segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Prefeitura de Apodi adota medidas para contenção de despesas

Goreti Silveira - Prefeita de Apodi


APODI – Em virtude da crise em que todos os municípios brasileiros estão enfrentando com as constantes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a prefeita da cidade de Apodi, encravada no Médio Oeste Potiguar, professora, Goreti da Silveira Pinto (PMDB), reuniu sua equipe administrativa determinando a contenção de despesas na Administração Pública Municipal.
A medida leva em conta a redução na arrecadação da receita, em função da crise econômica mundial e visa proteger as finanças municipais como forma de evitar um déficit. Com essa medida, a Prefeitura de Apodi pretende manter em dia o pagamento dos fornecedores e servidores municipais. A medida também estabelece contenção de gastos em energia elétrica, telefonia, combustíveis e outros, como a concessão de diárias, passagens, gratificações, licenças-prêmio e outras.
A reunião aconteceu no Palácio Francisco Pinto, sede do Executivo Apodiense e contou com a presença de todos os secretários, assessores da municipalidade.
Os programas nas áreas da saúde, educação, assistência social, limpeza publica não serão afetados com as medidas tomadas para a redução de despesas pela prefeita Goreti da Silveira Pinto.
Apesar da crise a Prefeitura do Apodi tem mantido a folha de pagamento dos mais de 1.000 servidores do município em dia.
Economizar. Essa é a nova palavra de ordem da Prefeitura de Apodi. O impacto da crise nas finanças de Apodi já causou uma perda de mais de R$ 1 milhão em comparação ao mesmo período do ano passado. Mesmo com as perdas, a prefeita Goreti Pinto garante que o orçamento da Prefeitura está equilibrado. "Nossa prioridade é pagar o funcionalismo em dia, cumprir o calendário do Plano de Cargos e Salários dos servidores, continuar as nossas ações nas áreas da saúde, educação, social e honrar compromissos com os fornecedores", afirmou Goreti Silveira Pinto.
O município de Apodi conta com mais de 36 mil habitantes e mais de 100 comunidades rurais em 1.600km de área. A cidade é a segunda maior em área e população do Médio e Alto Oeste. A boa articulação da prefeita, Goreti Silveira Pinto em Brasília tem garantido vários convênios para o município que deveram ser concretizados dentro dos próximos meses.
“Graças apoio dos senadores, deputados federais estamos com vários projetos junto ao Governo Federal a ser liberados para Apodi”, destacou a prefeita Goreti Silveira que também conta com bom relacionamento político com o vice-governador, Ibere Ferreira (PSB) que tem recebido a prefeita em seu gabinete em audiências na capital do estado.