
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
COMPERVE...

EDUCAÇÃO - Aprovados em concurso podem moveração

“Já temos uma série de decisões favoráveis a esses pedidos no Supremo (Supremo Tribunal Federal) e no STJ (Superior Tribunal de Justiça), além de decisões aqui mesmo no Tribunal de Justiça do Estado”, aponta a promotora de Defesa da Educação, Carla Campos Amico. Ela disse que, diante do problema, o Ministério Público ingressou com uma ação civil pública em 2008 exigindo que o Estado suprisse a carência de professores, que na época seria de cerca de 1.400 profissionais em todo o Estado, resultado principalmente de aposentadorias e falecimento de educadores.
A Justiça deu ganho de causa ao MP, mas o processo foi extinto após a convocação de apenas 559. O Ministério Público recorreu, mas até hoje o Judiciário não suspendeu, nem revogou a sentença que extinguiu a ação civil. Diante da proximidade do fim do prazo de validade do último concurso, que se vence em 30 de dezembro, a promotora orienta os candidatos a buscarem seus direitos. Atualmente, considera-se direito adquirido a convocação dos candidatos que foram aprovados dentro das vagas abertas em edital de concurso público.
A ação do Ministério Público é diferente e exige do governo estadual a convocação de professores suficientes para atender às necessidades das escolas. Para isso, seria possível contratar pessoal independente do chamado limite prudencial, que estipula um valor máximo de gastos do Estado com a folha de pessoal e suspende qualquer contratação quando esse teto é ultrapassado. “A Lei de Responsabilidade Fiscal (que estipula esse limite) excepciona a educação, a saúde e a segurança”, lembra Carla Amico.
Na educação, por exemplo, o governo pode perfeitamente convocar professores para suprir a falta de professores decorrentes de aposentadorias e falecimentos. E essas vagas não são poucas. Somente de 2003 até agosto de 2009, foram mais de 7 mil, sendo que as convocações no mesmo período não ultrapassaram as 3 mil.
Como não há mais concursados esperando chamamento para 14 das 16 Diretorias Regionais de Educação, as exceções são as de Natal e Mossoró, a promotora entende que um caminho será a abertura de novo concurso. “Em Natal, onde atuo, temos pessoal suficiente, aprovado no último concurso, esperando a convocação”.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
IFRN LANÇA EDITAIS

FALTANDO PROFESSOR...

Cursos ampliam formação de professores no interiorA União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) é presidida no Rio Grande do Norte pelo secretário de Extremoz, Domingos Sávio de Oliveira. Em seu entender, o Governo do Estado ainda não vem aproveitando devidamente as possibilidades abertas no Ensino Superior, com a ampliação dos cursos de licenciatura em todo estado, ou mesmo a oferta de graduações semipresenciais."Há também a chamada plataforma Paulo Freire, que oferece até mesmo uma segunda formação aos professores. É óbvio que isso não resolve, mas é um paliativo onde haja profissionais com horas sobrando", acrescenta Domingos Sávio. Atualmente, ele afirma que grande parte dos professores na ativa já conta com licenciatura, o que é um avanço, mas ainda assim há vagas não preenchidas em dezenas de municípios, principalmente em disciplinas como Química e Física. O presidente estadual da Undime defende a discussão entre estados, municípios e governo federal, de modo que fique clara a responsabilidade de cada ente para solucionar o problema. "Já temos dificuldades de falta de professores e ainda surgem algumas sandices, como terem colocado aqui em Extremoz aulas de Filosofia (comumente do Ensino Médio, responsabilidade do Estado) para os alunos do Ensino Fundamental", critica.Domingos Sávio lembra que problemas comuns exigem soluções conjuntas, mas reconhece que a grande saída no momento seria mesmo a abertura de um novo concurso público. Há 22 anos trabalhando na educação, ele considera que as condições hoje são melhores para quem decide ensinar. "Algumas conquistas como o piso nacional, a articulação dos planos de carreira e a valorização da formação contínua vêm melhorando esse quadro e incentivando mais gente a fazer as licenciaturas, sem contar o processo de interiorização das universidades."Instituições de Ensino Superior como o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN), a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), a Universidade Estadual (UERN) e a própria UFRN têm investido na abertura de polos pelo interior, ou na oferta de cursos a distância. Em ambos os casos, as licenciaturas em Química, Física, Matemática e Biologia estão entre as primeiras opções a serem oferecidas.
Problemas começam no Ensino FundamentalAs disciplinas de Química, Física e Biologia são uma espécie de continua-ção, no Ensino Médio, da disciplina de Ciências, integrante do Ensino Fun-damental. No entanto, o problema da falta de professores não diferencia os níveis de ensino. Desde o começo do ano, os estudantes da Escola Estadual Doutor Otaviano não contam com professor efetivo de Ciências. "Sou eu quem estou ministrando essas aulas", confirma a diretora da escola, Dalvaci Pinheiro.Ela diariamente tem de deixar suas funções na diretoria para evitar que os estudantes terminem o ano sem o con-teúdo da disciplina. "Tivemos um estagiário no primeiro bimestre, mas ele desistiu e não conseguimos mais ninguém. Já fui na UNP, na UFRN, mas não tem quem queira vir, por causa do deslocamento de Natal até aqui", confirma. O problema na escola, porém, não se limita a Ciências. "As aulas de Educação Física são dadas por um auxiliar de serviços gerais. A parte prática, é claro, porque a teórica ele não tem condições de dar", observa Dalvaci Pinheiro.
Igreja Missionária Evangélica do Betel Brasileiro comemora 22 anos de fundação em Apodi

