quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Carnaval de Apodi está sendo preparado para ser um dos maiores do interior do RN

APODI - Os moradores da cidade já podem ir se preparando e escolher sua fantasia. A Prefeitura confirmou que haverá folia de Momo e que a festa não ficará devendo em nada para as anteriores. Ao contrário, a comissão nomeada pela prefeita Gorete Pinto vem trabalhando intensamente nos preparativos para os cinco dias de muita alegria. O pouco tempo para organizar a festa, no entanto, não será empecilho para que a cidade possa manter a tradição de realizar um dos melhores carnavais da região. "Temos menos de um mês para organizar a festa. O tempo é curto, mas estamos trabalhando com muita força de vontade e determinação para realizar um grande carnaval", explicou Gorete Pinto.O carnaval de Apodi se tornou tradicional e a cidade recebe muitos turistas durante o evento. "A cidade estará de braços abertos para os foliões de toda a região. Este ano, vamos oferecer também mais atrativos para os apodienses, que foram deixados de lado nos últimos anos", garantiu um dos membros da comissão do carnaval, cujo tema será "Carnaval - Venha ser feliz com agente". Dentre os eventos programados, a terceira idade e as crianças não foram esquecidas. A programação incluirá os tradicionais bailes da terceira idade.Os membros da comissão garantem que os foliões poderão brincar e se divertir sem preocupação, pois itens relacionados ao acesso, estacionamento, segurança e toda a infra-estrutura, como barracas, banheiros, iluminação e limpeza estão sendo pensados nos mínimos detalhes.Para que tudo saia conforme o esperado, a organização do carnaval aposta também numa campanha educativa que está sendo organizada e será disponibilizada durante os cinco dias de folia. A campanha consistirá na distribuição de placas e faixas instaladas em pontos estratégicos e contendo frases de orientação para o folião. A iniciativa da comissão é de orientar as cerca de 20 mil pessoas que estão sendo esperadas em cada noite de festa.A ornamentação será feita de maneira criativa também terá mensagens educativas, para que o folião possa pular o carnaval sem maiores problemas. A organização da grande festa disponibilizará também um número maior de banheiros químicos em relação ao ano anterior, bem como sinalização acerca dos locais onde eles se encontram. O município de Apodi realiza o maior carnaval do Médio e Alto Oeste potiguar e em todas as suas edições tem oferecido um carnaval bem tranquilo e seguro, com muitas brincadeiras do verdadeiro carnaval de rua. Assim como antigamente, as famílias continuam indo as ruas festejar o reinado de Momo, com direito a paz e a felicidade que a grande festa oferece.Este ano será garantido cerca de 10 bandas que farão a festa durante os arrastões de rua e no Corredor da Folia. Dentre as várias bandas que vão animar a festa de Momo em Apodi estão Pimenta Nativa, Bafafá, Felipão Elétrico, Na Pisada Elétrico, Swing Arretado, Bakulejo, Dona Doida, Inala e Orquestra de Frevo, dentre várias outras bandas.
Fonte: Gazeta do Oeste

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Prefeita Goreti Pinto lança processo seletivo em Apodi.

APODI - A Prefeitura Municipal de Apodi, por meio das Secretarias Municipal de Saúde e de Desenvolvimento Social, respectivamente, vai realizar Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária de profissionais em varias áreas.A Secretaria de Saúde contratará médico psiquiatra, cardiologista, fisioterapeuta, generalista, ultrassonografista, generalista e enfermeiros, auxiliar de consultório dentário, odontólogo para o Programa Saúde da Família e enfermeiro para o Programa de Agente Comunitário de Saúde (PACS).Para o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) serão contratados psicólogo, psicopedagogo, vigilante, auxiliar de serviços diversos, servente de limpeza, auxiliar de enfermagem, educador físico, artesão, agente comunitário de Saúde. Serão contratados também médico pediatra, veterinário, ortopedista, farmacêutico, bioquímico.A Comissão Especial de Seleção de Contratação Temporária (CESCT/PMA/RN) também abriu as inscrições para candidatos ao Processo Seletivo Simplificado destinado ao preenchimento de vagas de monitor educador físico, monitor de música, monitor de arte, monitor de sala, auxiliar de serviços diversos, servente de limpeza educador social, instrutor de informática, monitor de arte, monitor de esporte, e orientador social do projovem, psicólogo, assistente social, e articulador do Peti, para a Secretaria do Desenvolvimento e da Assistência Social.Conforme o edital que está disponível no site da Prefeitura do Apodi, tudo está de acordo com o artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal, Leis Federais nº 8.745/93 e 9.849/99, Lei Municipal nº 446 de 16 de Dezembro de 2005 e em atendimento da deliberação do Tribunal de Contas do Estado/RN.As inscrições estarão abertas entre os dias 26 e 28 de janeiro de 2009, das 8h às 12 horas, na sede da Prefeitura Municipal de Apodi/RN, Praça Francisco Pinto, 56, Centro, Apodi/RN.O Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura do Apodi visa melhorar os serviços oferecidos pela municipalidade na saúde e social da população apodiense da cidade e do campo.
Fonte: Gazeta do Oeste
Matéria: 100% Concursos.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Aviões do Forró decola no palco do Domingão!

A galera da Aviões do Forró foi ao Domingão comemorar a venda de mais de 500 mil cópias do último CD lançado e a ótima fase da vocalista Solange Almeida e do cantor Alexandre Avião! Ela, que já chegou a pesar 112 quilos, se submeteu a uma cirurgia de redução de estômago e emagreceu muito! Hoje, ela está pesando 57 quilos e vestindo o manequim 36!
A banda, que faz uma média de 20 shows por mês e irá animar o carnaval de Salvador -BA, animou a galera ao som dos hits “Agora Chora”, “Chupa que é de uva” e “Risca faca”!


Que ver o vídeo dos Aviões no Faustão, clique:
No vídeo, Alexandre Avião diz que é natural de Apodi.

Otimismo entre os gestores do projeto

Pau dos Ferros e Apodi, que saíram na frente assinando o convênio de um milhão para produzir a Tilápia do Nilo em cativeiro, o cenário é de otimismo. O presidente da Colônia de Pescadores Z-22, Lafaete Diógenes, disse que o projeto é a primeira luz para os pequenos pescadores de água doce do Rio Grande do Norte. "Será uma grande injeção econômica no comércio da região a partir do pequeno produtor", completa Pelé, da Secretaria de Polícias do Campo e Meio Ambiente de Caraúbas.Segundo Lafaete Diógenes, os pescadores da Colônia de Pau dos Ferros que serão beneficiados já estão sendo capacitados para criar a Tilápia do Nilo em gaiolas. "Na verdade, a gente já sabe. Já temos uma experiência aqui de 20 gaiolas e inclusive os nossos pescadores já são treinados até para curtir o couro da tilápia, retirar o filé, e tudo mais que será feito na indústria de beneficiamento", diz o presidente.Para começar o projeto, além de treinamento, o pequeno pescador vai receber toda a estrutura, gaiolas, alevinos, ração e equipamentos de trabalho adequado. Depois da primeira despesca, que deve acontecer com 120 dias, os pequenos pescadores já terão renda para tocarem sozinhos os seus negócios. "Aquele que trabalhar direito, conforme as orientações repassadas através das colônias, vai ter uma renda mensal de R$ 1 mil", diz Pelé.O mesmo convênio que já foi assinado para Pau dos Ferros e Apodi, poderá ser assinado também para os pescadores do Vale do Açu, Upanema, Campo Grande, Patu, Umarizal, Lucrécia, Riacho da Cruz, Felipe Guerra, Caraúbas, Olho D'Água dos Borges, Janduís, Messias Targino, até para municípios da Paraíba, que fazem fronteira com o Rio Grande do Norte. "Basta apenas que os pescadores se reúnam em associação e procurem o benefício como a gente", explica Lafaete.O presidente Lafaete, no entanto, adverte os colegas de outros municípios para buscar informações e legalizar suas instituições para receber os benefícios o mais rápido possível. Segundo ele, quanto mais rápido for providenciado os documentos necessários, mais rápido será liberado os recursos pelo Governo Federal através do Dnocs e mais rápido poderão começar a produzir.As informações de como participar do projeto poderão ser buscadas pelos presidentes das colônias de Pescadores no Dnocs, na Secretaria de Políticas do Campo e Meio Ambiente de Caraúbas, na Colônia de Pescadores de Pau dos Ferros e na Colônia de Pescadores de Apodi. "É importante a união dos pescadores para o benefício chegar para todos", diz Pelé.
Pescadores observam o projeto com desconfiançaNos municípios onde o projeto ainda não começou, os pescadores estão ainda receosos. Temem, com razão, que seja mais um engodo do Governo para os pequenos produtores. A reportagem do JORNAL DE FATO visitou açudes de quatro municípios.Em Umarizal, um pescador (nome resguardado a pedido) disse que não confia em projetos que têm políticos envolvidos. Quando avisado que era algo gerenciado pelos próprios pescadores, ele bateu forte nos presidentes das colônias que, segundo ele, são todos vendidos aos políticos."A gente sabe que tem recursos pra gente. A gente sabe que esses recursos o Governo Lula libera, mas a gente sabe também que esses recursos somem antes de chegar ao destino. É assim com educação, saúde e não é diferente com o trabalhador", explica o pescador.Perto de Olho D'Água dos Borges, o pescador Antônio Carlos Matias Segundo, 38, foi informado pela reportagem do projeto e disse que iria se associar à alguma Associação que já estivesse no projeto para também ter acesso ao benefício. Na região de Caraúbas, os pescadores estão otimistas."A gente soube que vai ter esse negócio aí através do Pelé (secretário de Políticas do Campo e Meio Ambiente). Sei que é muito bom pra gente", conta outro pescador que não quis citar seu nome, por desconfiar que este repórter era um policial disfarçado.
Criação em cativeiro combaterá a pesca predatória no Alto OesteNa região de Pau dos Ferros, a reportagem foi em vários açudes e constatou que os pescadores respeitam o período de reprodução nos açudes e não estão pescando. As canoas estão nas margens. Já nos municípios de Umarizal e Olho D'Água dos Borges, a pesca predatória está acontecendo naturalmente.Em Pau dos Ferros, o presidente da Colônia de Pescadores Z-22, Lafaete Diógenes, disse que tem mais de 600 associados na região, e que todos são orientados a respeitar o período do defeso como forma de preservar o próprio alimento deles no futuro. "Existe um seguro desemprego para esses pescadores durante este período de dois meses", diz.Entretanto, sem orientação adequada, pescadores foram flagrados pela reportagem do JORNAL DE FATO quarta-feira pescando curimatã em vários açudes na região de Umarizal e Olho D'Água. Usavam apetrechos proibidos por leis federais, como tarrafas e redes de malha fina.Lafaete Diógenes disse que com o início da produção de Tilápia do Nilo em cativeiro nesses açudes, acaba a pesca predatória da curimatã ovada e do próprio tucunará, duas espécies muito apreciadas na culinária regional.



