segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Prefeita de Apodi defende construção de adutora saindo de Santa Cruz para atender comunidades carentes


APODI – A prefeita de Apodi, Goreti da Silveira Pinto (PMDB), destaca a grande importância da Adutora do Alto Oeste para garantir o abastecimento de água de quase 30 municípios do Médio e Alto Oeste que sofrem com a falta de água e que serão abastecidos apartir da Barragem de Santa Cruz no território apodiense, mas ao mesmo tempo, também cobra do Governo do Estado recompensas que beneficiem a população do seu município.
De acordo com a prefeita, Goreti Pinto, a região da Pedra que fica bem próximo a Barragem de Santa Cruz, e é uma das mais carentes de Apodi, vem sofrendo com a falta de água e se seria justo que o Governo do Estado tornasse realidade o Projeto de Adutora da Região da Pedra que atenderia a 20 Comunidades Rurais que em sua maioria estão a pouco mais de 7 km de distancia de Santa Cruz. “Os moradores dessas comunidades observam a beleza da lamina d’água de Santa Cruz e não tem acesso a água”, comentou a prefeita Goreti Pinto.
Concretizada a Adutora da Região da Pedra em Apodi que tem 45 km de extensão, atenderia as Comunidades Rurais de Santa Cruz II, Sítios Canoa, Convenção, Cápua, Prado, Mucambu, Sucupira, Rapé, Pintobeira, Trairás, Adição I e II, Bom Jardim, João Dias, Barro Vermelho, Grossos, Poço, santa Rosa e Pedra D’água, totalizando cerca de 400 famílias de pequenos produtores rurais que atuam na Agricultura Familiar do município. “Fico sem entender porque Apodi não foi ouvida nesse projeto de abastecimento do Médio e Alto Oeste não temos nada contra a adutora, mas é preciso que nosso município também seja atendido pelo Programa de Adutoras do Governo do Estado”, disse Goreti.
A prefeita Goreti Pinto, também esta agendando uma audiência com a direção da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), no sentido de discutir a retomada das obras do Projeto de Saneamento Básico de Apodi, iniciado pela CAERN e que estão paralisadas já há vários meses. “Apodi garantiu a concessão a CAERN em troca do Saneamento Básico e o projeto não foi concluído”, lamenta a chefe do executivo apodiense.
Através da sua equipe de engenharia a Prefeitura do Apodi já dispõe de um Projeto da Adutora da Região da Pedra, todo mapeado onde mostra a localização das localidades e a distancia para a Barragem de Santa Cruz.
“Essa adutora atende a 400 famílias em 20 comunidades rurais é um projeto de grande alcance social que deveria ser abraçado pelo Governo do Estado”, finalizou a prefeita de Apodi a segunda maior cidade do Médio e Alto Oeste Potiguar.
GOVERNO FEDERAL – O Governo Federal através do Ministério da Integração Nacional já tem um projeto de Irrigação das terras da Chapada do Apodi, que inclusive foi uma luta da prefeita Goreti Pinto junto ao senador Garibaldi Alves e o deputado Federal, Henrique Alves que garantira a importante obra no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).