APODI – A Igreja Evangélica do Betel Brasileiro sediada em de Apodi no Médio Oeste, comemora no final de semana 22 anos de atuação no município com ampla programação.
A fundação da igreja foi fundada por Maria da Salete Costa de Oliveira, Raimundo Souza de Oliveira, Marta da Costa e Silva Duarte, Mirian Costa de Oliveira, Marta Michelly Costa de Oliveira, Maria Patrícia Costa de Oliveira e Sara Lene da Costa e Silva Duarte.
Os primeiros cultos realizados no templo foram nos dias 14 e 15 de março do corrente ano (1987), através dos seminaristas Eli Rodrigues e Tereza Luchesi. Nesse tempo a igreja já contava com treze membros e vinte e oito agregados. Sendo o primeiro batismo realizado no templo da Igreja Batista nesta cidade no dia 02 de agosto de 1987, pelos pastores: Severino Gomes da Silva e Josafa Ferreira dos Santos.
Em novembro de 1986, o Pastor Severino Gomes da Silva, seguindo orientação do Instituto Bíblico Betel Brasileiro, fez sua primeira visita regional para averiguação da obra e confirmou que o Instituto Bíblico Betel Brasileiro assumiria a obra definitivamente no território apodiense. Em fevereiro de 1987 a seminarista Tereza Luchesi realizaram um abençoado ministério de evangelização ganhado as primeiras almas para o reino de Deus. O primeiro ganho para Cristo foi Francisco Chagas, e com o desenvolvimento, foi necessário à solicitação ao Instituto Bíblico Betel Brasileiro de um obreiro com tempo integral.
Em entendimento entre a irmã Maria da Salete Costa Oliveira e missionária professora Lídia Almeida de Meneses, ficou determinado que o aluno provisionado Eli Rodrigues estaria visitando o campo em caráter de escala semanal dando assistência a esta obra, o qual ainda permanece recebendo a partir desta data a licenciatura ao pastorado da Igreja.
Nesses mais de 20 anos de atuação o Ministério Betelino em Apodi, desenvolveu um excelente trabalho na área sócio-educacional, com a fundação do Centro Social Beneficente George Marinho Costa, que manteve convênio com a Visão Mundial, atendendo a 200 crianças e adolescentes pelo sistema de apadrinhamento, tendo como país de apoio os Estados Unidos e a Escola Evangélica Betel, que atendeu a mais 800 alunos no período de Janeiro de 1990 à Dezembro de 2004, a referida escola foi mantida pela Visão Mundial e por um Convênio com a Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte.
Aos longos desses anos, passaram por este abençoado ministério diversos homens de Deus- Pastores, que deram continuaram o trabalho que começou no coração do Senhor. Poderíamos aqui mencionar alguns deles: Pr. Antonio Silva- já com o Senhor, Pr. Damião Pereira, Pr. Raimundo José Linhares, Pr. Saulo de Castro Batista e atualmente temos como líderes, o Pr. Agnaldo Lopes e a Mis. Ana Cláudia.
Apodi realizará abertura da 20ª Copa Municipal de Futebol

De acordo com o secretario do Esporte e Juventude, Jairo Cesar Freire, o campeonato terá 22 equipes participando, divididas em três regionais, Chapada e Vale do Apodi, respectivamente e zona urbana, a novidade é que nesta copa terá a categoria sub-15, garantindo assim oportunidade aos jovens de Apodi a participa do importante evento esportivo e a revitalização do torneio inicio.
“Nosso maior objetivo é o de estimular os jovens a participar da Copa Municipal e assim integrar as comunidades rurais com a cidade”, comentou Jairo Cesar.
A abertura da Copa Municipal de Futebol acontecera no Estádio Antonio Lopes Filho, principal praça de esportes do município. O secretario Jairo Cesar informou que devido todas as competições vão acontecer no Estádio Antonio Lopes Filho.
A Copa Municipal de Futebol de Apodi acontece de 27 de outubro a 13 de dezembro. A Prefeitura do Apodi fez doação de 22 ternos para todas as equipes participantes.
A equipe campeã da edição passada foi o Lagoa Seca Futebol Clube do bairro de lagoa Seca zona urbana apodiense.
A Secretaria Municipal da Juventude e Esporte de Apodi em pouco mais de oito meses da gestão da prefeita, Goreti da Silveira Pinto (PMDB), tem realizado importante trabalho junto aos jovens e principalmente atletas da cidade com a realização de vários eventos
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Prefeitos do Médio Oeste pedem mais segurança