Fonte: Jornal de Fato

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Prefeitura de Apodi abre processo seletivo para contratação temporária.


Com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos apodienses, dos serviços prestados a população e preocupada com o desemprego, a prefeita Goreti Pinto junto com sua equipe de trabalho lança edital para contratação temporária de funcionários através de processo seletivo. Vagas em várias áreas. Veja matéria completa no 100% Concursos. www.100porcentoconcursos.blogspot.com

Apodi prepara um de seus maiores carnavais da história

APODI - Em Apodi já foram iniciados os preparativos de uma das maiores festas do calendário popular do interior do Rio Grande do Norte, o Carnaval. Faltando pouco mais de um mês para o início dos festejos, a comissão organizadora do grande evento está a todo o vapor. O município de Apodi realiza o maior carnaval do Médio e Alto Oeste potiguar. Em todas as suas edições tem oferecido um carnaval bem tranquilo e seguro, com muitas brincadeiras do verdadeiro carnaval de rua. Assim como antigamente, as famílias continuam indo às ruas festejar o reinado de momo, com direito a paz e a felicidade que a grande festa oferece.Este ano será garantido cerca de dez bandas que farão a festa durantes os arrastões de rua e no Corredor da Folia. Dentre as várias bandas que vão animar a festa de Momo em Apodi estão Pimenta Nativa, Bafafá, Felipão Elétrico, Na Pisada Elétrico, Swing Arretado, Bakulejo, Dona Doida, Prabalá dentre várias outras bandas.Uma mega-estrutura de som, palcos, camarotes estão sendo preparadas para fazer uma das maiores festas carnavalescas já realizadas no território apodiense. A chegada do carnaval é sinônimo de faturamento no comércio apodiense. Postos de combustíveis, lojas de roupas e calçados, pousadas, hotéis, pizzarias, churrascarias e bares faturam muito bem nesse período do ano. SEGURANÇA - A Comissão Organizadora da festa também tem se articulado para junto com os comandos das Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal montar um forte esquema de segurança para manter a tradição de paz na festa.
Fonte: Gazeta do Oeste: 23/01/2009

Canal de TV nacional exibe curta sobre cidade do RN.

SERRINHA DOS PINTOS: Um novo olhar sobre o deficiente físico. Esse é objetivo do curta-metragem "Flores que murcham", produzido sobre a Síndrome Spoan, doença genética descoberta no município de Serrinha dos Pintos, que será exibido no próximo domingo, dia 25, às 14h30, pelo Canal Futura com reprise na terça, dia 27, às 23h30. Com duração de 15 minutos, o documentário retrata a vida de portadores da síndrome Spoan que vivem no Alto Oeste potiguar, e emociona ao revelar os sonhos e desejos de pessoas muito especiais. Como parte do projeto "Revelando os Brasis", o curta foi produzido pelo Instituto Marlin Azul, com apoio do Ministério da Cultura e dirigido pelo jovem Antônio Filho. A produção contou com o apoio do poeta potiguar Jotta Paiva, de pesquisadores da Universidade de São Paulo e Universidade Estadual da Paraíba, como a bióloga Silvana Santos e o antropólogo Rui Murreta, além de uma gama imensa de colaboradores de Serrinha dos Pintos, Martins e São Miguel (RN). Muito além desse problema descoberto em Serrinha dos Pintos, o roteiro pretende deixar uma mensagem universal que será transmitida nos estados do país e, em duas televisões nacionais, permitindo outra visão sobre todos os cidadãos que têm uma vida de limitações físicas. Para a bióloga Silvana Santos, essa é uma oportunidade de chamar a atenção não só de Serrinha, mas de todos os órgãos de governo para que cuidem mais dessa classe social. FILMAGENS - A equipe do Revelando Brasis passou uma semana em Serrinha dos Pintos, Pau dos Ferros e São Miguel, captando as informações e imagens para construir o documentário "As flores que murcham". Para isso foi contratada a empresa Pigmento Filmes, que tem sede em João Pessoa/PB. As imagens foram feitas pelo diretor de fotografia João Carlos Beltrão e do contra-regra Aderaldo Júnior. Apesar de trabalhar esses três municípios, a doença pode ser detectada em várias outras cidades do Oeste potiguar.
Fonte: Gazeta do Oeste

Fidel Castro aparece em foto ao lado de Cristina Kirchner. Fidel Castro diz que quer viver até o fim do mandato de Obama

MUNDO: O líder cubano, Fidel Castro, garantiu que está "bem", mas pediu aos atuais dirigentes que não mudem o regime, se seu estado de saúde piorar, ou até no caso de sua morte, de acordo com artigo divulgado em sua página oficial na Internet na quinta-feira (23).
Fidel, que rompeu um longo silêncio ao divulgar sua primeira "Reflexão" em cinco meses, disse ainda que espera não estar vivo, quando terminar o primeiro mandato do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, daqui a quatro anos.
"Eu estou bem, mas insisto: nenhum deles deve se sentir comprometido por minhas eventuais 'Reflexões' (artigos), o agravamento da minha doença, ou minha morte", declarou Fidel, referindo-se aos funcionários do Partido Comunista de Cuba e do Estado.
"Reduzi as 'Reflexões', tal como me havia proposto para o presente ano, para não interferir nem atrapalhar os companheiros do Partido e do Estado nas decisões constantes que devem tomar", frente à crise mundial, acrescentou.
"Tive o raro privilégio de observar os acontecimentos durante tanto tempo. Recebo as informações e medito, sossegadamente, sobre os acontecimentos. Espero não desfrutar de tal privilégio dentro de quatro anos, quando o primeiro mandato presidencial de Obama tiver terminado", completou.
Na foto, Fidel Castro ao lado de Cristina Kirchner.
Fonte: G1.com.br

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2009.

O que será que estes Garis estão fazendo às 14:30h num sol tão quente?
Será que eles estão se preparando para uma partida de futebol, visto que a foto foi tirada por trás do Estádio?
Será que eles estão SUJANDO as ruas de nossa cidade?
Será que eles estão apanhando o LIXO que alguns apodienses jogaram nas ruas?
Se alguém aí souber a resposta, publiquem. Eu acho sinceramente que eles estão TRABALHANDO.

Serra do Apodi ganhará pousada e mirante panorâmico para incrementação de turismo

APODI - Detentor de grande potencial turístico, o município de Apodi vem ganhando espaço e investimento nessa importante área, que tem fortalecido a economia da cidade, que conta com pouco mais de 35 mil habitantes.O investimento mais recente é a construção de um mirante panorâmico na Serra do Apodi, que se transformará num dos mais importantes referenciais turísticos do município, pois estará localizado em uma região de grande visibilidade do centro urbano do município.O empreendimento é da iniciativa privada e está localizado logo na Serra do Apodi, nas proximidades das instalações do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET). Segundo o empresário e idealizador do projeto, Bráulio Ribeiro da Rocha, o Mirante da Serra do Apodi será dotado de excelente infra-estrutura e ainda contará com uma pousada com cerca de 20 apartamentos.Do mirante, o turista terá acesso a uma vista panorâmica da cidade de Apodi e seu entorno. A obra será construída e baseada em projeto arquitetônico e acompanhada por engenheiro. De acordo com Bráulio Ribeiro, a arquitetura possuirá uma linguagem moderna, tornando-se um ponto de referência visual para o município.O empresário Bráulio Ribeiro está investindo na obra do Mirante Panorâmico R$ 300 mil somente em suas obras e quando estiver concluído receberá mais recursos para a compra de móveis e equipamentos. "Vamos disponibilizar um cardápio recheado de novidades, ou seja, a população de Apodi e região passará a dispor de um local agradável e diferente para o seu lazer", garantiu Bráulio, que espera que as obras estejam concluídas até o fim do ano e quando estiver em funcionamento vai gerar cerca de 30 empregos. Os recursos para a construção do empreendimento são financiados pelo Banco do Nordeste.
TURISMO - O potencial turístico de Apodi conta com o Lajedo de Soledade, Lagoa do Apodi, Barragem de Santa Cruz, Casarões, Zoológico de Pedras dentre vários outros importantes pontos.

