quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

DOAÇÃO: ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS DA AGROVILA PALMARES (APODI) DAS TERRAS PERTENCENTES AO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE SÃO PAULO.

Nesta próxima sexta-feira, dia 16 de janeiro, às 15 hs, o presidente da Força Sindical, deputado federal Paulo Pereira da Silva (Paulinho), o presidente e a tesoureira do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Paulo, Miguel Eduardo Torres e Elza de Fátima Costa Pereira, estarão na Agrovila Palmares, distante 12 quilômetros da zona urbana de Apodi (5 km da comunidade de Soledade), para doar de forma definitiva à Associação dos Trabalhadores Rurais da comunidade local, situada na Chapada do Apodi, os 350 hectares de terra que ainda se encontram em nome do Sindicato dos Metalúrgicos. O evento contará ainda com a presença do deputado federal Betinho Rosado, dos prefeitos Gorete Pinto, de Apodi, e Braz Costa, de Felipe Guerra, vereadores, representantes de entidades da região, lideranças rurais e das famílias da Agrovila.
Palmares é fruto de um projeto idealizado no final da década de 90 pela Força Sindical e Sindicato dos Metalúrgicos, na época sob a presidência de Paulinho, que teve a parceria do Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego, e do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Bélgica, com o objetivo de criar um modelo de assentamento rural viável e produtivo. Das 30 famílias capacitadas com cursos que variaram da Alfabetização até Fruticultura Irrigada, 28 foram aprovadas para receber os benefícios previstos. Em maio de 2000, cada uma dessas famílias recebeu uma casa, com televisão e bicicleta, em uma estrutura com água, luz, transporte escolar e duas matrizes de caprinos. Passados quase nove anos, todas as 28 famílias continuam vivendo na Agrovila. Para os moradores, a doação definitiva da terra para Associação é a esperança de poderem ser beneficiadas com programas mais abrangentes de crédito rural. Por não serem proprietárias da terra, as famílias não podem oferecer ela como garantia para empréstimos maiores. O máximo que conseguem são créditos do Pronaf B
A atual presidente da Associação, Ivonilda de Souza Oliveira, espera que a comunidade tenha mais condições a partir de agora de investir em uma produção de maior escala. “Vivemos aqui de agricultura de sequeiro, praticamente para consumo interno. Precisamos de crédito para ampliar a produção, vender e gerar renda para nossa comunidade”, resume ela.

Obs:
01) O deputado Paulo Pereira da Silva (Paulinho) e os dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de SP estão com chegada prevista no aeroporto de Natal às 9:20 hs desta sexta-feira (vôo 3306 procedente de São Paulo), estando disponíveis para entrevistas por cerca de 15 minutos, quando seguirão para cidade de Apodi. O telefone para outras informações é o (11) 9726-5903 (com Sandro).
02) O telefone da presidente da Associação de Palmares, Ivonilda, mais conhecida por ‘Nova’ é o (84) 9972-8845.

Sergio Levy – (84) 9414-7704 / 3318-3350

Fonte: Assessoria de Imprensa da PMA