quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Parada pelo piso nacional reúne milhares de pessoas em Natal

A parada estadual da educação, realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE-RN), em alusão ao Dia de Luta pela implementação integral do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público da Educação Básica, contou com a adesão de outras classes e reuniu milhares de pessoas em Natal. A parada começou com uma concentração na Praça Cívica. Em seguida, o movimento realizou caminhada até à Assembleia Legislativa e à Prefeitura de Natal, encerrando as atividades com um show político-cultural. A mobilização reivindicou ainda o cumprimento de acordos firmados com a categoria, "mas que o Governo do Estado insiste em não executar", ressaltou Rômulo Arnor, diretor do SINTE/RN.A manifestação com a participação de caravanas de professores de cidades de todas as regiões como Mossoró, Assu e Pedra Preta. "Neste Município, as redes estadual e municipal de educação paralisaram as atividades nesta quarta-feira", informou o professor Erivaldo, da Escola Gercina Bezerra. "Esse é um momento crucial para que juntemos esforços e façamos valer a nossa voz", ressaltou Erivaldo.Rômulo disse que a parada foi uma advertência para o governo municipal (de Natal) e estadual. "Se os acordos firmados não forem cumpridos, a greve volta", afirmou, acrescentando que os professores querem que o Estado deixe de enrolar e cumpra o que foi firmado. "Na última conversa que tivemos, hoje, com Pedro Guedes, coordenador estadual de Recursos Humanos, ele disse que houve erros de digitação e, por isso, não foi feito o pagamento corretamente", expressou Rômulo.Na manhã de terça-feira, 15, a coordenadora geral do SINTE, Fátima Cardoso, e a diretora Vera Messias estiveram na Secretaria de Educação para tratar do assunto e foram informadas que a próxima folha de pagamento já está sendo elaborada levando em conta o pagamento devido. Fátima Cardoso informou que os representantes do Governo admitiram mais um erro no pagamento da antecipação do piso: usaram até o PASEP no cálculo. "Como das outras vezes não podemos garantir que o Governo cumpra a promessa, mas podemos garantir a nossa parte: continuaremos acompanhando de perto o processo, exigindo o cumprimento do compromisso assumido pelo Governo", destacou Fátima. Outra reivindicação dos professores são as promoções verticais. Na última segunda-feira, 14, mais mil professores receberam o dinheiro relativo às promoções verticais que já haviam sido publicadas. A coordenadora do Sinte-RN, professora Fátima Cardoso, ressaltou que das 7 mil promoções prometidas, já foram pagas 6.318.
Opinião do Oeste: Em assembleia na sede do SINTE de Apodi, os professores da rede estadual de ensino se reuniram para discutirem a parada nacional e o acordo quebrado com a categoria. O presidente da regional de Apodi Pedro Filho, falou dos informes do direção estadual e a falta de compromisso do governo com a categoria. Na oportunidade, os professores Jeone Morais e Givanilson Caetano, fizeram uma tabela de salários até a letra "J", teto máximo da educação, o que comprovou ainda mais a falta de respeito da governadora com a categoria. Veja os valores atualizados na categoria Nível III (Professores graduados):
A - 1.188,94
B - 1.248,38
C - 1.310,80
D - 1.376,34
E - 1.445,16
F - 1.517,41
G - 1.593,29
H - 1.672,95
I - 1.756,60
J - 1.844,43
Estes valores foram calculados com base do PISO NACIONAL de R$ 1.132,32, vigente em 2009 e que nao está sendo pago pelo governo. Maiores detalhes em breve.