Foto: Internet
Fonte: Gazeta do Oeste

Prefeita se reúne com sindicato para definir Plano de Cargos e Salários de Servidores

APODI - Na tentativa de buscar uma solução sobre o Plano de Cargos Carreira e Salários, a prefeita Gorete Pinto (PMDB) recebeu em seu gabinete representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e os titulares das Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Finanças, Administração, Assessoria Jurídicas e representantes da Câmara Municipal apodiense, que juntos debateram vários pontos relacionados aos servidores.De acordo com a Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura do Apodi, dentre os vários temas abordados na reunião esteve a implantação do atual Plano de Cargos, Carreira e Salários nos moldes atuais, que causa um comprometimento de 53,4 % das receitas do município e fere a Lei de Responsabilidade Fiscal. A demissão de 34 cargos comissionados também foi debatida. Na reunião ficou decidido que professores e os que atuam no campo da Saúde vão montar o plano que será aprovado agora, mas as discussões sobre ajuste salarial dos servidores serão em outro momento. O Sintrapma propôs a implantação para os servidores da Saúde em 12 vezes escalonado. Quanto aos demais servidores foi discutido em assembléia. O chefe de gabinete civil, Klinger Pinto, ressaltou que toda a equipe administrativa está tendo zelo na gestão e que a gestão tem boa vontade e vai implantar o Plano de Cargos e Salários.Já a prefeita Gorete Pinto fez questão de frisar que não vai brincar de gestão. "Vamos fazer o que for melhor para Apodi com competência e responsabilidade e nós estamos abertos à negociação para que seja feito o melhor para a educação e a saúde, portanto, seria muito bom chegar a um ponto comum", comentou Gorete Pinto.O titular da pasta de Administração e Planejamento, Genilson Gurgel, mostrou a preocupação da administração em melhorar a vida das pessoas, não cometendo os erros da gestão passada do ex-prefeito José Pinheiro Bezerra. "Vamos solucionar todos os problemas para que Apodi vá para frente" disse Genilson Gurgel. Durante a reunião ainda ficou definido que, a cada três meses os setores da Prefeitura do Apodi se reunirão com a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Apodi para ouvir e reavaliar o Plano da Categoria. O Contador da Prefeitura do Apodi, Francisco Brito, deu um parecer da administração passada, por também ter participado dela. "Na primeira semana de fevereiro será apresentado o balanço de 2008, o piso de janeiro tem que ficar definido", garantiu. Já as Secretarias de Saúde, comandada por Ivanildo Lima; Educação e Cultura, por Mara Marlizete e Administração e Planejamentos por Genilson Gurgel farão levantamento das despesas e mostrarão as alternativas e projeções. Haverá reunião no dia 16 de fevereiro para mostrar documentos e explanações sobre os mesmos.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Com piora da crise, Copom faz o maior corte de juros em cinco anos.

BC decidiu nesta quarta cortar juros em 1 ponto, para 12,75% ao ano.Decisão superou expectativa da maior parte dos analistas do mercado.
Com a inflação sob controle, e por causa da crise financeira internacional e seus impactos na economia brasileira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central optou pela agressividade e anunciou, nesta quarta-feira (21), uma redução de um ponto percentual na taxa básica de juros da economia brasileira, para 12,75% ao ano.
Até o momento, os juros estavam em 13,75% ao ano. A decisão, porém, não foi unânime. Três diretores do BC queriam um corte menor: de 0,75 ponto percentual, para 13% ao ano.
Fonte: Banco Central do Brasil

Secretaria de administração divulgará resultado da seleção para curso superior de tecnologia

A Secretaria Estadual de Administração e dos Recursos Humanos divulgará na próxima sexta-feira (23) o resultado da seleção para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. São 100 vagas distribuídas entre Natal e Mossoró. A lista dos aprovados será disponibilizada na página: www.searh.rn.gov.br.
A responsável pelo departamento de recrutamento e seleção da Escola de Governo, Rosa Cavalcante da Costa, explica que " essa é uma oportunidade louvável que o Governo está dando aos seus servidores. A habilidade técnica é bem diferente da habilidade de gestão. A administração do governo compreendeu que é necessário que o gestor tenha habilidade para a gestão pública. E é isso que a gente faz, detecta esse servidor que tem esse potencial, às vezes que até já está gerindo algum departamento, e o capacitamos para desempenhar seu papel da melhor forma", afirmou Rosa.
Os aprovados deverão comparecer, nos dias 28 e 29, as centrais de atendimento da UnP, em Natal, na Av. Engenheiro Roberto Freire e em Mossoró, na Av. João da Escóssia, munidos de uma foto 3x4, histórico escolar, comprovante de conclusão do 2º grau e identidade. Todos os documentos deverão ser apresentados junto às cópias e os originais. Além de levar as declarações, os formulários estarão disponíveis no site da Secretaria de Administração.
São três declarações e um termo de compromisso, uma para que a autorização do pagamento seja descontado na folha de proventos, outra para que o responsável do setor assine concordando com o novo regime de horário do servidor e a última terá que está assinada pelo titular do órgão onde o servidor está lotado. No termo de compromisso o funcionário promete cumprir todo o período do curso.
A carga horária do curso é de 1.940 horas/aula com duração de dois anos e distribuídos em 4 semestres. O valor da graduação é de R$ 200,00 mensais, onde 80 % é custeado pelo Governo do Estado e 20% custeado pelo servidor.
Fonte: Omossoroense

Luís-gomense escapa de tragédia em São Paulo

A tragédia registrada a partir do desabamento do teto do templo da Igreja Cristã Apostólica Renascer em Cristo, na avenida Lins de Vasconcelos, no Cambuci, zona sul de São Paulo, por pouco não tirou a vida de um potiguar da cidade de Luís Gomes.
Trata-se do bancário Camilo Soares Neto, que participava do culto realizado entre o final da tarde e começo da noite de domingo, 18, no templo que foi alvo do desabamento.
“Camilinho”, como é mais conhecido o potiguar, sobreviveu sem ferimento grave, mas segue internado no Hospital Nove de Julho.
Após o acidente, por volta das 19h de domingo, Camilo Soares conseguiu sair dos escombros. Com ele estavam a esposa, uma filha, um enteado e três sobrinhos.
Camilo Soares é funcionário do Banco do Brasil em São Paulo. Segundo os números divulgados, morreram nove pessoas.



Fonte: Omossoroense

Campus Avançado da Uern em Pau dos Ferros se destaca em produção acadêmica

PAU DOS FERROS - O Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), em Pau dos Ferros, vem experimentando nos últimos tempos uma efervescência na produção e reprodução do conhecimento na vida acadêmica de seus discentes, técnicos e docentes, com repercussão direta na melhoria da qualidade do ensino superior que oferece à comunidade e na credibilidade e no respeito que tem, a cada dia, conseguido junto à sociedade pau-ferrense e da região circunvizinha.O diretor do Cameam/Uern, professor Gilton Sampaio de Souza, preparou um documento mostrando que o campus universitário de Pau dos Ferros, que tanto tem contribuído para o desenvolvimento da população de dezenas de municípios localizados nos na sua área de abrangência, que envolve diretamente os Estados do Rio Grande do Norte (RN), do Ceará (CE), e da Paraíba (PB).Gilton Sampaio mostra com clareza alguns dados sobre a produção acadêmica do Cameam/Uern do calendário 2008, com ênfase nos Grupos de Pesquisas existentes, nos eventos acadêmicos promovidos pelo campus e na participação de docentes do Cameam em eventos externos, no Brasil e em outros países, na América Latina e na Europa.Ainda segundo o professor Gilton Sampaio são muitos os eventos de que participam os docentes e discentes, e outros tantos eventos realizados pelo próprio campus, por meio de seus departamentos e cursos. São dezenas e dezenas de eventos a cada ano que, um a um, vão promovendo a divulgação do conhecimento científico produzido em seus departamentos, levando à comunidade em geral, por meio dessas atividades, novos saberes, novas técnicas, novas formas de se lidar com as múltiplas sociedades nas quais vivemos. Há, ainda, muitas atividades teóricas e práticas envolvendo discentes, técnicos, docentes e comunidade, assim como publicações, especialmente pelo corpo docente, em anais de eventos, livros e periódicos, buscando permanentemente parcerias e cooperações mútuas com outras IES do Brasil e de outros países, com órgãos e empresas da sociedade civil, política e empresarial da região e fora dela.A efervescência acadêmica do Cameam se apresenta também nos diversos Projetos e Atividades de Extensão (mais de 10 projetos cadastrados na PROEX) nele desenvolvidas, com destaque para os projetos: 1) BALE "Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas", 2) Coral "A vida em canto" e 3) Direitos Humanos em tempos de desumanização, todos vinculados ao Departamento de Educação do Cameam, e que vêm sendo vitoriosos em editais e prêmios nacionais, trazendo notoriedade e recursos financeiros, humanos e materiais para o campus e para toda a grande região que se beneficia das ações do Cameam. Entre Editais de Pesquisa e Extensão, os docentes do campus aprovaram mais de 30 projetos em editais, no ano de 2008.Merecem destaque, ainda, no ano de 2008, os docentes do Cameam que aprovaram Projetos de Pesquisa no Edital do PIBIC CNPq e PIBIC UERN, e, especificamente, os docentes do Mestrado em Letras que aprovaram projetos no Edital dos Primeiros Projetos - CNPq/FAPERN, e no Edital PROCAD/CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Docente), ligado ao Ministério da Educação (MEC), em convênio com a Universidade de São Paulo (USP) e com Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Muitos recursos financeiros foram captados nesses projetos e muitas parcerias e cooperações foram celebradas neste ano que se passou. Esses Projetos de Pesquisa são todos vinculados a grupos de pesquisa, cadastrados no Diretório 5.0 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
Fonte: Gazeta do Oeste

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Prefeita Goreti Pinto visita escolas do município.

