segunda-feira, 21 de setembro de 2009

APODI NO COMBATE AS DOENÇAS

Dr. Ivanildo Lima

APODI INTENSIFICA COMBATE A DOENÇAS SEXUALMENTE TRASMISSIVEIS

APODI – A população apodiense vem recebendo assistência através do Programa DST/AIDS, executado pela Prefeitura do Apodi via Secretaria de Saúde que tem realizado atendimento humanizado aos apodienses de segunda a sexta-feira no Centro de Saúde no bairro COAB.
No Núcleo de Informações DST/HIV/AIDS são oferecidos vários serviços como a distribuição de preservativos masculinos e femininos, orientações, transcrições e prescrições são oferecidas dentro do programa.
A Prefeitura do Apodi mantém um estoque seguro de preservativos femininos como camisinhas, pílulas anticoncepcional injetável mensal e trimestral, alem de preservativos masculinos e gel lubrificante, como também faz a distribuição de material educativo.
De acordo com a coordenação do importante programa o estoque atual está adequado as necessidades para o atendimento dos usuários. “Em relação ao homem, observamos certa rejeição ao atendimento por questões culturais e por isso estamos montando uma equipe especifica para melhorar ainda mais a abordagem e conseqüentemente o atendimento masculino. Aqui faremos uma triagem e após as prescrições será encaminhado ao médico. A prefeitura de Apodi não tem medidos esforços para que este programa”, comentou o secretario Ivanildo Lima.
Outra ação importante iniciada pela equipe da Secretaria de Saúde são as exposições dialogadas que serão realizadas nas escolas da rede municipal de ensino. Os alunos da Escola Municipal (CAIC) foram os primeiros a receberam a equipe da Secretaria de Saúde para este ciclo de atividades.
“Através dessas exposições nós trazemos os adolescentes para o debate, discutimos os seus problemas em relação à sexualidade, orientamos e explicamos o que temos a oferecer para eles”, esclareceu à coordenadora.
As maiorias das DSTs têm cura quando diagnosticada precocemente, mas podem trazer graves conseqüências se não forem tratadas. Por esse motivo, os jovens são alertados sobre o perigo de esconder uma doença, seja por vergonha ou medo