quarta-feira, 20 de maio de 2009

18 de Maio: Dia Nacional de Combate Ao Abuso e á Exploração Sexual Infanto-Juvenil





APODI – O município de Apodi realizou extensa programação especial com a execução de varias atividades em todas as escolas da Rede Municipal, Estadual e Privada de Ensino, durante toda semana para alerta a população sobre a importância do Dia Nacional de Combate Ao Abuso e á Exploração Sexual Infanto-Juvenil que foi comemorado ontem dia 18 de maio em grande evento realizado na Praça Getulio Vargas em um circo que foi montado exclusivamente para o encerramento das atividades.
Enquanto alguns municípios só comemoraram apenas o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração, a Prefeitura de Apodi realizou ampla programação que foi montada pelas Secretarias de Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude, Educação, Turismo, Conselho Tutelar.
A abertura da semana de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Apodi, aconteceu na Casa da Cultura Popular de Apodi e contou além da presença da prefeita Goreti Pinto, secretario de Desenvolvimento Social, Laete Oliveira, Secretaria da Educação e Cultura, Mara Marlizete, vereadores, assessores da municipalidade, promotora e juíza da Comarca de Apodi, diretores de escolas, dentre outras autoridades do município.
"Com o apoio das autoridades e da população apodiense reduzir a violência contra crianças e adolescentes, principalmente a violência doméstica e sexual, Apodi conta com vários programas sociais e uma equipe de profissionais determinada para trabalhar a proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco para a Violência", disse a prefeita Goreti Pinto.
Já o encerramento foi realizado em um Circo montado na Praça Getulio Vargas no centro da cidade e contou com a participação da prefeita Goreti Pinto, secretários de Desenvolvimento Social, Laete Oliveira, Educação e Cultura, Mara Marlizete, Diretora da Maternidade Claudina Pinto, Itala Sena e diversas outras autoridades, professores, alunos e da população apodiense que estava representada por vários segmentos.
O Dia Nacional - O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexuais de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal nº 9970/2000 com o objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a se engajar no combate às violências sexuais de crianças e adolescentes, bem como na defesa dos seus direitos.
Essa data foi escolhida há 30 anos. A 18 de maio de 1973, o assassinato de Aracelli Cabrera Crespo, de nove anos incompletos, em Vitória (ES), chocou o país. Aracelli foi seqüestrada, drogada, estuprada, teve seu rosto desfigurado com ácido, entre outras barbáries. A história desse crime denuncia muito dos ingredientes da violenta rede de exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes em nossa sociedade: implicação da rede familiar, abuso de poder, tráfico de drogas, corrupção e impunidade.
A violência sexual contra criança e adolescente é prática criminosa e, devido a valores culturais e morais, arbitrados pela sociedade, ainda tem pouca visibilidade social e política, o que dificulta o seu efetivo enfrentamento.
O encerramento da semana de enfrentamento de Dia Nacional de Combate Ao Abuso e á Exploração Sexual Infanto-Juvenil em Apodi foi marcado com uma grande caminhada que envolveu centenas de estudantes, professores e autoridades que percorreram varias ruas da cidade.