quinta-feira, 12 de março de 2009

Escolas de Apodi sao contempladas com o programa “Água na Escola”

APODI – Os alunos das escolas rurais do município de Apodi terão melhores condições de saúde. È que uma parceria da Prefeitura Municipal de Apodi com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), vai garantir a execução nas escolas do município do Programa “Água na Escola”, que prevê a implantação de sistemas de abastecimento de água e instalações sanitárias com destinação adequada dos dejetos nos estabelecimentos de ensino localizados em áreas rurais.
O lançamento do Programa Água na Escola, nas unidades de ensino de Apodi acontecerá nos próximos dias, mas já na manhã de ontem aconteceu uma palestra no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura que contou com a participação dos secretários de Desenvolvimento Social, Laete Oliveira, da Educação Mara Marlizete e da Saúde, Ivanildo Lima todos acompanhados de assessores e coordenadores de programas.
A palestra foi ministrada pela técnica da Fundação Nacional de Saúde, Ana Tereza Barreto que fez ampla explanação sobre a implatação do importante programa para a saúde dos estudantes.
Segundo informou a Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura do Apodi. O programa tem como principais ações a implantação ou conclusão de projeto de sistema simplificado de abastecimento de água; implantação ou recuperação das instalações sanitárias; suprimento de água por meio de chafariz (pontos de água tratada) em comunidades próximas à escola; e desenvolvimento de ações de educação em saúde e mobilização social, para dar sustentabilidade às obras.
Terão prioridade às escolas públicas do ensino fundamental localizadas em vilas, distritos e aglomerados populacionais com viabilidade hídrica, com existência de sistema de abastecimento de água e/ou instalações sanitárias com possibilidade de recuperação e/ou aproveitamento, localizadas em municípios da região do semi-árido, com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ou que estão em áreas vulneráveis (assentamentos de reforma agrária, reservas extrativistas e comunidades remanescentes de quilombos)
A prefeita de Apodi, professora Gorete da Silveira Pinto (PMDB) participou da palestra e destacou a grande importância do trabalho dos que fazem a rede municipal de ensino e disse que a chegada do Programa Água na Escola é uma grande conquista para os alunos matriculados na unidades de ensino do município. “Essa programa vai garantir água de qualidade e isso se traduz em mais saúde para os nossos jovens”, comentou a prefeita Gorete Pinto.