quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Programa Projovem Adolescente atende a 200 jovens

Alunos dos projetos de Apodi

APODI – O Governo Municipal apodiense via Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, vem desenvolvendo varias atividades junto à juventude do município através do Projovem Adolescente que é um Programa Federal executado em parceria com a Prefeitura e tem como objetivo a inserção, o fortalecimento e permanência deste jovem no sistema de ensino, preparando-o para futuras oportunidades no mercado de trabalho.
Em Apodi, existem 200 adolescentes de idades entre 15 a 17 anos, cadastrado e participando do Projovem Adolescente sendo que alguns recebem um incentivo financeiro por fazerem parte do Cadastro Único do Governo Federal, ou melhor, serem membros de famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família que repassa às famílias de cada jovem atendido um benefício de R$ 30,00 sob a condição de que ele freqüente a escola.
O Projovem Adolescente oferece gratuitamente aos jovens atividades culturais, esportivas e de inclusão digital, propiciando principalmente a participação comunitária. “O grande desafio é preparar este jovem para atuar como agente de transformação e desenvolvimento de sua comunidade”, disse o Secretario de Desenvolvimento Social, Antonio Laete Oliveira destacando que o programa prioriza o atendimento às famílias que acessam o Programa Bolsa Família.
O programa atende as jovens em situação de risco, independentemente de renda, encaminhado pelo CREAS, Conselho Tutelar ou Ministério Público ou ate mesmo de Programa de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual. A seleção dos jovens deve prever a inclusão do jovem com deficiência. O ProJovem Adolescente é um Serviço sócio educativo continuado de Proteção Básica de Assistência Social, entendido como direito.
O Coral EntoAção é formado com alunos do Projovem, Peti e AABB Comunidade. sob a responsabilidade de Isnarde Alves (Projovem) ; Lisalias Tarso (Peti) , Jairo Morais (AABB Comunidade).