Mara Marlizete, Socorro Pereira, Goreti, Ceição e Givanilson
Ribamar, Mara, Socorro, Goreti-Prefeita, Nilson e Givanilson

A prefeita Goreti, a Secretária de Educação Mara Marlizete e o Secretário de Obras Nilson Fernandes, estiveram na manhã desta terça-feira visitando as Escolas da rede municipal de ensino. A prefeita e seus secretários estiveram na Escola Municipal Professora Lourdes Mota para avaliar o quadro estrutural em que se encontra o prédio. O diretor da Escola, o professor Givanilson Silva, juntamente com sua vice-diretora Joelina Adriana, o seu coordenador pedagógico Ribamar Reinaldo e a secretária geral da Escola Socorro Pereira, mostraram a prefeita as condições precárias e as dificuldades para iniciar o ano letivo de 2009. Faltam reparos na estrutura física, telhas, pinturas, ampliação de alguns espaços, consertos de carteiras, dentre outros problemas detectados. Goreti, Mara e Nilson se comprometeram a providenciar a solução dos problemas apresentados o mais rápido possível. A prefeita disse que apesar do pouco tempo (20 dias) à frente da prefeitura, já está tomando todas as providências e espera resolver os problemas deixado pela gestão anterior o quanto antes.


Fonte: Opinião do Oeste

Um dia que ficará na História dos Estados Unidos da América

Em meio a uma profunda crise nacional, o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu ontem aos norte-americanos que sejam otimistas e disse que sua posse hoje como o primeiro presidente negro dos EUA aumentará o trabalho de "renovar o compromisso desta nação". Obama fez as declarações no dia de tributo ao líder das lutas pelos direitos civis Martin Luther King Jr. O presidente eleito visitou soldados feridos em um hospital militar na capital americana e em seguida esteve em um abrigo para adolescentes pobres. Ele pediu aos americanos que lembrem de Luther King Jr. e da luta do líder, nascido há 80 anos e morto em 1968, pelos direitos civis.A cerimônia de posse de Obama começará 13h (hora de Brasília), quando ele irá jurar a Constituição. Ele fará seu primeiro discurso como presidente dos EUA às 15h (de Brasília)."Nós honramos esse legado, esse não é um dia apenas para descansar e refletir - é um dia para agir", disse ontem Obama. "Eu peço ao povo americano que reúna a energia de hoje (ontem) para o compromisso de enriquecer as vidas dos outros nas suas comunidades, nas suas cidades, no seu país". Obama lembrou que Luther King Jr. colocou sua vida ao serviço dos outros, ao lutar de uma maneira pacífica, porém firme, pelos direitos dos negros americanos.O vice-presidente eleito dos EUA, Joseph Biden, e sua esposa Jillian, também participaram dos serviços em homenagem a King Jr junto a Obama e sua esposa Michelle."Amanhã (hoje), estaremos juntos como um povo na mesma área onde o sonho de King ainda ecoa. Enquanto fazemos isso, nós reconhecemos que aqui na América nossos destinos estão inextricavelmente interligados", disse Obama em comunicado."Nós determinamos que quando caminhamos, devemos caminhar juntos", disse o democrata. "E conforme avançamos nesse trabalho de renovar a promessa desta nação, vamos lembrar da lição de King - de que nossos sonhos separados são realmente um." . Os Estados Unidos marcaram ontem o dia de Martin Luther King Jr., com uma série de eventos comunitários chamados de "Renovar a América Juntos: um Pedido para o Serviço".Grandes multidões se dirigiram ao centro de Washington às vésperas da posse de Obama como o 44º presidente americano e o democrata fez um apelo por unidade e ação civil entre os americanos. Obama também disse ontem que ele conversou com o piloto que pousou com sucesso um Airbus danificado no rio Hudson, em Nova York, na semana passado, o capitão Chesley B. Sullenberger, da empresa US Airways."Ele disse: 'nós apenas fizemos nosso trabalho'. E isso me fez pensar, se cada um fizer o seu trabalho - seja qual for - como aquele piloto fez, nós estaremos muito bem", disse Obama. O presidente eleito convidou o piloto e a família dele para participarem da posse hoje. O presidente George W. Bush, que deixa o cargo, telefonou para o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, e para outros doze líderes internacionais, e agradeceu a todos o apoio proporcionado nos últimos oito anos.
Obama diz que enfrentar desafios não será fácilNo domingo, Obama compareceu ao Lincoln Memorial, dedicado ao presidente assassinado em 1865 que conduziu os EUA intactos durante a Guerra Civil e aboliu a escravidão. Na ocasião, Obama demonstrou uma visão sombria quanto aos perigos pela frente.O local foi onde King, em 1963, cinco anos antes de seu assassinato, proferiu seu lendário discurso "Eu tenho um sonho", um sonho no qual as crianças seriam julgadas pelo conteúdo de seu caráter e não pela cor da pele."A visão dele foi a de que todos os americanos devem dividir a liberdade para fazer de nossas vidas o que faremos; que nossas crianças cheguem mais alto que nós chegaríamos", disse Obama em seu comunicado.No discurso de domingo, Obama falou da "enormidade" dos desafios que os EUA têm diante de si. "Em nossa história, foram poucas as vezes em que gerações tiveram de enfrentar desafios tão sérios quanto os que temos hoje; nossa nação está em guerra; nossa economia está em crise", apontou Obama.Obama citou também os milhões de desempregados e as pessoas que perderam suas casas por causa da crise. "Eu não fingirei que enfrentar qualquer um desses desafios será fácil. Levará mais que um mês ou um ano, e deve levar ainda muito mais", apontou o presidente eleito.

RN abriu 13.531 novas vagas em 2008, menor número em cinco anos

A geração de empregos no Rio Grande do Norte em 2008 foi a menor dos últimos cinco anos. Embora tenha registrado um crescimento de 4,36% na geração de postos de trabalho no ano passado, com um saldo positivo de 13.531 empregos formais, este foi o pior desempenho do estado desde 2004. Foram 161.965 admissões contra 148.434 desligamentos no total. Mesmo com o incremento, o RN ficou abaixo das médias brasileira e nordestina, que foram de 5,01% e 4,82%, respectivamente, e ficou em sexto lugar no ranking do Nordeste, atrás de Maranhão, Pernambuco, Piauí, Ceará e Sergipe. Conforme mostra o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em 2004 havia um saldo de 17.992 postos de trabalho. Em 2005, esse índice subiu um pouco e alcançou 18.396 postos com carteira assinada. A curva de queda se iniciou em 2006, quando 15.341 empregos foram criados e em 2007 caiu ainda mais, para 15.004 trabalhos formais. No ano passado, apesar do crescimento, a comparação com 2007 mostra que o ano de 2008 registrou 1.473 postos de trabalho a menos, o que contribuiu ainda mais para que se tornasse o pior desempenho do estado desde 2004. Na análise do mês de dezembro, o Rio Grande do Norte fechou o mês com queda de 1,32% na geração de empregos, o que significou um saldo negativo de 4.403 demissões. A redução nas oportunidades de trabalho foi maior do que a registrada na região Nordeste, que foi de -1,09%, mas ainda conseguiu ficar abaixo da média nacional, que foi de -2,08%. O estado teve a segunda maior queda na geração de emprego de todo o Nordeste, ficando atrás apenas do Maranhão, que teve um saldo negativo de -1,90% em dezembro do ano passado. A queda no desempenho do mês de dezembro é atribuída às razões sazonais que marcam a série do Caged, como entressafra agrícola, férias escolares, período de chuvas e esgotamento da bolha de consumo gerada no final do ano, assim como à crise financeira internacional. O setor da construção civil se destacou como o que mais demitiu em dezembro: foram 1.266 admissões contra 2.926 desligamentos, gerando um saldo negativo de 1.660 demissões. Em seguida aparece a indústria de transformação, que gerou 1.085 empregos, mas demitiu 2.191 pessoas e terminou o ano com queda de 1.106 postos de trabalho. Na análise anual, onde foi registrado o incremento, os setores com maior saldo na geração de emprego foram o de serviços (com 7.042 postos), comércio (3.828) e construção civil (3.015). Já a agropecuária, a administração pública e a indústria extrativa mineral fecharam o ano com saldo negativo de -2.750, -101 e -146 empregos formais, respectivamente. No caso do Brasil, o índice registrado em dezembro de 2008 foi o pior desde 1999, quando foi iniciada a série histórica do Caged. Segundo os dados do Ministério do Trabalho, foram fechados 654.946 postos de trabalho, gerando uma queda de -2,08%. Desde então, o pior desempenho era o de dezembro de 2004, ano em que houve o fechamento de 352 mil vagas formais de trabalho. No balanço de 2008, foram criadas 1,452 milhão de vagas, resultado 5,01% maior do que o registrado no ano anterior.

