domingo, 18 de janeiro de 2009

Municípios têm opções diversificadas para atrair o folião.

Região Oeste – O período em curso é considerado de aquecimento na economia regional, tendo o carnaval como carro-chefe. Um diferencial é o veraneio em Tibau, na Costa Branca, que com antecedência de cerca de dois meses consegue atrair um público em eventos festivos promovidos pela iniciativa privada, superior ao arrebatado pela folia de Momo na maioria dos municípios da região.
A grande expectativa no momento é com vista à divulgação da programação do carnaval por parte dos municípios que realizam os maiores eventos do gênero no interior do Rio Grande do Norte. É o caso de Areia Branca, Macau e Apodi. Para se ter ideia da grandiosidade do reinado de Momo nessas três cidades, juntas elas conseguem atrair durante todo o período de folia um público estimado em 300 mil pessoas, superior à população de Mossoró, a segunda maior cidade do Estado.
Embora muitas cidades oestanas ganhem destaque como bons roteiros carnavalescos, a disputa pelo título de melhor carnaval do interior potiguar segue acirrada entre Areia Branca e Macau. Geograficamente parecidas e detentoras dos meios potenciais econômicos (sal e petróleo) e turísticos, nos últimos anos ambas se projetaram no cenário da folia por oferecerem carnavais com grande estrutura de palcos, camarotes, trios-elétricos e bandas.
Neste ano, acossados pela crise que abalou a economia mundial e trouxe reflexos sintomáticos para os municípios da região, Areia Branca e Macau trabalharam com cautela na preparação dos seus carnavais. A estrutura da festa será mantida, mas em termos de atrações musicais houve ponderação, embora tenham sido contratadas boas atrações, inclusive bandas de renome e que estão no topo das paradas de sucesso.
Sertão manterá tradição com boas alternativas
As informações sobre a folia em Apodi são de que, seguindo a linhagem das edições anteriores, neste ano a cidade promoverá um grande carnaval. A programação de bandas poderá ser anunciada a qualquer momento, sendo que a festa continuará no mesmo local, na BR 405, terá estrutura de 20 camarotes, trio-elétrico, entre outros. Entre as bandas definidas para animar os foliões estão Swing Arretado, Na Pisada Elétrico, Inala, Beto e Irmãos Jamaica.
Outra cidade que realiza um carnaval que tem repercutido bem e atraído muitos foliões nos últimos anos é Alexandria.
Segundo informações colhidas pela reportagem, a programação carnavalesca já está fechada, com atrações como as bandas Prabalá, Circuito Elétrico, Musical Banda, Feras, Zunzumbaba, Fabiano Show, Magote Elétrico, entre outras.
Em Caraúbas, o carnaval de fato acontece no balneário Olho D’Água do Milho, que neste ano está prometendo a maior festa de Momo de todos os tempos. A julgar pelas atrações divulgadas por alguns órgãos de comunicação da região, o folião que optar pelo local não vai se arrepender.
Em termos de bandas, a programação é de alto nível. No balneário caraubense a festa começa no domingo e vai até a terça-feira, com as seguintes atrações: domingo, 22, banda Feras; segunda-feira, 23, Prabalá; e terça-feira, 24, Saia Elétrica.
Fonte: Omossoroense.