quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Núcleo da UERN terá novo curso em 2010, mas população aguarda construção do Campus


Professor Elmo Torres - Coordenador do Núcleo de Apodi


APODI – O Núcleo Avançado de Educação Superior da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) em Apodi terá um novo curso em 2010. O anuncio foi feito pelo diretor do Núcleo, professor Francisco Elmo Torres, informando que o Curso de Educação Física será substituído pelo Curso de Matemática.
Desde a criação do Núcleo Avançado de Educação Superior da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) em Apodi 2002, que a população apodiense conta apenas com os cursos de Letras e Educação Física. Mas dentro da política de rotação dos cursos que vai de acordo com as necessidades e demanda de cada município a UERN vai renovando os cursos.
A prefeita de Apodi, professora, Goreti da Silveira Pinto (PMDB), juntamente com os prefeitos das cidades de Felipe Guerra, Braz Costa Neto (PMDB), de Itaú, Edson Melo (DEM), de Severiano Melo, Silvestre Monteiro (PSB), de Rodolfo Fernandes, Bernadete Queiroz (DEM), tem lutado pela construção de um Campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Inclusive a governadora Wilma de Faria (PSB) em vista ao município de Apodi, chegou a garantir que a cidade seria atendida com o importante beneficio que atenderia a mais de 2 mil alunos da região do Médio Oeste.
O projeto do Campus da UERN de Apodi já foi entregue pela prefeita Goreti Silveira Pinto ao secretario estadual da Educação, Rui Pereira, reitor da UERN, Milton Marques, governadora Wilma de Faria e ao vice-governador Ibere Ferreira de Souza em recentes reuniões realizadas em Mossoró e Natal.
O deputado estadual Wober Júnior (PPS) também abraçou a luta pela construção do Campus da UERN em Apodi e vem lutando junto ao Governo do Estado.
Encravada no Médio Oeste Potiguar, a cidade de Apodi conta com mais de 1.500 estudantes cursando o segundo grau, que nos próximos anos vão estar ingressando numa faculdade. Atualmente, já são 700 fazendo curso superior em Mossoró, Pau dos Ferros e Caraúbas e para suprir todas as necessidades da classe jovem apodiense que deseja ingressar no ensino superior a prefeita Goreti Pinto vem buscando apoio junto a toda classe política para lutar pela implantação do Campus Avançado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O município atualmente dispõe apenas de um Núcleo Avançado da UERN que dispõe de apenas dois cursos.
Além da preocupação da prefeita Goreti Pinto a proposta também vem sendo debatida pela Assembléia Legislativa, em Natal que através do deputado Robson Farias (PMN). Robson teria garantindo uma Emenda no Orçamento do Estado no valor de R$ 1,5 milhão.Segundo a prefeita Gorete Pinto, além de beneficiar mais de 2 mil estudantes de Apodi, o Campus também vai beneficiar os vizinhos de Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo, Itaú, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz e Caraúbas.
A construção do Campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte em Apodi está orçada em R$ 2 milhões. A Prefeitura de Apodi já disponibilizou o terreno para que seja avaliado pelo setor técnico da UERN. “Iremos atrás dos recursos que faltam onde for necessário e estamos dispostos a providenciar o terreno que a Uern precisar para o Campus”, diz a prefeita Gorete Pinto.
O município de Apodi é o segundo maior do Médio e Alto Oeste Potiguar, com uma população de mais de 36 mil habitantes, Apodi não tem recebido investimentos como deveria do Governo Estadual e Federal.Na cidade vários segmentos lutam pela construção do Campus.