Lula confirma salário mínimo de R$ 465

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou aos dirigentes sindicais com os quais se reuniu ontem que o Executivo está propondo ao Congresso um salário mínimo de R$ 465,00 (ante R$ 415,00 vigentes hoje). Segundo participantes do encontro, Lula informou que convocará os governadores para conversar sobre a manutenção da redução do ICMS dos Estados por considerar importante essa medida para aumento do volume do capital de giro das empresas. De acordo com o relato, o presidente se mostrou muito preocupado com as perspectivas para a economia neste primeiro trimestre. Lula disse, por três vezes, que esse período é “muito delicado”. Sobre a proposta dos sindicalistas de aumento das parcelas e valores do seguro-desemprego, o presidente disse que “é difícil”, explicando que as empresas precisam fazer caixa. O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique Silva, informou que amanhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará uma reunião com representantes dos bancos públicos e, possivelmente de algumas instituições privadas, para discutir o nível de juro e dos spreads bancários. De acordo com o presidente da CUT, o presidente Lula afirmou a ele e outros sindicalistas, com quem se reuniu nas últimas três horas, que o custo do crédito é a questão mais importante dos efeitos da crise financeira no Brasil. “O presidente Lula se mostrou muito sensível a essa necessidade de se reduzir os juros no Brasil”, afirmou Artur Henrique. Ainda segundo ele, Lula deu a garantia aos sindicalistas de que, apesar do agravamento da crise, está mantido a política de concessão de aumento real ao salário mínimo. O sindicalista aconfirmou que o presidente Lula deverá se reunir no início de fevereiro com prefeitos e governadores para discutir as ações que as administrações regionais poderiam adotar para manter o ritmo crescimento econômico. O presidente da Central Única dos Trabalhadores, Artur Henrique, disse que Lula afirmou aos dirigentes de centrais sindicais que o governo vai convocar os 50 maiores investidores privados do País para saber sobre seus planos de investimento. “O presidente disse que o governo quer saber daqueles que estão suspendendo investimentos quais são os motivos e se estão ligados à crise”, disse Henrique, após deixar o Palácio do Planalto. O sindicalista afirmou que ficou acertado, na reunião, que enquanto durar a crise as centrais sindicais terão reunião periódica com o secretário geral da Presidência, Luiz Dulci. Também presente à reunião com Lula, o presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) Wagner Gomes, alertou que as centrais não aceitarão demissões em massa. “Faremos até paralisações, mas não vamos aceitar as demissões calados.”
Manifestações Representantes dos sindicatos dos metalúrgicos de Campinas, Limeira, São José dos Campos e Baixada Santista marcaram, em reunião realizada ontem em Campinas um ato unificado para contestar a situação do trabalhador perante às consequências da crise mundial, no dia 12 de fevereiro, a partir das 14 horas, em frente à sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista. Antes disso, metalúrgicos da região de São José dos Campos se reúnem em ato marcado para o próximo sábado, para manifestar a insatisfação com a condução dos reflexos da crise.
Fonte: Tribuna do Norte

Prefeitura faz acordo de quase 2 milhões

NATAL/APODI - O Juízo Auxiliar de Precatórios do TRT potiguar está intensificando a realização de audiências para negociação de precatórios com entes públicos. Um número de 71 audiências foram marcadas com prefeituras municipais para este mês de janeiro de 2009. Os encontros têm o objetivo de viabilizar a pactuação com os entes municipais relativa a precatórios vencidos e vincendos.Na semana passada foram realizados importantes acordos com a prefeitura do município de Apodi. Um total de quase 4 milhões de reais serão pagos por essas prefeituras municipais nos próximos três anos, para pagamento de dívidas trabalhistas inscritas no formato de precatórios.
ACORDO - O município de Apodi realizou acordo para pagamento de uma dívida de R$ 1.980.000,00 (um milhão, novecentos e oitenta mil reais) relativa a processos de 2006/2007 e 2008, parcelando-a em 36 depósitos mensais, a se iniciar também neste mês de janeiro de 2009. Conforme o acordo serão depositados mensalmente durante 2009 R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais); em 2010 R$ 55.000.00 (cinquenta e cinco mil reais) e em 2011 R$ 65.000,00(sessenta e cinco mil reais). Ao final, os depósitos contemplarão o valor da dívida negociada.Para o presidente do Tribunal Regional do Trabalho Potiguar, desembargador José Barbosa Filho, o objetivo principal é "garantir a efetividade das decisões judiciais, na medida em que se cumpre o que foi estabelecido no processo, ou seja, o pagamento dos créditos trabalhistas aos trabalhadores". A prefeita de Apodi, professora Gorete Pinto (PMDB), vem enfrentando dificuldades para administrar o município de Apodi que conta com cerca de 35 mil habitantes e uma área rural de mais de 100 comunidades rurais. "Estamos a poucos dias a frente da Prefeitura do Apodi, mas o que tem aparecido de problema, tem deixado agente em situação difícil", comentou Gorete Pinto, que pede o apoio da população apodiense para administrar o seu município que está com serviços de saúde, educação, social, estradas, limpeza todos comprometidos.
Fonte: Gazeta do Oeste

Câmara reduz de 30 para 5 salários o valor mínimo dos precatórios

Pau dos Ferros - Os vereadores de Pau dos Ferros, a pedido do prefeito Leonardo Rego (DEM), aprovaram quinta-feira (8) Projeto de Lei que reduz de 30 para 5 salários mínimos o valor máximo para a Prefeitura pagar em precatórios. Ou seja, quem tem mais de R$ 2,8 mil para receber da Prefeitura por determinação da Justiça, terá que esperar, agora, de 5 a 20 anos.Esse mesmo projeto de lei já havia sido apresentado em 2005, porém na época, foi reprovado pelos vereadores. Com a renovação de 70% da casa na eleição de 2008, a bancada governista se tornou maioria no Legislativo. O Executivo tinha tanto interesse neste projeto que não esperou sequer o início do período Legislativo. Convocou a Casa extraordinariamente.No início do mês, houve protesto no plenário. Um dos insatisfeitos com a proposta do Executivo foi o vereador Antônio Avelino do Nascimento, que, quando tentava convencer os colegas a não aprovarem o projeto, disse que teve o microfone desligado pelo presidente da Casa, o vereador Manoel Florêncio, que faz parte da bancada governista.O presidente Manoel Florêncio rebateu. Disse que, na verdade, Antônio Avelino já havia se pronunciado e inclusive votado. "Mandei o menino do som desligar, porque eu já tinha colocado o projeto em votação. Aí não pode", explica Manoel Florêncio. O resultado da votação foi quatro votos contra o projeto e quatro votos a favor. Coube ao presidente da Casa desempatar.Para entender quem são as pessoas afetadas pelo projeto, é preciso primeiro explicar o que é precatório. O advogado Chiquinho Lobo, consultado pelo JORNAL DE FATO, disse que o precatório é uma dívida da fazenda pública (Prefeitura, Governo do Estado ou Federal) gerada a partir de uma decisão judicial transitada em julgado, tanto na esfera trabalhista como justiça comum.Existem dois tidos de precatórios. No caso específico de Pau dos Ferros, antes da lei funcionava assim: O precatório de até trinta salários mínimos era pago através de Requisição de Pequeno Valor (RPV), ou seja, dentro do exercício financeiro do ano seguinte. Já o precatório acima de 30 salários era pago fracionado em vários anos, conforme acordo feito no Tribunal Regional, levando em consideração a disposição financeira do município e o valor a ser pago. Agora, com a aprovação da Lei, a Prefeitura só será obrigada a pagar débitos através de RPV de até 5 salários mínimos previstos no orçamento do ano seguinte. Passando deste valor, o débito será pago fracionado em vários anos. Como praticamente não existe débito trabalhista ou qualquer outro de 5 salários, o que o Executivo propôs e a Câmara aprovou foi pagar suas contas fracionadas e em 20 anos, e, ainda, levando em consideração a disposição financeira do Executivo.
Para chefe de Gabinete, projeto trouxe benefíciosO chefe de gabinete da Prefeitura, Alexandre Aquino, disse que o vereador Antônio Avelino falou sem conhecimento de causa. Explicou que o projeto de Lei aprovado vai dar equilíbrio às finanças do município. Disse que os ex-prefeitos de Pau dos Ferros deixaram dívidas na Justiça de aproximadamente R$ 6,6 milhões, sendo que R$ 1,6 milhão, somente referente a pequenos valores e 5 milhões referentes a contas maiores. E estes pequenos valores, segundo Alexandre Aquino, são inferiores a 5 salários. "Então, ao invés de prejuízo, o projeto de Lei está trazendo benefício para pessoas que têm pequenos valores a receber e para as finanças do município", garante o Chefe de Gabinete.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 30 milhões

A Mega-Sena acumulou novamente neste sábado (17) e o prêmio para quem acertar as seis dezenas, antes de R$ 25 milhões, pode chegar a R$ 30 milhões na próxima quarta (21). O sorteio do concurso 1.040 aconteceu em Poço Verde (SE). As dezenas sorteadas foram:
01 - 06 - 28 - 39 - 44 - 55
Segundo a Caixa, 66 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 31.738,53. Outras 6.431 apostas acertaram quatro números e cada uma vai receber R$ 325,73.