A situação da insegurança em cidades do interior do RN foi discutida durante audiência pública com a presença de vários prefeitosSituação da insegurança em cidades do interior do RN foi discutida durante audiência pública com a presença de vários prefeitos.
Participaram da audiência os prefeitos de Apodi, Goreti da Silveira Pinto, de Felipe Guerra, Brás Costa, de Itaú, Edson Melo, de Caraúbas, Ademar Ferreira e o chefe de Gabinete da prefeitura de Severiano Melo, Amilcar Batista. A reunião foi intermediada pelos deputados estaduais Walter Alves e Vober Junior e contou com a presença ainda do secretário adjunto de Segurança, João Eider, do delegado geral de Polícia Civil, Elias Nobre e do comandante do Policiamento do Interior, Francisco Canindé de Freitas.
Antes da audiência os prefeitos prepararam um documento, entregue às autoridades da Segurança, relatando as deficiências dos municípios. “Nós temos sofrido muito com essa questão da violência”, disse o prefeito Edson Melo. Segundo ele, o município de Itaú, com cerca de seis mil habitantes, conta hoje somente com uma viatura “caindo aos pedaços”. “Isso porque nós mantemos. Agora mesmo eu gastei R$ 1.500 num conserto que fizemos”, disse.
Para a prefeita de Apodi, a secretaria precisa tomar uma providência urgente, antes que a situação piore na região. Ela lembra que o único delegado da cidade atende a vários outros municípios, não tendo condições de investigar os crimes que têm acontecido na região. “Aumentar o efetivo de policiais é uma grande necessidade. Viemos aqui pedir isso ao secretário”, disse Goreti.
O prefeito de Caraúbas destacou o estrago que a presença das drogas vem causando nos pequenos municípios. E que por isso muitos outros delitos acabam sendo cometidos. “Temos muitos assaltos por lá”, disse Ademar Ferreira. A cidade hoje tem cerca de 20 mil habitantes e conta somente com uma viatura.
O Médio Oeste tem ao todo uma área de 3.600 km² e uma população aproximada de 80 mil habitantes, correspondendo aproximadamente a 7% da população de todo o Rio Grande do Norte. Os prefeitos solicitaram ao secretário Agripino Neto que desloque para a região mais 40 homens para o policiamento ostensivo e pelo menos dez viaturas.
O titular da Sesed considerou justas as reivindicações dos líderes políticos e disse que está tentando corresponder às expectativas, na medida do possível. “O pedido deles é muito justo. Mas infelizmente não podemos ajudar a todos. Esperamos que com a formação dos novos policiais militares possamos mandar muitos para a região”, disse.
Segundo Agripino Neto, os 750 PMs que estão em formação devem ser mandados para as ruas no dia 20 de novembro. O comandante do Policiamento do Interior, informou que já houve uma mudança na dinâmica do policiamento do Médio Oeste, com uma distribuição diferente de homens e viaturas. “Nosso objetivo é que haja pelo menos uma viatura em todas as cidades do estado”, disse o coronel Francisco Canindé de Freitas.
Apodi realizará I Conferência Municipal de Cultura

Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, comandada pela escritora, Maria Auxiliadora da Silva Maia “Dodora”, a I Conferência Municipal de Cultura de Apodi, acontecerá das 8h às 17h, no Núcleo de Apoio ao Idoso e terá como temas centrais a “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, e dela poderão participar representantes de ONGS, Conselhos Municipais, Secretarias Municipais, Associações Culturais e Comunitárias e Representantes dos Poderes Executivo e Legislativo.
A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura realizará a I Conferência Municipal de Cultura, em conformidade com o regimento da 2ª Conferência Nacional da Cultura. Esta será a 1ª Conferência Municipal de Cultura, com o objetivo de promover o encontro entre cidadãos, agentes produtores de cultura no município e os representantes do Governo Municipal para que possam construir propostas de políticas públicas de cultura para o município de Apodi.
O vice-reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), professor, Aécio Candido de Souza, também ministrara uma palestra na Conferencia de Cultura de Apodi. Onde também acontecem apresentações culturais, grupos de trabalhos, plenária e outras atividades.
“A Conferência Municipal de Cultura é um espaço importante para troca de informações e de discussão sobre os rumos que a cultura de Apodi”, comentou a secretária Dodora Maia.
AABB Comunidade e Conselho Tutelar discutem os direitos e deveres da criança e do adolescente

