segunda-feira, 28 de setembro de 2009

AABB COMUNIDADE

Antonia Maia


APODI – As 120 crianças e adolescentes atendidas no território apodiense pelo Programa AABB Comunidade, executado a partir de uma parceria da Prefeitura do Apodi com a Federação Nacional das AABB - FENABB e o Banco do Brasil, participam na manha desta terça-feira nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), de solenidade de entrega dos kits escolares aos alunos do referido programa que vão participar do evento iniciado as 08:00 da manha ao lados dos seus pais ou responsáveis.
O Programa Integração AABB Comunidade, atendendo durante 03 (três) dias por semana a 120 (cento e vinte) crianças/adolescentes oriundas de famílias de baixa renda do município de Apodi, oferecendo educação complementar, esporte, lazer, teatro, música, além de fardamentos, material escolar e acessórios para natação e higiene pessoal. Ainda é oferecido 02 (duas) refeições diárias, já que este funciona apenas no turno matutino.
Em Apodi o importante programa é administrado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e tem como coordenadora, a professora, Antonia Maia da Costa que conta com o apoio de vários profissionais para executar as ações do AABB Comunidade.
“O programa AABB Comunidade, conjuga Saúde Educação, Cultura, Esporte e Lazer, proporcionando assim novas perspectivas de vida a crianças e adolescentes de famílias de baixa renda de Apodi”, comentou Antonia Maia, coordenadora do programa.
Fundamentado no Estatuto da Criança e do Adolescente, o AABB Comunidade, promove complementação escolar a estudantes da rede pública de ensino, com idades entre 7 a 18 anos incompletos. Os jovens inscritos participam de atividades educativas, recreativas e lúdicas, além de receber reforço alimentar e acompanhamento médico-odontológico.
Em cada localidade onde o programa esta presente, instituições públicas e privadas, associações comunitárias, conselhos tutelares, além das próprias famílias dos estudantes, mobilizam-se para garantir o sucesso e a auto-sustentabilidade do empreendimento. Onde está presente, o AABB Comunidade contribui para assegurar a inclusão, a não-repetência e a permanência dos jovens na escola.
A prefeita de Apodi, professora, Goreti da Silveira Pinto (PMDB), tem buscado junto a Federação das AABB e o Banco do Brasil, a ampliação do programa, pois desde que foi criado na cidade que conta apenas com 120 crianças. “O AABB Comunidade reforça o trabalho da nossa administração junto a crianças e adolescentes de Apodi, é um programa de grande importância social e educacional para o nosso município”, comentou a prefeita Goreti Silveira.
O evento contara com a presença do Presidente da Associação Atlética Banco do Brasil de Apodi, Francisco Souza, gerente do Banco do Brasil, Robson Namara, prefeita Goreti Pinto, secretários, assessores, vereadores, diretores de escolas e programas sociais, dentre outras importantes autoridades do município.