SE DEU BEM:
Com dinheiro emprestado
Em Minas Gerais, o ganhador de R$ 3,8 milhões no concurso 895 da Lotomania, sorteado em 7 de janeiro, fez sua aposta com o dinheiro da mulher, sem que ela soubesse.

Segundo a Caixa, ela havia pedido que o marido não apostasse, mas, sem avisar, ele pegou R$ 20 emprestados e apostou. Ainda de acordo com a Caixa, o mineiro, apostador assíduo, investiu todo o dinheiro no banco federal.

Aulas na Universidade do Estado do RN recomeçam quinta-feira

O Departamento de Assuntos Estudantis (DAE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) informa aos estudantes, funcionários e docentes da instituição que as atividades acadêmicas serão retomadas na quinta-feira, 22.
De acordo com o calendário universitário, as atividades acadêmicas do semestre 2008.2 tiveram um recesso nesse período de festas de fim de ano e o início de janeiro, que teve início no dia 22 de dezembro do ano passado e se encerra na próxima terça-feira, 20. No entanto, as aulas começarão dois dias depois.
Ainda neste semestre haverá um outro pequeno recesso no próximo mês. No período de 23 a 25 de fevereiro não haverá aulas na universidade devido ao feriado do Carnaval.
Conforme o DAE, o semestre letivo 2008.2 da instituição segue suas atividades até o dia 4 de abril. Atualmente, o calendário universitário se encontra atrasado em decorrência dos últimos movimentos paredistas. No entanto, a previsão é que até 2010 o calendário acadêmico seja normalizado.

População quer melhor aproveitamento da barragem de Santa Cruz

Uma pedra preciosa bruta aguardando ser lapidada. Assim pode ser resumida a barragem de Santa Cruz, no município de Apodi, zona Oeste do Estado. O segundo maior reservatório do Rio Grande do Norte, com capacidade para 600 milhões de m3 de água, foi concluído em 2002 e deve receber, até 2010, novos projetos de irrigação, pesca e turismo. Hoje, o clima é de expectativa por parte dos piscicultores, de apreensão por parte dos agricultores e de indignação dos comerciantes do entorno da barragem.Os primeiros mostram otimismo, pois devem receber a partir de fevereiro ou março novas estruturas para criação intensiva de peixes na barragem, através de um projeto do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs). Por outro lado, outra proposta do mesmo Dnocs vem preocupando os pequenos agricultores, que querem mais explicações de como irá funcionar o perímetro irrigado, a ser instalado na região nos próximos meses, com conclusão prevista para o final de 2010. (...)
Fonte: Tribuna do Norte

Aulões de revisão para o PSV/2009 da UERN tem início hoje

A partir de hoje, a professora de Literatura Milka Patrícia promoverá aulões de revisão das obras exigidas pelo Processo Seletivo Vocacionado (PSV-2009) para o ingresso na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
No total, serão oferecidos quatro aulões nos domingos subsequentes. As aulas serão ministradas no colégio Geo Mossoró, das 9h às 12h. Os aulões têm caráter beneficente e visam a preparar o aluno, bem como ajudar instituições filantrópicas.
No primeiro aulão será debatida a obra "O Ateneu", de Raul Pompeia. Milka Patrícia explica que a aula constará de dicas para a prova e resolução de questão de vestibulares sobre as obras. "Em cada domingo vamos revisar uma obra diferente, das exigidas pelo PSV/2009", diz.
No quarto e último domingo, a aula terá o dobro de conteúdo, na qual serão revisadas as obras "Dez cordéis em um só", de Antônio Francisco, e "Para gostar de ler, vol.7", coletânea com vários autores. Para dinamizar ainda mais o momento, o aulão contará com a presença do cordelista potiguar.
Milka Patrícia informa que, devido ao espaço físico, o número de vagas será limitado a 100 pessoas por aulão. Os interessados em participar da revisão devem fazer a inscrição na secretaria do colégio Geo, sempre na semana que antecede os aulões, de segunda a sexta-feira.
Para efetuar a inscrição, é preciso que o estudante faça a doação de um quilo de alimento não-perecível e de R$ 1,00 para o custo das aulas. Os alimentos arrecadados com os aulões serão doados ao Lar da Criança Pobre e à Casa de Apoio a Crianças com Câncer.

Confira as obras revisadas em cada aulão

Data do aulão Obra
18/01 O Ateneu, Raul Pompeia
25/01 O Recado do Morro, Guimarães Rosa
01/02 Viagem, Cecília Meireles
08/02 Dez Cordéis em um só, Antônio Francisco

Para Gostar de Ler Vol.7, Vários autores

Fonte: Omossoroense

Leitor assíduo dos blog's de Apodi

FIZERAM A SEGUINTE PERGUNTA:
"Alguem aí sabe quando Goreti Silveira vai assumir a prefeitura?" (Como é uma pergunta, irei tentar responder: Ela já assumiu. Mesmo contra a vontade de alguns). É que Apodi tá tomado pelo lixo (Realmente. Eu concordo! Afinal, para se organizar uma CASA tão grande quando o nosso querido Apodi, demora um pouco. Não é igual a uma injeção que tomamos onde o efeito é quase que imediato.) Tem lixo por todo canto. (Outra verdade. Tem mesmo muito lixo. Não sei se aqueles homens que todas as manhãs estão nas ruas varrendo, levando um carrinho de mão pra lá e pra cá enchendo de lixo e transportando até os caminhões estão passando despercebido aos olhos de alguns apodienses. Eu os vejo todos os dias trabalhando. Alguém com certeza não está enxergando. Eles estão dando o máximo de si para LIMPAR a sujeira de nossa cidade) Alguém mais próximo a ela poderia fazer o favor de pedir para ela retirar o lixo das ruas assim que assumir a prefeitura!!! (Lembram-se dos HOMENS com os carrinhos? Eles estão dando o máximo de si para LIMPAR A SUJEIRA de nossa cidade). Já estamos em 18 de janeiro de 2009 e Apodi continua o lixo de antes! (Este comentário em AZUL foi muito infeliz por quem o fez. Afinal, existem lixo nas ruas e já está sendo providenciando a sua retirada. Agora dizer que Apodi é um lixo, aí foi falta de pensamento na hora de escrever. A minha cidade Apodi nunca foi um lixo. Moro nela a 24 anos e me apaixonei por esta terra abançoada por Deus. Eu concordo em dizer que há lixo nas ruas mas não que Apodi é um lixo!).

Como fizeram uma pergunta, eu espero ter respondido.

Municípios têm opções diversificadas para atrair o folião.

Região Oeste – O período em curso é considerado de aquecimento na economia regional, tendo o carnaval como carro-chefe. Um diferencial é o veraneio em Tibau, na Costa Branca, que com antecedência de cerca de dois meses consegue atrair um público em eventos festivos promovidos pela iniciativa privada, superior ao arrebatado pela folia de Momo na maioria dos municípios da região.
A grande expectativa no momento é com vista à divulgação da programação do carnaval por parte dos municípios que realizam os maiores eventos do gênero no interior do Rio Grande do Norte. É o caso de Areia Branca, Macau e Apodi. Para se ter ideia da grandiosidade do reinado de Momo nessas três cidades, juntas elas conseguem atrair durante todo o período de folia um público estimado em 300 mil pessoas, superior à população de Mossoró, a segunda maior cidade do Estado.
Embora muitas cidades oestanas ganhem destaque como bons roteiros carnavalescos, a disputa pelo título de melhor carnaval do interior potiguar segue acirrada entre Areia Branca e Macau. Geograficamente parecidas e detentoras dos meios potenciais econômicos (sal e petróleo) e turísticos, nos últimos anos ambas se projetaram no cenário da folia por oferecerem carnavais com grande estrutura de palcos, camarotes, trios-elétricos e bandas.
Neste ano, acossados pela crise que abalou a economia mundial e trouxe reflexos sintomáticos para os municípios da região, Areia Branca e Macau trabalharam com cautela na preparação dos seus carnavais. A estrutura da festa será mantida, mas em termos de atrações musicais houve ponderação, embora tenham sido contratadas boas atrações, inclusive bandas de renome e que estão no topo das paradas de sucesso.
Sertão manterá tradição com boas alternativas
As informações sobre a folia em Apodi são de que, seguindo a linhagem das edições anteriores, neste ano a cidade promoverá um grande carnaval. A programação de bandas poderá ser anunciada a qualquer momento, sendo que a festa continuará no mesmo local, na BR 405, terá estrutura de 20 camarotes, trio-elétrico, entre outros. Entre as bandas definidas para animar os foliões estão Swing Arretado, Na Pisada Elétrico, Inala, Beto e Irmãos Jamaica.
Outra cidade que realiza um carnaval que tem repercutido bem e atraído muitos foliões nos últimos anos é Alexandria.
Segundo informações colhidas pela reportagem, a programação carnavalesca já está fechada, com atrações como as bandas Prabalá, Circuito Elétrico, Musical Banda, Feras, Zunzumbaba, Fabiano Show, Magote Elétrico, entre outras.
Em Caraúbas, o carnaval de fato acontece no balneário Olho D’Água do Milho, que neste ano está prometendo a maior festa de Momo de todos os tempos. A julgar pelas atrações divulgadas por alguns órgãos de comunicação da região, o folião que optar pelo local não vai se arrepender.
Em termos de bandas, a programação é de alto nível. No balneário caraubense a festa começa no domingo e vai até a terça-feira, com as seguintes atrações: domingo, 22, banda Feras; segunda-feira, 23, Prabalá; e terça-feira, 24, Saia Elétrica.
Fonte: Omossoroense.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Natal é mais uma vez arrasada pelas chuvas