Os membros do Conselho Tutelar fizeram uma explanação da Lei nº 113/06 que regulamenta a Lei nº 015/93 (Conselho Tutelar) e da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Em seguida, foram abordados os direitos da Criança e do Adolescente, bem como, os direitos e deveres dos pais no processo educativo para com seus filhos e os estabelecimentos de ensino.
A coordenadora do AABB Comunidade de Apodi, professora, Antonia Maia da Costa, lembra que esta é mais uma ação do projeto pedagógico do programa que todo mês realizara palestras sempre enfocando os direitos e deveres das crianças e adolescentes como também dos seus pais. “Nosso desejo e o de conscientização e esclarecimentos aos nossos alunos sobre temas que fazem parte do dia a dia da comunidade”, comentou Antonia Maia.
A coordenação do Programa Integração AABB Comunidade vai convidar representantes das Policias Militar, Civil e do Ministério Público para ministrar outras palestras direcionadas aos pais dos alunos.
Em Apodi, O Programa Integração AABB Comunidade tem melhorado a qualidade de vida de crianças e adolescentes do município. São 120 adolescentes atendidos, praticando várias atividades no campo esportivo e educacional como também no mundo cultural com o Coral de Vozes Vida, Grupo de Dança, Hip-Hop e o Grupo de Teatro AABB Comunidade, todos formados pelas crianças e adolescentes atendidas pelo programa, que é executado a partir de uma parceria da Prefeitura do Apodi com a Federação Nacional das Associações Atléticas Banco do Brasil (FENABB) e o Banco do Brasil.
“O programa AABB Comunidade conjuga saúde, educação, cultura, esporte e lazer, proporcionando assim novas perspectivas de vida a crianças e adolescentes de famílias de baixa renda de Apodi”, comentou Antônia Maia, coordenadora do programa.
Prefeitura de Apodi e SENAI abrem inscrições para cursos de eletricista predial e Industrial
Casa curso terá 160 horas aula, divididas entre teóricas e práticas, os participantes receberam orientações de como fazer instalações elétricas prediais e industriais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. A idade mínima é 18 anos, esta cursando o 2º grau, copia de documentos pessoais, comprovante de residência e ser beneficiário de Programas Sociais do município.
Ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, os cursos serão realizados no Núcleo de Atenção ao Idoso com inicio no dia 29 de outubro. Mais informação pode ser adquirida pelo fone (84) 3333:3561 ou 9622:1118.
“Com esses cursos vamos abrir mais oportunidades para os jovens que qualificados tem melhores condições de conseguir um emprego”, comentou Laete Oliveira.
Para a prefeita da cidade, professora, Goreti da Silveira Pinto (PMDB), além de oferecer capacitação profissional gratuita para a comunidade, aumentara a agilidade e a eficácia do processo de capacitação de eletricistas, garantindo maior disponibilidade de mão de obra qualificada no mercado.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
CANCELADO CONCURSO DOS CORREIOS

Pequeno Príncipe realiza Projeto "Criança meu alvo é você!"







segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Programa Luz para Todos atendera a 30 famílias de oito comunidades rurais apodiense

