terça-feira, 1 de setembro de 2009

População apodiense diz sim a Inclusão Social

Dep. Getúlio Rêgo e a prefeita Goreti Silveira

Prefeita Goreti, dep. Getúlio Rêgo e as estrelas do show, a equipe norteriograndense de basquetebol

Pau e Lata

Culturas do nosso querido Apodi

Milhares de Apodienses na Marcha da Inclusão

Pau e Lata

Jogadores da equipe Norteriograndense de basquete

APODI – A população apodiense prestigiou e participou de forma ativa da IV Marcha da Inclusão, realizada pelo Centro Regional de Educação Especial com apoio da Prefeitura do Apodi e do Subcoordenadoria de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação (Suesp/SEEC) e por diversos órgãos e entidades solidários ao tema "O desafio da inclusão: Transformar obstáculos em possibilidades e preconceito em convivência.

O evento foi um movimento contra o preconceito com crianças e jovens que possuam necessidades especiais e a favor da inclusão delas na sociedade e dentro das escolas. A concentração da caminhada aconteceu as 7h da manha de sábado em frente ao Centro Regional de Educação Especial Geovânia Andrade de Morais. Logo na concentração os participantes foram recepcionados com a apresentação da banda Pau e Lata e dos Meninos da Chapada do Lajedo de Soledade.

A banda "Pau e Lata" é famosa por fazer música através de instrumentos retirados do lixo como latões de tinta, cabos de vassoura e baldes de plástico e de promover oficinas de música a crianças de comunidades carentes e escolas públicas.

A caminhada saiu pelas ruas da cidade até o Ginásio Poliesportivo Wilson Custódio Diógenes, onde o hino nacional foi executado pela banda de música Antônio de Pádua Leite e a diretora da 13ª Diretoria Regional de Educação, Raimunda Freire, a coordenadora do Centro Regional de Educação Especial Geovânia Andrade de Morais, Erineide Marinho e a prefeita Goreti Pinto e o deputado estadual Getulio Rego fizeram a abertura oficialmente do evento.

A prefeita da cidade, professora, Goreti Pinto falou da grande importância da realização IV Marcha da Inclusão e destacou que a administração “Apodi Forte como o seu Povo”, tem compromisso com a Inclusão Social da população, inclusive no primeiro escalão da administração municipal de Apodi, a Secretaria Municipal do Esporte e Juventude é comandada pelo Portador de Necessidade Especial Jairo Cesar que tem desenvolvido um bom trabalho pelo esporte e juventude da cidade.

Após a solenidade de abertura aconteceu ainda à apresentação da equipe de basquete em cadeiras de rodas da Sociedade dos Amigos dos Deficientes do RN em uma partida realizada no Ginásio de Esporte Wilson Custodio Diógenes onde contou com a presença de centenas de pessoas.

O Centro Regional de Educação Especial Geovania Andrade de Morais, através de sua equipe, compreende que a temática da Inclusão precisa ser pensada com muita seriedade e responsabilidade por todos os segmentos sociais. È preciso ter claro em nossas mentes o conceito de inclusão que ultrapassa a barreira da ignorância, do comodismo, do preconceito e que fundamentas uma política voltada para um projeto de Educação e Sociedade que não discrimina e assuma o desafio de transformar os obstáculos em possibilidades e o preconceito em convivência, pois “Educação inclusiva é antes de tudo uma questão de direitos Humanos”.