quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Prefeitos do Médio Oeste pedem mais segurança


Prefeitos de municípios do Médio Oeste estiveram ontem na Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), em Natal, procurando uma solução para a violência que tem assolado a região. Eles foram recebidos pelo secretário Agripino Neto e pediram principalmente o aumento do número de policiais que trabalham nas cidades.

A situação da insegurança em cidades do interior do RN foi discutida durante audiência pública com a presença de vários prefeitosSituação da insegurança em cidades do interior do RN foi discutida durante audiência pública com a presença de vários prefeitos.
Participaram da audiência os prefeitos de Apodi, Goreti da Silveira Pinto, de Felipe Guerra, Brás Costa, de Itaú, Edson Melo, de Caraúbas, Ademar Ferreira e o chefe de Gabinete da prefeitura de Severiano Melo, Amilcar Batista. A reunião foi intermediada pelos deputados estaduais Walter Alves e Vober Junior e contou com a presença ainda do secretário adjunto de Segurança, João Eider, do delegado geral de Polícia Civil, Elias Nobre e do comandante do Policiamento do Interior, Francisco Canindé de Freitas.

Antes da audiência os prefeitos prepararam um documento, entregue às autoridades da Segurança, relatando as deficiências dos municípios. “Nós temos sofrido muito com essa questão da violência”, disse o prefeito Edson Melo. Segundo ele, o município de Itaú, com cerca de seis mil habitantes, conta hoje somente com uma viatura “caindo aos pedaços”. “Isso porque nós mantemos. Agora mesmo eu gastei R$ 1.500 num conserto que fizemos”, disse.

Para a prefeita de Apodi, a secretaria precisa tomar uma providência urgente, antes que a situação piore na região. Ela lembra que o único delegado da cidade atende a vários outros municípios, não tendo condições de investigar os crimes que têm acontecido na região. “Aumentar o efetivo de policiais é uma grande necessidade. Viemos aqui pedir isso ao secretário”, disse Goreti.

O prefeito de Caraúbas destacou o estrago que a presença das drogas vem causando nos pequenos municípios. E que por isso muitos outros delitos acabam sendo cometidos. “Temos muitos assaltos por lá”, disse Ademar Ferreira. A cidade hoje tem cerca de 20 mil habitantes e conta somente com uma viatura.

O Médio Oeste tem ao todo uma área de 3.600 km² e uma população aproximada de 80 mil habitantes, correspondendo aproximadamente a 7% da população de todo o Rio Grande do Norte. Os prefeitos solicitaram ao secretário Agripino Neto que desloque para a região mais 40 homens para o policiamento ostensivo e pelo menos dez viaturas.

O titular da Sesed considerou justas as reivindicações dos líderes políticos e disse que está tentando corresponder às expectativas, na medida do possível. “O pedido deles é muito justo. Mas infelizmente não podemos ajudar a todos. Esperamos que com a formação dos novos policiais militares possamos mandar muitos para a região”, disse.

Segundo Agripino Neto, os 750 PMs que estão em formação devem ser mandados para as ruas no dia 20 de novembro. O comandante do Policiamento do Interior, informou que já houve uma mudança na dinâmica do policiamento do Médio Oeste, com uma distribuição diferente de homens e viaturas. “Nosso objetivo é que haja pelo menos uma viatura em todas as cidades do estado”, disse o coronel Francisco Canindé de Freitas.