terça-feira, 1 de setembro de 2009

MUNDO DIGITAL

Prefeita Goreti Silveira inaugura telecentro

Telecentro
Prefeita Goreti e Secretário Laete

APODI – Agora é pra valer os Telecentros Comunitários que chegaram a Apodi através de uma parceria da Prefeitura Municipal com o Governo Federal no final da gestão passada e que estavam sem funcionamento vai funcionar e atender a varias comunidades rurais do município onde oportunizara adolescentes a conhecer o mundo dos computadores.
Os 11 Telecentros Comunitários de Apodi fazem parte do Programa de Inclusão Digital e o projeto será coordenado por Elves Lindeberg Almeida Alves que recebeu treinamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Indústria – SENAI. “Esse projeto tem como objetivo maior a inserção de alunos da rede pública de ensino do município no universo digital”, comento Elves Alves que é morador do Distrito Rural de Soledade e disse que quando fez o seu curso teve que trabalhar quebrando pedra e hoje os alunos tem acesso ao serviço de forma gratuita.
A solenidade de lançamento do Curso de Capacitação para os 22 monitores dos 11 Telecentros Comunitários contou com a presença da prefeita, Goreti da Silveira Pinto (PMDB), secretários de Educação e Cultura, Mara Marlizete Marinho, Desenvolvimento Social, Laete Oliveira, Saúde, Ivanildo Lima dentre vários outros coordenadores e assessores da municipalidade.
Muitos jovens ainda não tiveram a oportunidade de conhecer um computador e é através do telecentro que elas passam a manusear esses equipamentos através de cursos básicos ministrados por instrutores capacitados a repassar conteúdos de informática básica para os freqüentadores do telecentro. A freqüência será determinada previamente através de uma inscrição feita no próprio telecentro e a formação se dara por turmas que ficam durante uma hora em contato com os computadores. Os telecentros em sua maioria serão interligados a rede mundial de computadores – Internet.

Os 11 telecentros contaram com 22 monitores que serão responsáveis pelo atendimento a 132 capacitando anualmente 2.640 alunos de forma gratuita a jovens da cidade e das comunidades rurais.


Opinião do Oeste: Uma oportunidade aqueles que não possuem computador e internet em suas casas. Parabéns a iniciativa.