Cerca de 30 famílias residentes nas Comunidades Rurais de Baixa Funda, Góis, Juazeiro, Ipueira, Melancias, Santa Cruz, Sitio Novo. A prefeita Goreti Silveira uniu esforços e as comunidades rurais serão atendidas pelo programa. O Projeto está em desenvolvimento no município, atendendo zonas rurais onde não existia luz. A ligação da energia elétrica até os domicílios é gratuita.
No Rio Grande do Norte, o Programa Luz para Todos é desenvolvido através de parceria firmada entre Governo do Estado via Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER com o Governo Federal através do Ministério de Minas e Energia, Companhia Energética do Rio Grande do Norte – COSERN e a Prefeitura de Apodi.
O município de Apodi conta mais de 1.600 km de área e cerca de 100 localidades rurais com uma população superior a 36 mil habitantes. O Programa Luz para Todos já atendeu a dezenas de famílias de sítios onde não existia energia elétrica.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Apodi realizara 10 casamentos coletivos no final de semana
APODI – Acontece no próximo dia 17 de Outubro em Apodi, 10 casamentos coletivos, promovido pela Prefeitura do Apodi via Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Os casamentos foram articulados pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, que realizou uma reunião com 10 casais no dia 08/10 na sede do CRAS no bairro de Lagoa Seca.
Os 10 casamentos vão acontecer na noite de 17 de outubro na Igreja Assembléia de Deus e receberam as bênçãos religiosas do pastor, Isaac Dias e serão realizados com famílias usuárias dos programas sociais do município.
A equipe do Cras de Apodi é formada por vários profissionais, psicóloga, Daysy May, Assistente Social, Fabricia Karem, Psicopedagoga, Suely Veríssimo, e coordenado por Ismael Simão que realizaram varias palestras e dinâmicas para os casais, foram palestras que envolveram temas de relacionamentos conjugal auto-estima e companheirismo.
O objetivo dos casamentos é de fortalecer os vínculos familiares e estimular as pessoas, que convivem há anos e já possuem filhos, e estão regularizando seu estado civil. O Casamento Coletivo Trata-se do projeto “Estruturando Famílias” Um projeto desenvolvido no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Apodi. O secretario Laete Oliveira de Desenvolvimento e Assistência Social esteve presente nas palestras e avaliou muito positivo o evento para as famílias envolvidas no programa do Cras.
A chegada dos casais está prevista para as 19h30. Todas as despesas da cerimônia civil serão custeadas pela A Prefeitura Municipal de Apodi. O Cras articulou as parcerias para custear as despesas da cerimônia. As documentações e despesas de cartório de cada casamento foram custeadas pela Prefeitura via Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. Em média, esse processo custaria aos casais mais de R$ 200.
Apodi realiza I Semana de Atividades das crianças dos Programas Sociais do município
APODI – Muita alegria e descontração. Esse o clima entre as mais de 800 crianças e adolescentes dos Programas AABB Comunidade Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que estão fazendo um intercâmbio na I Semana de Atividades das crianças dos Programas Sociais de Apodi.
Realizado pela Prefeitura do Apodi via Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o evento esta acontecendo nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), onde as crianças e adolescentes tem acesso a quadra de esportes, campo de futebol, piscinas, aulas de capoeira, musica dentre varias outras atividades. A programação é iniciada logo a partir das 08h00minh se estendendo ate as 12h00minh quando é servido um almoço aos participantes que são da cidade e de varias comunidades rural do município.
O evento esta sendo coordenada pelos professores, Antónia Maia do AABB Comunidade, Elvia Maria Custodio da coordenação do PETI, Francisco Gilberto da Silva coordenador de Desportos e Lazer. “Aqui as crianças e adolescentes tem vários tipos de atividades esportivas, culturais e lazer e o mais importante uma boa oportunidade para as crianças, adolescentes e monitores dos programas interagirem e buscar novos conhecimentos”, comentou a coordenadora do AABB Comunidade, Antónia Maia da Costa que comemora os resultados positivos do evento.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
FELIZ DIA DO PROFESSOR
Prefeitura de Apodi adota medidas para contenção de despesas
A medida leva em conta a redução na arrecadação da receita, em função da crise econômica mundial e visa proteger as finanças municipais como forma de evitar um déficit. Com essa medida, a Prefeitura de Apodi pretende manter em dia o pagamento dos fornecedores e servidores municipais. A medida também estabelece contenção de gastos em energia elétrica, telefonia, combustíveis e outros, como a concessão de diárias, passagens, gratificações, licenças-prêmio e outras.
A reunião aconteceu no Palácio Francisco Pinto, sede do Executivo Apodiense e contou com a presença de todos os secretários, assessores da municipalidade.
Os programas nas áreas da saúde, educação, assistência social, limpeza publica não serão afetados com as medidas tomadas para a redução de despesas pela prefeita Goreti da Silveira Pinto.
Apesar da crise a Prefeitura do Apodi tem mantido a folha de pagamento dos mais de 1.000 servidores do município em dia.
Economizar. Essa é a nova palavra de ordem da Prefeitura de Apodi. O impacto da crise nas finanças de Apodi já causou uma perda de mais de R$ 1 milhão em comparação ao mesmo período do ano passado. Mesmo com as perdas, a prefeita Goreti Pinto garante que o orçamento da Prefeitura está equilibrado. "Nossa prioridade é pagar o funcionalismo em dia, cumprir o calendário do Plano de Cargos e Salários dos servidores, continuar as nossas ações nas áreas da saúde, educação, social e honrar compromissos com os fornecedores", afirmou Goreti Silveira Pinto.
O município de Apodi conta com mais de 36 mil habitantes e mais de 100 comunidades rurais em 1.600km de área. A cidade é a segunda maior em área e população do Médio e Alto Oeste. A boa articulação da prefeita, Goreti Silveira Pinto em Brasília tem garantido vários convênios para o município que deveram ser concretizados dentro dos próximos meses.
“Graças apoio dos senadores, deputados federais estamos com vários projetos junto ao Governo Federal a ser liberados para Apodi”, destacou a prefeita Goreti Silveira que também conta com bom relacionamento político com o vice-governador, Ibere Ferreira (PSB) que tem recebido a prefeita em seu gabinete em audiências na capital do estado.

