terça-feira, 13 de outubro de 2009

GESTÃO DEMOCRÁTICA

Grupo de diretores tenta prolongar mandatos

Alguns diretores da 1ª DIRED estão tentando alterar o processo eleitoral para dirigentes das escolas estaduais. Através do Deputado Antonio Jácome, o grupo pretende apresentar uma emenda à Lei Complementar de nº 29/05, na qual está previsto o direito a ‘uma reeleição’. Os diretores querem alterar para ‘reeleições’.
A direção do SINTE-RN não concorda que seja feita qualquer modificação sem que professores, funcionários, alunos e pais sejam consultados. Por isso, conclama os trabalhadores e trabalhadores em educação a somar-se a Comissão Eleitoral Central e assegurar que qualquer modificação seja somente com a realização de Fóruns Consultivos e Deliberativos com representação de toda comunidade escolar. A Lei da Gestão Democrática foi definida através da participação de 109 mil alunos, 8.887 professores, 6.139 servidores e 42.578 pais.
Para a coordenadora geral do SINTE-RN, Fátima Cardoso, “as mudanças propostas, tal como estão, desrespeitam a decisão tomada por toda a comunidade escolar. Interesses particularidades não podem descaracterizar a luta pela democracia plena. O SINTE-RN não abrirá mão de resgatar a democracia em todos os momentos” afirma.
"O processo eleitoral cumpriu todas as etapas de organização, que são os fóruns que aconteceram em todas as 16 DIREDs, inclusive com todas as comissões eleitorais escolares instaladas, não podemos mudar as regras no meio do jogo", relata Canindé Silva, diretor do SINTE-RN e membro da Comissão Eleitoral Central.