A manhã deste sábado (17) em Natal foi para avaliar os estragos causados pela forte chuva que caiu na cidade durante toda a sexta-feira. Casas alagadas e danificadas, pessoas desabrigadas, móveis perdidos, e um sentimento de desamparo por parte dos moradores de diversos bairros da cidade. E a previsão não é animadora. De acordo um alerta divulgado pela Defesa Civil, há previsão de mais chuvas fortes no Estado.

Fonte: Tribuna do Norte

Oficializada doação de terras da Agrovila Palmares

APODI - Foi em solenidade simples, mas marcada pela emoção das famílias da Agrovila Palmares, distante 12 km do centro de Apodi, que o presidente da Força Sindical, Miguel Eduardo Torres, acompanhado do ex-presidente da entidade e atual deputado federal Paulo Pereira da Silva (Paulinho da Força Sindical), deputado federal Betinho Rosado, Elza de Fátima Costa Pereira realizou a doação de forma definitiva à Associação dos Trabalhadores Rurais da comunidade de Agrovila encravadas na Chapada do Apodi.Os 350 hectares de terra da Agrovila Palmares que ainda se encontravam em nome do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, agora pertencem às 30 famílias associadas à Associação dos Trabalhadores Rurais da Agrovila Palmares. O evento, realizado ontem, ainda contou com a presença de representantes de vários segmentos organizados de Apodi e Felipe Guerra, vereadores, representantes de entidades da região, lideranças rurais e das famílias da Agrovila.A Agrovila Palmares é fruto de um projeto idealizado no final da década de 90 pela Força Sindical e Sindicato dos Metalúrgicos, na época sob a presidência de Paulinho Pereira, que teve a parceria do Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego, e do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Bélgica, com o objetivo de criar um modelo de assentamento rural viável e produtivo no Rio Grande do Norte."Foi somente a partir de 1998 que foi iniciado o processo de capacitação das 30 famílias escolhidas em uma relação de 90", conta Ademar Alves Neto, primeiro presidente da Associação. "Das 30 famílias capacitadas com cursos de Alfabetização, Manejo de Criações e Técnicas de Fruticultura Irrigada, entre outros, 28 foram aprovadas para receber os benefícios previstos. Em maio de 2000, cada uma dessas famílias recebeu uma casa, com televisão e bicicleta, em uma estrutura com água, luz, transporte escolar e duas matrizes de caprinos", lembra Neto. Passados quase nove anos, todas as 28 famílias continuam vivendo na Agrovila. O casal Raimundo Nonato da Silva e Maria Gorete exemplifica bem a situação atual da comunidade. Plantando feijão e milho, e com criação de caprinos, suínos e aves, ambos se dizem satisfeitos com o que possuem. "Se não fosse esse projeto não sei como estaria minha vida hoje", comenta Gorete. Para Nonato, a esperança é que com a posse definitiva da terra as famílias possam ser beneficiadas com programas mais abrangentes de crédito rural. É o que também pensa a atual presidente da associação, Ivonilda de Souza Oliveira (Nova). "Espero que a comunidade tenha mais condições a partir de agora de investir em uma produção de maior escala. Vivemos aqui de agricultura de sequeiro, praticamente para consumo interno. Precisamos de crédito para ampliar a produção, vender e gerar renda para nossa comunidade", resume Nova. Para o presidente do Sindicato da Força Sindical, Miguel Eduardo Torres a doação do terreno vai garantir a posse das famílias que agora vão ter acesso às linhas de créditos das instituições financeiras", comentou Miguel.O deputado federal Betinho Rosado disse que aquele momento era de grande satisfação, pois os moradores da comunidade estavam vivendo uma nova era, uma nova vida. "Podem contar com o nosso apoio na Câmara dos Deputados, pois sei dos problemas do homem do campo e estou pronto para trabalhar para defender seus interesses", disse Betinho que ainda elogiou a bravura do povo da chapada do Apodi.O ex-presidente da Força Sindical, Paulinho Pereira, falou que aquele era um momento muito importante para sua vida, pois estava revendo as famílias que ele fez a doação das casas há exatos oito anos. Paulinho ainda visitou as residências e o sistema de abastecimento da localidade.O assentado Manoel Targino que mora na Agrovila Palmares desde a sua criação, estava bastante emocionado como a oficialização da doação da Agrovila. "Não temos palavras para agradecer ao pessoal da Força Sindical", emocionou-se.Com a oficialização da doação da Agrovila Palmares, acabara com o maior entrave encontrado pelas famílias de Palmares. Por não serem proprietárias das terras, as famílias não podem oferecer ela como garantia para empréstimos maiores. O máximo que conseguem são créditos do Pronaf B. HOMENAGEM - As crianças da Agrovila Palmares também deixaram o deputado federal Paulinho Pereira emocionado quando realizaram durante a solenidade uma homenagem ao criador da agrovila.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

JOGOS CARNAVALESCOS DE APODI - ANO 2009

Os Jogos Carnavalescos de Verão serão realizados pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, tendo como seus parceiros o Balneário da Lagoa do Apodi, a AABB, o Clube Recreativo da Água Mineral Cristalina do Oeste, no período de 08 a 15 de Fevereiro de 2009. Os Jogos Carnavalescos de Verão contarão com as seguintes modalidades: Natação, Maratona, Ping Pong, Dama, Xadrez, Futebol de Sete, Vôlei de Dupla e um Rally. Objetivo: Os Jogos Carnavalescos de Verão tem como finalidade principal desenvolver o intercambio esportivo entre os atletas, incrementar as boas relações entre os organizadores, atletas e apreciadores do esporte, exaltam a pratica esportiva como instrumento imprescindível á suspensão do indivíduo e formação a personalidade, fazendo sugir novos valores no panorama desportivo do nosso município, dando-lhes aos nossos jovens, adultos e apreciadores do esporte, mais oportunidades diante nossa sociedade.
Maiores informações: Jairo César (Secretário); Hilderlon Lins e Júnior da Viúva
Fonte: Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer.

DOAÇÃO: ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS DA AGROVILA PALMARES (APODI) DAS TERRAS PERTENCENTES AO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE SÃO PAULO.

Nesta próxima sexta-feira, dia 16 de janeiro, às 15 hs, o presidente da Força Sindical, deputado federal Paulo Pereira da Silva (Paulinho), o presidente e a tesoureira do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Paulo, Miguel Eduardo Torres e Elza de Fátima Costa Pereira, estarão na Agrovila Palmares, distante 12 quilômetros da zona urbana de Apodi (5 km da comunidade de Soledade), para doar de forma definitiva à Associação dos Trabalhadores Rurais da comunidade local, situada na Chapada do Apodi, os 350 hectares de terra que ainda se encontram em nome do Sindicato dos Metalúrgicos. O evento contará ainda com a presença do deputado federal Betinho Rosado, dos prefeitos Gorete Pinto, de Apodi, e Braz Costa, de Felipe Guerra, vereadores, representantes de entidades da região, lideranças rurais e das famílias da Agrovila.
Palmares é fruto de um projeto idealizado no final da década de 90 pela Força Sindical e Sindicato dos Metalúrgicos, na época sob a presidência de Paulinho, que teve a parceria do Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego, e do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Bélgica, com o objetivo de criar um modelo de assentamento rural viável e produtivo. Das 30 famílias capacitadas com cursos que variaram da Alfabetização até Fruticultura Irrigada, 28 foram aprovadas para receber os benefícios previstos. Em maio de 2000, cada uma dessas famílias recebeu uma casa, com televisão e bicicleta, em uma estrutura com água, luz, transporte escolar e duas matrizes de caprinos. Passados quase nove anos, todas as 28 famílias continuam vivendo na Agrovila. Para os moradores, a doação definitiva da terra para Associação é a esperança de poderem ser beneficiadas com programas mais abrangentes de crédito rural. Por não serem proprietárias da terra, as famílias não podem oferecer ela como garantia para empréstimos maiores. O máximo que conseguem são créditos do Pronaf B
A atual presidente da Associação, Ivonilda de Souza Oliveira, espera que a comunidade tenha mais condições a partir de agora de investir em uma produção de maior escala. “Vivemos aqui de agricultura de sequeiro, praticamente para consumo interno. Precisamos de crédito para ampliar a produção, vender e gerar renda para nossa comunidade”, resume ela.