APODI – Foi com a realização de uma grande caminhada que o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de Apodi comemorou nesta terça-feira, o Dia Mundial da Saúde Mental. A caminhada teve inicio na sede do CAPS I, às 07:00 h, com os Usuários, Técnicos e Familiares até o Calçadão da Lagoa do Apodi.
Durante evento que aconteceu no Terminal Turístico da cidade e foi acompanhado pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), foi feito um trabalho de acolhimento, alongamento e dinâmica, café da manha e uma palestra com o médico psiquiatra Ernani Pinheiro de Freitas, com o tema: “Vivencias Sociais e Atividades Grupais”.
A caminhada ainda contou com a participação do secretario de Saúde, Ivanildo Lima, prefeita da cidade, professora, Goreti da Silveira Pinto, coordenadora do Centro de Saúde, Ítala Sena dentre outras autoridades do município.
O Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado em mais de 100 países, com atividades promovidas por organizações não governamentais e profissionais da área da saúde mental e reabilitação, instituições governamentais, estabelecimentos de ensino, serviços públicos e privados, familiares e doentes.
O principal objetivo é relembrar a necessidade contínua de “tornar as questões de saúde mental uma prioridade global”, sublinhado o fato, muitas vezes ignorado, de que a saúde mental é uma preocupação universal. A doença mental não escolhe as suas vítimas, podendo ocorrer em todas as culturas e em todas as fases da vida.
Em Apodi o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), é coordenado pela psicóloga, Cyntia Vanessa, que tem feito importante trabalho junto à comunidade, chegando a ganhar destaque em nível estadual quando se apresentou em Natal no evento da Mostra SUS com o trabalho: "Vivenciando os desafios na sociedade: um novo olhar ao portador de transtorno mental de Apodi". O CAPS apodiense tem também sempre faz passeios com seus usuários, o mais recente foi em Mossoró à capital do Oeste Potiguar.
MOSTRA SUS NATAL - O Mostra SUS realizado em Natal foi um sucesso e a participação da equipe do CAPS I Apodi fez história, com a apresentação oral do trabalho intitulado "Vivenciando os desafios na sociedade: um novo olhar ao portador de transtorno mental em Apodi/RN".
“Agradeço a todo apoio, em especial a Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal de Apodi por proporcionar a partilha de conhecimentos e aprendizagens adquiridos através das experiências vividas durante este grande evento em Natal, Fiquei muito feliz em saber que o nosso fazer saúde mental foi ouvido, visto e discutido”, comentou a psicóloga, Cyntia Vanessa
GESTÃO DEMOCRÁTICA
A direção do SINTE-RN não concorda que seja feita qualquer modificação sem que professores, funcionários, alunos e pais sejam consultados. Por isso, conclama os trabalhadores e trabalhadores em educação a somar-se a Comissão Eleitoral Central e assegurar que qualquer modificação seja somente com a realização de Fóruns Consultivos e Deliberativos com representação de toda comunidade escolar. A Lei da Gestão Democrática foi definida através da participação de 109 mil alunos, 8.887 professores, 6.139 servidores e 42.578 pais.
Para a coordenadora geral do SINTE-RN, Fátima Cardoso, “as mudanças propostas, tal como estão, desrespeitam a decisão tomada por toda a comunidade escolar. Interesses particularidades não podem descaracterizar a luta pela democracia plena. O SINTE-RN não abrirá mão de resgatar a democracia em todos os momentos” afirma.
"O processo eleitoral cumpriu todas as etapas de organização, que são os fóruns que aconteceram em todas as 16 DIREDs, inclusive com todas as comissões eleitorais escolares instaladas, não podemos mudar as regras no meio do jogo", relata Canindé Silva, diretor do SINTE-RN e membro da Comissão Eleitoral Central.
O LEÃO DÁ A PATA

ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA
EDITAL ESAF N. 94, DE 07 DE OUTUBRO DE 2009 (*)
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE ANALISTA-TRIBUTÁRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL
O DIRETOR-GERAL DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA, no uso de suas atribuições e considerando a subdelegação de competência outorgada à ESAF pela Portaria n. 174, de 07/5/2009, do Secretário Executivo do Ministério da
Fazenda, publicada na Seção 2 do Diário Oficial da União de 08/5/2009, divulga e estabelece normas específicas para abertura das inscrições e a realização de concurso público destinado a selecionar candidatos para o provimento de cargos de ANALISTATRIBUTÁRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, no Padrão e Classe iniciais da Carreira de Auditoria da Receita Federal
do Brasil, do Quadro de Pessoal do Ministério da Fazenda, autorizado pela Portaria n. 87, do Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicada na Seção 1 do Diário Oficial da União de 24/4/2009, observadas as disposições constitucionais referentes ao assunto e, ainda, os termos da Lei n. 8.112, de 11/12/1990, da Lei n. 10.593, de 6/12/2002 (DOU de 9/12/2002), da Lei n. 11.457, de 16/3/2007 (DOU de 19/3/2007), da Lei n. 11.890, de 24/12/2008 (DOU de 26/12/2008), do Decreto n. 4.175, de 27/3/2002 (DOU de 28/3/2002), do Decreto n. 6.641, de 10/11/2008 (DOU de 11/11/08), do art. 29 do Decreto n. 6.944, de 21/8/2009 (DOU de 24/8/2009), da Portaria MP n. 450, de 6/11/2002 (DOU de 7/11/2002) e da Portaria MP n. 298, de 17/9/2009 (DOU de 18/9/2009) e, em particular, as normas contidas neste Edital.
1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 - O concurso público, com classificação em âmbito nacional, visa ao provimento do número de vagas estabelecido no subitem
1.2, ressalvada a possibilidade de acréscimo prevista no § 3º do art. 1º do Decreto n. 4.175/2002 e no art. 14 da Portaria MP n.
450/2002, e será assim constituído:
1.1.1 - Primeira Etapa:
a) Prova 1 - Objetiva de Conhecimentos Gerais: de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 110 pontos ponderados;
b) Prova 2 - Objetiva de Conhecimentos Específicos, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 120 pontos ponderados.
c) Prova Dissertativa - de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 100 pontos.
A inscrição será efetuada, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.esaf.fazenda.gov.br, no período compreendido entre 10 horas do dia 19 de outubro de 2009 e 23h59min do dia 02 de novembro de 2009, considerado o horário de Brasília-DF, mediante o pagamento da taxa a ela pertinente, no valor de R$ 100,00 (cem reais), por meio de boleto eletrônico, pagável em toda a rede bancária.
5.2.1 - O boleto para recolhimento da taxa de inscrição (GRU – COBRANÇA) estará disponível no endereço www.esaf.fazenda.gov.br e deverá ser impresso imediatamente após a conclusão do preenchimento do formulário de inscrição.
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Prefeitura de Apodi adota medidas para contenção de despesas
A medida leva em conta a redução na arrecadação da receita, em função da crise econômica mundial e visa proteger as finanças municipais como forma de evitar um déficit. Com essa medida, a Prefeitura de Apodi pretende manter em dia o pagamento dos fornecedores e servidores municipais. A medida também estabelece contenção de gastos em energia elétrica, telefonia, combustíveis e outros, como a concessão de diárias, passagens, gratificações, licenças-prêmio e outras.
A reunião aconteceu no Palácio Francisco Pinto, sede do Executivo Apodiense e contou com a presença de todos os secretários, assessores da municipalidade.
Os programas nas áreas da saúde, educação, assistência social, limpeza publica não serão afetados com as medidas tomadas para a redução de despesas pela prefeita Goreti da Silveira Pinto.
Apesar da crise a Prefeitura do Apodi tem mantido a folha de pagamento dos mais de 1.000 servidores do município em dia.
Economizar. Essa é a nova palavra de ordem da Prefeitura de Apodi. O impacto da crise nas finanças de Apodi já causou uma perda de mais de R$ 1 milhão em comparação ao mesmo período do ano passado. Mesmo com as perdas, a prefeita Goreti Pinto garante que o orçamento da Prefeitura está equilibrado. "Nossa prioridade é pagar o funcionalismo em dia, cumprir o calendário do Plano de Cargos e Salários dos servidores, continuar as nossas ações nas áreas da saúde, educação, social e honrar compromissos com os fornecedores", afirmou Goreti Silveira Pinto.
O município de Apodi conta com mais de 36 mil habitantes e mais de 100 comunidades rurais em 1.600km de área. A cidade é a segunda maior em área e população do Médio e Alto Oeste. A boa articulação da prefeita, Goreti Silveira Pinto em Brasília tem garantido vários convênios para o município que deveram ser concretizados dentro dos próximos meses.
“Graças apoio dos senadores, deputados federais estamos com vários projetos junto ao Governo Federal a ser liberados para Apodi”, destacou a prefeita Goreti Silveira que também conta com bom relacionamento político com o vice-governador, Ibere Ferreira (PSB) que tem recebido a prefeita em seu gabinete em audiências na capital do estado.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
VEM AÍ O CONCURSO DA CAERN

