quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Conselho Tutelar de Apodi atua no combate às drogas‏

Maria das Dores Soares “Dora”

Conselho Tutelar de Apodi atua no combate às drogas

“Cada vez mais recorrente entre adolescentes, o uso do álcool dentre outras drogas”

APODI – O Conselho Tutelar de Apodi com o apoio do Ministério Público e da Prefeitura Municipal via Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizara Audiência Publica no sentido de combater o uso de bebidas alcoólicas e drogas por parte de adolescentes do município.
A Audiência Publica envolvera proprietários de bares, restaurantes, casas de show, hotéis, motéis dentre outros estabelecimentos comercias. O objetivo é conscientizar os comerciantes a não vender bebidas alcoólicas a crianças, adolescentes.
Em Apodi é grande o numero de estabelecimentos comerciais, onde pode ser ver adolescentes consumindo bebidas alcoólicas, pilotando e dirigindo motocicletas e veículos, colocando assim a sua própria vida e de pedestre em risco.
Com a medida o Conselho Tutelar de Apodi deseja combater o alcoolismo na adolescência e para isso conta com o total respaldo do Ministério Público e das Policias Militar e Civil. Segundo a presidente do Conselho Tutelar Apodiense, Maria das Dores Soares “Dora”, o Conselho cria um registro de controle com todos os dados do menor denunciado, que em seguida é visitado ou notificado a comparecer ao órgão para uma conversa. Caso a conversa não alcance êxito, o adolescente e sua família são encaminhados para os programas sociais mantidos pela Prefeitura do Apodi e o Governo Federal. Em casos mais complicados as situações são encaminhadas para o Ministério Publico. Os programas sociais contam com assistentes sociais e psicólogas para auxiliá-los na prevenção do alcoolismo.
Segundo a conselheira, alguns adolescentes não aceitam ajuda. “A persuasão dos amigos ou o exemplo dos pais, são fatores consideravelmente influenciáveis na formação do caráter do adolescente. A base estrutural do menor está na família e cabe a ela conscientizar e colocar limites aos seus filhos”, afirma Dora do Conselho Tutelar.
Mesmo já existindo a Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, é comum o consumo de álcool pelos menores em festividades, ambientes públicos e até no ambiente domiciliar.
A sociedade como um todo adota atitudes frente ao tema: por um lado condena o uso abusivo de álcool pelos jovens, mas é permissiva ao estímulo do consumo por meio da propaganda e pelo exemplo, na maioria das vezes, na própria família.
O Conselho Tutelar de Apodi também tem atuado em outras frentes e coloca o disk denuncia a disposição da população que pode ser acessado através do (84) 3333:2001 ou ate mesmo o 190 da Policia Militar e denunciar qualquer tipo de abuso contra Crianças e Adolescentes, não é necessário a identificação.
CAMPANHA DO REGISTRO – Os membros do Conselho tutelar de Apodi estão também preparando uma a Campanha do Registro, direcionada para crianças e adolescentes que ainda não tem registro de nascimento.