Obs:
01) O deputado Paulo Pereira da Silva (Paulinho) e os dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de SP estão com chegada prevista no aeroporto de Natal às 9:20 hs desta sexta-feira (vôo 3306 procedente de São Paulo), estando disponíveis para entrevistas por cerca de 15 minutos, quando seguirão para cidade de Apodi. O telefone para outras informações é o (11) 9726-5903 (com Sandro).
02) O telefone da presidente da Associação de Palmares, Ivonilda, mais conhecida por ‘Nova’ é o (84) 9972-8845.

Sergio Levy – (84) 9414-7704 / 3318-3350

Fonte: Assessoria de Imprensa da PMA

UFERSA DIVULGA O RESULTADO DO VESTIBULAR

A Universidade Federal do Semi Árido, fez a divulgação do resultado do seu vestibular nesta manhã. Os interessados devem clique no link http://www.ufersa.edu.br/vestibular/ e ver se o seu nome consta na lista dos aprovados.

Caminhão despenca da Serra de Martins e motorista morre.

Um defeito no sistema de freios de um caminhão Mercedes Benz tipo baú de cor branca e com placas MYS-9852-Parnamirim-RN, pode ter sido o principal motivo de uma tragédia na RN 117 - descida da serra de Martins - no início da manhã desta quarta-feira, 14. O acidente fatal aconteceu próximo à comunidade rural denominada de Serra do Pico dos Carros e acarretou a morte da pessoa de Arimar Zonata de Almeida Dantas, motorista. Seu ajudante, Edson Garcia, sobreviveu, mas com escoriações em várias partes do corpo e foi conduzido às pressas para o Hospital Regional Monsenhor Walfredo Gurgel (HRMWG) em Natal. O carro de porte médio, conduzindo uma carga de mercadoria - cereais, bebidas e outros artigos - ficou completamente destruído.O veículo era de propriedade da Lig Zarb Distribuidora de Alimentos Ltda., com sede na cidade de Caicó. O motorista e seu ajudante tinham pernoitado na cidade de Martins, onde na terça-feira, 13, abasteceram o comércio local e por volta das 6h30 de ontem começaram a descer a serra com destino à região do Alto Oeste potiguar. "Eles conheciam esta rota há muito tempo e, portanto, é descartável ter havido falha humana", disse um representante da empresa, corroborando desta forma a informação do ajudante de motorista, que após ser resgatado de um buraco com oito metros de profundidade conversou com o sargento Abraão, comandante do Destacamento de Polícia Militar (DPM) daquele município e deu informações a respeito da tragédia. "A descida da serra de Martins é locupletada de curvas fechadas e exige prudência ao volante, principalmente de veículos com esse porte, mas não é o caso desse motorista, que, de acordo com o ajudante, trafegava bem devagar. O problema foi o defeito no sistema de freios", disse um morador da região. Nos últimos 100 metros em que o veículo trafegou e antes de cair no despenhadeiro, ficaram as marcas do pneu no asfalto. Ao bater numa barra de proteção, o pára-brisa foi jogado fora e o carro despencou para dentro de uma vala criada pela correnteza das águas da chuva. Os dois únicos passageiros foram arremessados para fora da cabina. Arimar Zonata morreu na hora, enquanto Edson Garcia ficou preso a garranchos de árvores. "Eu vinha passando e escutei o carro com o motor ligado. Parei e gritei, mas ninguém me ouviu. Quando o motor deixou de funcionar aí escutei uma pessoa pedindo socorro. Me juntei a algumas pessoas que passavam e conseguimos resgatá-lo", disse um agricultor.Se o resgate de Edson Garcia foi dificultoso, muito mais ainda tornou-se o de Arimar Zonata, que ao ser arremessado da cabine caiu em um buraco onde só cabia o seu corpo. Uma equipe de peritos do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) de Mossoró esteve no local e para fazer a retirada do corpo teve de contar com a ajuda de pelo menos 20 pessoas. A gaveta foi içada por intermédio de uma corda e foram necessários mais de duas horas para que este procedimento fosse concluído. O cadáver do motorista foi encaminhado para a sede do órgão e necropsiado. No entanto, a falta de documentos qualificadores da vítima, que se presume que tenham ficado dentro dos destroços do caminhão, permitia que até por volta das 20h de ontem o mesmo não tivesse sido liberado para ser sepultado. O saqueCom a destruição completa do veículo, parte da mercadoria também teve o mesmo fim e um representante da Lig Zarb decidiu por se desfazer dela. Bastou um pequeno sinal para que mais de duzentas pessoas que presenciavam a tragédia realizassem um arrastão na área. Em menos de uma hora, toda a carga já havia sido levada em carros, motos, bicicletas e até a pé.
Foto: Gazeta do Oeste
Matéria: Tribuna do Norte

Prefeitos vão se reunir com a Caixa sábado.

Caraúbas - Os prefeitos do Médio e Alto Oeste vão se reunir no próximo sábado (17) em Caraúbas, para debater com a gerência geral da Caixa Econômica Federal e os dirigentes da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) sobre a questão burocrática para liberar recursos federais e estaduais para os municípios. O anfitrião do evento, prefeito Ademar Ferreira, disse que a ocasião servirá para os prefeitos da região se conhecerem. A reunião será no auditório da Casa de Cultura Popular Manoel do Violão, no bairro Alto da Estação. A organização está entrando em contato com os prefeitos vizinhos, como Apodi, Felipe Guerra, Governador Dix-sept Rosado, Mossoró, Campo Grande, Messias Targino, Janduís, Patu, Olho D'água do Borges, Riacho da Cruz, Viçosa, Umarizal, Rodolfo Fernandes, Itaú, entre outros.Estão sendo esperados representantes de mais ou menos 15 municípios da região. A governadora Wilma de Faria também foi convidada. Esta missão coube ao vice-prefeito Alcivan Viana, que levou o convite pessoalmente à governadora em Natal. Wilma de Faria, na ocasião, disse que ia vê na sua agenda pessoal e dá uma resposta ao vice-prefeito até a manhã de hoje. Aceitando o convite, esta é a primeira visita oficial da governadora ao prefeito Ademar Ferreira.A Femurn será representada no evento possivelmente pelo novo presidente, o prefeito Benes Leocádio, do município de Lajes. Leocádio será eleito hoje, numa chapa consensual. Na ocasião, o novo presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte falará de suas propostas para os próximos dois anos à frente da entidade representativa dos municípios.Para os prefeitos, a grande motivação para estar presente são as palavras do gerente regional Ciro Leite, da Caixa. Ciro disse ao JORNAL DE FATO, no final da tarde de ontem, que vai apresentar aos novos prefeitos algumas exigências da entidade para liberar recursos federais que são alocados no Orçamento Geral da União. "Às vezes, somos obrigados a devolver recursos com coração partido aos cofres do Governo Federal por que o gestor não sabe como ter acesso a eles", diz Ciro Leite.O gerente acrescentou, ainda, que vai falar também como funciona as parcerias possíveis com a Caixa para construção de casas populares e obras de infra-estrutura em geral. Outro assunto importante que será tratado com os gestores é referente aos programas sociais do Governo Federal. "Há casos onde é possível ampliar e outros que é possível melhorar o serviço do cadastramento único", diz o gerente Ciro Leite, que vai estar pessoalmente na reunião.O terceiro argumento no convite aos prefeitos e à própria governadora para estar presente em Caraúbas no próximo sábado é a festa do padroeiro São Sebastião, que começou no dia 9 e vai até o dia 20, com programação religiosa, esportiva e social. Durante este período, o município recebe mais de 10 mil pessoas por noite. Os prefeitos vão ter contato direto com o povo de sua cidade.O prefeito Ademar Ferreira destaca a importância dos prefeitos da região do Médio e Alto Oeste estarem unidos em torno de um grande projeto de desenvolvimento regional. A reunião com representantes da Caixa e da Femurn é uma grande oportunidade para tratar do assunto com mais propriedade. "Queremos união para conseguir benefícios para nossa região", destaca o anfitrião.
Prefeitos serão convidados para festa de São SebastiãoAlém do encontro dos prefeitos, o dia 17 será de homenagens à imprensa e aos filhos ausentes de Caraúbas, na novena que ocorrerá às 19h na Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro da cidade. Na programação do encontro dos prefeitos, está prevista a visita à igreja matriz de São Sebastião.Os prefeitos também serão convidados a participar da festa social, na Praça de Eventos, com a Banda Feveres. A programação festiva na área social começou no dia 9 e vai até o dia 20, quando será realizada a grande procissão com a imagem do padroeiro pelas principais ruas da cidade.A festa este ano esteve ameaçada pela falta de interesse do ex-prefeito Eugênio Alves, sendo necessário o prefeito Ademar Ferreira adotar providências no sentido de contratar bandas e estrutura de palco, som e iluminação antes mesmo de tomar posse no cargo.