quinta-feira, 23 de abril de 2009

Gorete Pinto encaminha projeto ao legislativo criando a Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial‏

Prefeita de Apodi - Goreti Pinto
APODI – Dentro da política de valorização da mulher apodiense. A prefeita Gorete da Silveira Pinto (PMDB) encaminhou projeto de lei a Câmara Municipal apodiense para que seja criada a Secretaria Municipal da Mulher e da Igualdade Racial.
O objetivo da criação da Secretaria Municipal da Mulher e da Igualdade Racial é da inicio à política municipal de seu governo de garantia dos direitos da mulher e para o fortalecimento da cidadania feminina no município.
"Estamos cumprindo compromisso assumido com a sociedade apodiense e principalmente com a mulher que agora vai ser prestigiada através das nossas políticas voltadas para a valorização e promoção da população feminina”, comentou a prefeita Gorete Pinto que acredita que os vereadores vão aprovar a matéria pela sua grande importância para a comunidade feminina apodiense.
A Secretaria Municipal da Mulher e da Igualdade Racial terá como diretrizes promover atendimento às mulheres em situação de violência, acompanhar e auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade social, articular os meios que favoreçam a sua inserção no mercado de trabalho e a programas de capacitação, garantir à mulher assistida as condições de acesso aos programas de educação formal e não formal, propiciar o apoio jurídico necessário, além de acompanhamento psicológico para o fortalecimento da auto-estima da mulher em situação de violência.
A criação da Secretaria Municipal da Mulher e da Igualdade Racial é uma proposta pioneira nas regiões do Médio e Alto Oeste da prefeita Gorete Pinto, que coloca Apodi à frente dos municípios oestanos nesta área.
A professora Gorete Pinto é a primeira mulher a assumir o comando administrativo do município de Apodi que conta com uma população de cerca de 35 mil habitantes, sendo o segundo maior do médio e Alto Oeste, região que dispõe de cerca de 50 municípios. O projeto deve ser votado na sessao ordinaria desta quinta-feira.