do município de Apodi para erradicação do sub-registro de nascimento” no intuito de garantir o acesso ao 1° documento basilar do ser humano (Certidão de nascimento), diminuindo as taxas de sub-registro de nascimento e com isso proporcionar mais cidadania no município.
A Secretaria de Saúde também esta elaborando roteiros norteadores para o diagnóstico inicial dos serviços de saúde de Apodi (públicos e privados conveniados ao SUS), bem como implantação de espaço destinado a sugestões, críticas, relatos dos que fazem o serviço de saúde para posterior intervenção da secretaria. Foi realizado o primeiro encontro dos profissionais de saúde de Apodi (Apresentação dos contratados, interação entre os profissionais de saúde e Palestras e debates sobre temas como SUS, PSF, Financiamento da Saúde.
Acompanhado do secretario Ivanildo Lima a prefeita Gorete Pinto visitou os PSFs da zona rural para elaboração de relatório a cerca dos problemas encontrados que foram muitos e baseado nesse relatório esta sendo executadas ações que garantam uma melhoria na qualidade do serviço ofertado aos que moram no campo.
Ivanildo Lima comemora a aquisição de 02 viaturas tipo Kombi para o Programa de Saúde da Família, no sentido de dar um melhor transporte aos profissionais das equipes, bem como propiciando um aumento nas ações desenvolvidas com um aumento de profissionais envolvidos nas equipes, como farmacêutico, Psicólogo e Fisioterapeuta, como também a compra de um veículo tipo sprinter para o transporte de usuários acometidos de doenças de média e alta complexidade referenciados para Mossoró e Natal, dando a oportunidade a esses usuários um transporte digno e humanizado. Antes os pacientes eram transportados em ambulância antiga sem o mínimo conforto.
Para o secretario Ivanildo Lima as melhorias no sistema municipal de saúde estão apenas começando, pois muita coisa ainda será realizada para garantir um serviço que seja garantido a todos. “Estamos na coleta de dados e confecção do projeto de implantação do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF) de Apodi em parceria com o município de Felipe Guerra e reestruturação o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em um ambiente propício, com a contratação de mais profissionais, através de processo seletivo, para melhor atender a saúde mental do município, tais como: 01 Médico com experiência em Psiquiatria, 01 Farmacêutico, 01 Psicólogo, 02 Educadores Físicos, 02 Psicopedagogos, 01 artesão, mais 01 Técnico de Enfermagem, aumento da carga horária da Enfermeira e Assistente social já existentes”, comentou Ivanildo Lima.
Outro ponto destacado pelo secretario é a reestruturação da Vigilância em Saúde do Município, com a contratação, através de processo seletivo, de 01 Farmacêutico Bioquímico e 01 Veterinário, no intuito de dar um melhor suporte à Vigilância Sanitária Municipal que quando esta funcionando é um grande aliado da saúde da população.
A equipe da Secretaria de Saúde também participação da Reunião do Colegiado Gestor da II Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP) em Mossoró, juntamente com a Prefeita Gorete Pinto, com a colocação da proposta de Apodi ser vista como uma Regional de Saúde, dentro do Plano Diretor de Regionalização, como também a introdução do Município de Apodi na Rede de Urgência e Emergência do Estado, com a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e um SAMU regional com sede em Apodi.
A Implantação de um projeto piloto na comunidade de atuação do PSF da areia, denominado de “Escola contente, Apodi pra frente”, onde o programa se incumbe de três fases tais: Fase de diagnóstico (identificação das necessidades de tratamento das crianças); Fase Preventiva-Educativa (as crianças recebem aplicação de flúor e atividades educativas) e a Fase curativa ou terapêutica (onde as crianças recebem tratamento dentário completo) tudo isso realizado tanto no ambiente escolar (nas duas primeiras fases) e no ambiente de saúde bucal, localizado no posto de saúde da localidade também já são realidades no território apodiense.
Mas os investimentos não são só mente na melhoria dos serviços, mas sim junto aos servidores da Secretaria de Saúde que já contam com o Plano de Cargos Carreira e Remuneração da Saúde.
O Centro de Saúde passou por uma reestruturação e as ações e procedimentos estão sendo realizados através de uma gestão participativa e de compromisso, pautado no atendimento humanizado e respeito a gestão do Trabalho. “Sabemos que ainda há muito o que ser feito para que possamos, realmente, possibilitar os verdadeiros direitos de cidadãos preconizados pela legislação vigente e com essas ações estamos prontos para garantir uma saúde melhor para todos”, garante Ivanildo.
MATERNIDADE – A Maternidade Claudina Pinto que foi repassada ao município foi encontrada sem as mínimas condições de atender a população, sua estrutura precisando de investimentos e a contração de profissionais. A prefeita Gorete Pinto juntamente com sua equipe administrativa esta buscando soluções e dentre dos próximos meses a unidade de saúde estará funcionando com excelente estrutura.

ALGUNS COMPROMISSOS INICIAIS PARA 2009

• Construção do Plano Municipal de Saúde 2009/2010 (em fase de confecção);
• Construção do relatório anual de gestão 2009 (em fase de confecção);
• Criação da programação anual de eventos da Secretaria Municipal de Saúde(em fase de conclusão);
• Reforma e Ampliação das Unidades Básicas de Saúde (em fase de levantamento);
• Apresentação do relatório de Gestão do primeiro trimestre em Audiência Pública ao Conselho Municipal de Saúde (no final de Abril);
• Criação do Centro de Referência de Especialidades e Apoio ao Diagnóstico, com a criação do Laboratório Central (em fase de Planejamento);
• Elaboração de uma Programação Pactuada Integrada (PPI) Racional que garanta um maior número de procedimentos de Média e Alta Complexidade para os nossos munícipios.
*Os investimentos não são somente na melhoria dos serviços, mas sim junto aos servidores que já contam com o Plano de Cargos Carreira e Remuneração da Saúde.
*Investimentos em saúde são a marca da gestao Gorete Pinto em Apodi
*Frota de veículos foi ampliada para melhor atender a pacientes
*Ivanildo Lima nosso sistema de saúde vai garantir saúde para todos
*Prefeita Gorete Pinto "nossa prioridade maior é com a saúde da população"