Serão selecionados profissionais de nível superior para os cargos de Administrador, Assistente Social, Analista de Materiais, Economista, Engenheiro Civil, Engenheiro Mecânico, Engenheiro de Produção, Geógrafo, Jornalista, Psicólogo, Químico e Sociólogo.
O cadastro de reserva terá ainda cargos e funções de nível médio, contemplando Assistente (Agente Administrativo) e nível médio técnico, para Técnico de Contabilidade, Técnico em Controle Ambiental ou Saneamento, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Mecânica.
Apodi realizará I Conferência Municipal de Cultura
Realizada pela Prefeitura do Apodi via via Secretaria de Turismo e Cultura, comandada por Maria Auxiliadora da Silva Maia “Dodora”, a Conferencia de Cultura terá como temas centrais a “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, e dela poderão participar representantes de ONGS, Conselhos Municipais, Secretarias Municipais, Associações Culturais e Comunitárias e Representantes dos Poderes Executivo e Legislativo.
A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura realizará a I Conferencia Municipal de Cultura, em conformidade com o regimento da 2ª Conferência Nacional da Cultura. Esta será a 1ª Conferência Municipal de Cultura, com o objetivo de promover o encontro entre cidadãos, agentes produtores de cultura no município e os representantes do Governo Municipal para que possam construir propostas de políticas públicas de cultura para o município de Apodi.
“A Conferência Municipal de Cultura é um espaço importante para troca de informações e de discussão sobre os rumos que a cultura de Apodi”, comentou a secretaria Dodora Maia.
Uma ampla programação esta sendo montada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura para que o evento atinja seus reais objetivos. A prefeita da cidade, professora Goreti da Silveira Pinto, confirmou presença juntamente com seus secretários, assessores e vereadores
Núcleo da UERN terá novo curso em 2010, mas população aguarda construção do Campus

Desde a criação do Núcleo Avançado de Educação Superior da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) em Apodi 2002, que a população apodiense conta apenas com os cursos de Letras e Educação Física. Mas dentro da política de rotação dos cursos que vai de acordo com as necessidades e demanda de cada município a UERN vai renovando os cursos.
A prefeita de Apodi, professora, Goreti da Silveira Pinto (PMDB), juntamente com os prefeitos das cidades de Felipe Guerra, Braz Costa Neto (PMDB), de Itaú, Edson Melo (DEM), de Severiano Melo, Silvestre Monteiro (PSB), de Rodolfo Fernandes, Bernadete Queiroz (DEM), tem lutado pela construção de um Campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Inclusive a governadora Wilma de Faria (PSB) em vista ao município de Apodi, chegou a garantir que a cidade seria atendida com o importante beneficio que atenderia a mais de 2 mil alunos da região do Médio Oeste.
O projeto do Campus da UERN de Apodi já foi entregue pela prefeita Goreti Silveira Pinto ao secretario estadual da Educação, Rui Pereira, reitor da UERN, Milton Marques, governadora Wilma de Faria e ao vice-governador Ibere Ferreira de Souza em recentes reuniões realizadas em Mossoró e Natal.
O deputado estadual Wober Júnior (PPS) também abraçou a luta pela construção do Campus da UERN em Apodi e vem lutando junto ao Governo do Estado.
Encravada no Médio Oeste Potiguar, a cidade de Apodi conta com mais de 1.500 estudantes cursando o segundo grau, que nos próximos anos vão estar ingressando numa faculdade. Atualmente, já são 700 fazendo curso superior em Mossoró, Pau dos Ferros e Caraúbas e para suprir todas as necessidades da classe jovem apodiense que deseja ingressar no ensino superior a prefeita Goreti Pinto vem buscando apoio junto a toda classe política para lutar pela implantação do Campus Avançado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O município atualmente dispõe apenas de um Núcleo Avançado da UERN que dispõe de apenas dois cursos.
Além da preocupação da prefeita Goreti Pinto a proposta também vem sendo debatida pela Assembléia Legislativa, em Natal que através do deputado Robson Farias (PMN). Robson teria garantindo uma Emenda no Orçamento do Estado no valor de R$ 1,5 milhão.Segundo a prefeita Gorete Pinto, além de beneficiar mais de 2 mil estudantes de Apodi, o Campus também vai beneficiar os vizinhos de Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo, Itaú, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz e Caraúbas.
A construção do Campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte em Apodi está orçada em R$ 2 milhões. A Prefeitura de Apodi já disponibilizou o terreno para que seja avaliado pelo setor técnico da UERN. “Iremos atrás dos recursos que faltam onde for necessário e estamos dispostos a providenciar o terreno que a Uern precisar para o Campus”, diz a prefeita Gorete Pinto.
O município de Apodi é o segundo maior do Médio e Alto Oeste Potiguar, com uma população de mais de 36 mil habitantes, Apodi não tem recebido investimentos como deveria do Governo Estadual e Federal.Na cidade vários segmentos lutam pela construção do Campus.
CONCURSO DO IBGE

Peço que façam essa divulgação e ajudem o IBGE a escolher o melhor quadro para os trabalhos do Censo
Grato pela colaboração
Rogerio Henrique da Costa CampeloTecnico IBGE - Agência Mossoró
terça-feira, 6 de outubro de 2009
ENEM TEM NOVA DATA

G1 antecipou data da nova prova no início da tarde desta terça.Quem quiser mudar local do Enem poderá fazê-lo na site do Inep. O ministro da Educação, Fernando Haddad, confirmou nesta terça-feira (6) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ser aplicado nos dias 5 e 6 de dezembro, como antecipou o G1 no início da tarde.
Leia também: nova data do Enem coincide com vestibulares de públicas e particulares
O ministro anunciou, em entrevista coletiva após encontro com o ministro da Justiça, Tarso Genro, qual será a nova estrutura de aplicação da prova. Cespe e Cesgranrio serão responsáveis pela impressão, aplicação e correção; os Correios, pela distribuição em caráter especial; a Polícia Federal (PF), pela parte da inteligência.
Locais de prova e vestibulares
O ministro disse que, a partir desta quarta-feira (7), quem quiser mudar a cidade onde vai fazer prova, poderá fazê-lo no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais (www.inep.gov.br).
Sobre os vestibulares marcados para essas datas, Haddad afirmou que já contactou os reitores da universidades em questão. “Nós contatamos os três reitores [UFJF, UFSC e UnB] e tivemos, da parte deles, liberação da data do exame”, disse, acrescentando que vai entrar em contato com a UERJ, que tem a segunda fase do seu vestibular marcada para o dia 6. O ministro também disse que a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari, está falando com as universidades.
Para o próximo ano, Haddad disse que vai defender o fim de licitações para o exame e o “uso de empresas de excelência”. “Embora tenhamos feitos processos licitatórios normais, quando começa a haver disputa por esse tipo de serviço, você pode correr o risco de alguém que formalmente consiga cumprir os requisitos do edital e não tenha condições [de aplicar a prova]”, afirmou.
UERN REABRE PRAZO PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS

Seminário aborda paz nas escolas estaduais

segunda-feira, 5 de outubro de 2009
FAZ UM ANO.
UM DIA QUE ENTROU NA HISTÓRIA DE APODI
PROITEC: DIVULGADO GABARITO RETIFICADO

O novo gabarito foi divulgado após análise do resultado dos recursos.
A Comissão Central de Organização do Programa Itec, antigo Procefet, divulgou ontem o gabarito oficial retificado da segunda avaliação do processo. O novo gabarito é fruto da análise do resultado dos recursos interpostos nos setores de protocolo dos campi do Instituto Federal.
Confira o novo gabarito: