sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PAGAMENTO EM DIA: Prefeitura de Apodi efetua pagamento do funcionalismo

Prefeita Goreti Silveira


APODI – A Prefeitura de Apodi efetua o pagamento dos salários, de todos os servidores do município referente ao mês de agosto nos dias 28 e 31.
De acordo com o Calendário de Pagamento que foi liberado pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Recursos Humanos os funcionários lotados no Gabinete Civil, Finanças, Administração, Agricultura e Irrigação, Desenvolvimento Social, Banda Municipal de Musica Antonio de Pádua leite, Saúde, Centros e Postos de Saúde, Núcleo Avançado da UERN, Biblioteca, Juventude, AABB Comunidade, Obras, Urbanismo, Mulher, Agente de Saúde e Endemias e os Cargos Comissionados recebem nessa sexta-feira (28). Já os setores do Fundeb recebem na segunda-feira no dia 31.
Mesmo com as constantes quedas nos repasses do Fundo de participação dos Municípios (FPM), a prefeita Goreti Pinto vem mantendo em dia os salários dos servidores e ainda fez a antecipação de 50% do 13º salário de todos os servidores.
O secretário Municipal da Administração, Cesar Silva, explicou que apesar da queda da arrecadação do Fundo da Participação dos Municípios – FPM, a prefeitura Goreti Pinto continua pagando os servidores municipais dentro mês.
“Apesar das dificuldades que o município enfrenta, a prefeita Goreti Pinto mostra o compromisso que tem como gestora pública e mantém o pagamento da folha rigorosamente em dia, para que os serviços oferecidos pela prefeitura continuem sendo oferecidos para os apodienses da melhor forma possível”, afirmou o secretário.
Servidores terão que se recadastrar – Os servidores públicos, entre eles os aposentados e pensionistas, terão que passar por um processo de recadastramento. A medida esta sendo tomada pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Recursos Humanos.
O servidor será convocado pela municipalidade e preencher o formulário. Em seguida pedir ao respectivo chefe para assiná-lo e levar ao departamento de pessoal da prefeitura.
Opinião do Oeste: Ao contrário da decepção que a maioria dos servidores do Estado tiveram por estar esperando como resultado da última greve um aumento mínino de 14,97% para pagamento no mês de Agosto e nada. Respeito com servidor público, esse é o compromisso da administração Forte como o seu povo!

Prefeitura de Apodi corta gastos internos para fugir da crise

Prefeita de Apodi - Professora Goreti Silveira


Secretário de Administração - Professor Cézar Silva

APODI – A prefeita de Apodi no Médio Oeste Potiguar, professora, Maria Goreti da Silveira Pinto (PMDB), através de estudos realizados pelas Secretarias de Finanças e Administração, respectivamente, fez um decreto onde a municipalidade tomara medidas em caráter Temporário para Diminuição de despesas e adequação orçamentária da administração municipal.
No Decreto assinado pela prefeita Goreti Pinto em 19 de agosto, ficou instituído que o expediente será único tanto nas Secretarias quanto no Palácio Francisco Pinto, sede do executivo apodiense tendo início as 07:00h as 13:00h. Já o turno vespertino, que funcionara de 15:00h as 17:00h, será destinado ao desenvolvimento de expediente interno, com os servidores detentores de Cargos Comissionados e Funções Gratificadas (GRAFEF’S).
Só ficaram excluídos das medidas adotadas pela chefe do executivo apodiense, as unidades de saúde, estabelecimentos educacionais, serviços de limpeza, cemitérios que terão seu funcionamento normalmente nos horários de 7:00h as 1100h e 13:00 as 17:00h.
A Secretaria de Administração, Planejamento e Recursos Humanos atuara com a Comissão Provisória para Avaliação e Controle Financeiro que terá cinco membros. Todas as secretarias do município terão que enviar ate o dia 31 de agosto um planejamento de ações que possibilitem a redução das despesas com água, energia, telefone e combustível, no mínimo em 30% do seu custo apurado no mês de julho passado.
Ainda de acordo com o Decreto todas as concessões de diárias, despesas passaram pelo crivo da Comissão de Controle Financeiro. Os telefones da municipalidade também estão impossibilitados de realizar chamadas para telefones celulares.
“Qualquer dificuldades para o cumprimento das existências do Decreto para o cumprimento de despesas fixas como pessoal, serviços de água, luz, telefone, aluguel, internet dentre outros será tomada decisões mais rigorosas como corte na concessão de hora extra, gratificações e ate mesmo a redução de 20% no quadro de Cargos Comissionados”, comentou o secretario da Administração e Planejamento, Cesar Silva.
Ainda de acordo com Cesar Silva os dados financeiros desses sete meses de administração mostram um quadro de estabilidade apesar da crise financeira internacional, com redução no ritmo de arrecadação, queda de nas despesas da máquina pública. "Esses cortes determinados pela prefeita Goreti Pinto nas despesas burocráticas, para garantir aqueles investimentos que realmente importam para a população, que são investimentos na saúde, educação, social", afirmou o secretário Cesar Silva que destaca ainda que o funcionalismo tem recebido seus proventos em dia.
Não haverá corte nos investimentos sociais, saúde e educação. A contenção ficou restrita ao chamado "custeio", formado pelos gastos de manutenção da máquina administrativa, o que inclui desde o combustível dos carros da prefeitura até os gastos com telefonia fixa e móvel, passando pelos gastos com viagens, água, iluminação de prédios públicos e outros serviços.
“A prefeita Goreti Pinto tem feito uma administração com responsabilidade e sempre buscando o melhor para o povo apodiense, essas medidas só vem a fortalecer a administração e no futuro garantir mais investimentos para a nossa cidade”, finalizou Cesar Silva.
Encravado no Médio Oeste do Rio Grande do Norte, o município de Apodi conta com uma população de mais de 36 mil habitantes e uma área geográfica de 1.600k2 com mais de 100 comunidades rurais.

Prefeita faz entrega de diploma a mulheres participantes de cursos de tapeçaria

APODI – A prefeita de Apodi, professora Goreti da Silveira Pinto (PMDB), entregou na manha dessa sexta-feira em solenidade realizada na sede do Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS) no bairro Lagoa Seca diplomas para varias alunas de um curso de profissionalização em fabricação de tapetes. As estudantes em sua maioria donas de casa iniciaram o curso em 13 de julho e concluíram em 13 de agosto.
Ainda participaram da entrega dos diplomas, o secretario de Desenvolvimento Social, Laete Oliveira e vários coordenadores do Cras e de outros programas sociais executados no território apodiense pela municipalidade. A solenidade foi presidida pelo coordenador do CRAS, Ismael Simão.
A Prefeitura do Apodi através de suas secretarias vem investindo pesado na realização de cursos profissionalizantes para a população apodiense. Os cursos integram o Plano de Qualificação Profissional que a prefeita Goreti Pinto criou como forma de garantir oportunidade de qualificação para a população ter acesso ao disputado mercado de trabalho.
“Meus alunos tiveram todo o apoio para estudar e por isso conseguiram completar o curso. A maioria entrou para obter uma renda a mais e agora já podem produzir tapetes”, afirmou a professora do curso à artesã Maria Luiza.
A prefeita Goreti Pinto destacou a importância dos cursos profissionalizantes para as mulheres e garantiu continuar investindo no Plano de Qualificação Profissional.
Responsável pela coordenação, articulação e implementação da política pública de assistência social do município de Apodi a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, tem como principais objetivos promover um conjunto de ações de iniciativa pública e da sociedade civil organizada, para atendimento aos cidadãos e grupos que se encontrem em situação de vulnerabilidade social e risco; pertencimento e sociabilidade; exclusão devido à pobreza e/ou acesso as demais políticas públicas; uso de substâncias psicoativas; violência familiar, de grupos e indivíduos.
Através do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, tendo como Coordenador Geral, Ismael Simão, o Cras é um serviço continuado de proteção social básica, desenvolvido nos Centros de Referência da Assistência Social (Casa da Família). Esses centros são espaços físicos localizados estrategicamente em áreas com maior índice de vulnerabilidade e risco social e pessoal. Prestam atendimento sócio-assistêncial, articulam os serviços disponíveis em cada localidade, potencializando, coordenando e organizando a rede de proteção social básica intersetorialmente com políticas públicas e sociais em busca de melhores condições para as famílias.
O município de Apodi já possui um CRAS, que atende uma demanda de famílias que necessitam dos atendimentos oferecidos pelo Programa que se localiza no bairro de Lagoa Seca.
QUEM PODE SER ATENDIDO NO CRAS
• Famílias atendidas pelo Bolsa Família;
• Famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, principalmente jovens, adolescentes e crianças que apresentem conflitos nas relações familiares e comunitários;
• Idosos em situação de vulnerabilidade social que precisem ter acesso a programas sociais (renda e convívio).
• Pessoas que se encontre em situação de risco devido ao abandono, violência ou processo de marginalização e criminalidade e que não tiveram acesso aos programas sociais.

Prefeitura realiza mutirões de limpeza nos bairros de Apodi

Secretário de Urbanismo Helton de Souza


Máquina trabalhando na limpeza da cidade

APODI – A Prefeitura de Apodi realiza a operação Cidade Limpa, que promove, entre outras ações, um grande mutirão de limpeza, retirada de entulho, capina e desobstrução de valas e bueiros e podação de arvores.
A operação foi realizada já nos bairros Coab, São Sebastião (Parque de Vaquejadas), centro da cidade, IPE e na BR-405 o trabalho é feito pela Secretaria Municipal de Urbanismo comandada pelo jovem Elthon Rosenberg Silveira de Souza que fez um levantamento das necessidades dos moradores, que contribuíram com sugestões para melhorar a qualidade de vida da comunidade.
A prefeita da cidade, professora, Goreti da Silveira Pinto (PMDB) tem acompanhado o trabalho realizado pela Secretaria de Urbanismo. “A operação tem o objetivo de manter a cidade limpa e para que a operação tenha um resultado positivo contamos com a colaboração dos moradores no sentido de que nos ajudem a manter a cidade limpa”, comentou a prefeita.
As ruas beneficiadas pela operação foram escolhidas pelos próprios moradores que apontaram os problemas e as possíveis soluções. ”Esse trabalho contribui para conservar as áreas limpas, combater e controlar bichos que se proliferam com o lixo que ficava espalhado aqui na rua”, lembra uma moradora de uma das ruas atendidas com a operação limpeza.
Desde quarta-feira que a equipe da Secretaria de Urbanismo esta executando o trabalho de limpeza no Bairro Lagoa Seca, mas precisamente na Baixa do Caic onde já foram retiradas varias toneladas de lixo.
Segundo o secretario de Urbanismo, Elthon de Souza o trabalho ainda será executados na Comunidade de Soledade e no bairro Malvinas.

Secretaria da Mulher e da igualdade Racial de Apodi monta plano de trabalho

Dagmar Suassuna, Dr. Klinger e a prefeita Goreti Silveira


APODI – Com a finalidade de traçar metas de trabalho a prefeita de Apodi, Goreti da Silveira Pinto (PMDB), reuniu em seu gabinete de trabalho no Palácio Francisco com a equipe de trabalho da Secretaria Municipal da Mulher e da Igualdade Racial.
O encontro, que aconteceu na tarde de quinta-feira contou com a presença do chefe de gabinete civil, Klinger Péricles Pinto Diniz, secretaria da Mulher e da Igualdade Racial, Dagmar Suassuna e das coordenadoras, Antonia Maia, Ítala Sena, Rochely Gurgel, Lenilda que também é vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi e uma figura muito importante no meio rural, a reunião serviu para que a secretaria e os coordenadores mostrassem um plano de trabalho que será executado dentro dos próximos dias junto as mulheres apodienses.
A criação da Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial é um compromisso da prefeita Goreti Pinto com as mulheres de Apodi e mostra que a municipalidade tem o total interesse de desenvolver uma política de valorização das mulheres apodienses. “O objetivo da criação dessa pasta, dar início à política municipal de seu governo de garantia dos direitos da mulher e para o fortalecimento da cidadania feminina no município”, comentou a prefeita Goreti Pinto.
O município de Apodi é um dos poucos do Rio Grande do Norte a contar com uma secretaria especial de atenção a mulher. A iniciativa da prefeita Goreti Pinto foi bastante elogiada pelas mulheres do município.
"Estamos cumprindo compromissos assumidos com a sociedade apodiense e, principalmente, com a mulher que, agora, vai ser prestigiada através das nossas políticas voltadas para a valorização e promoção da população feminina”, comentou a prefeita Gorete Pinto.
Depois de montado o Plano de Trabalho a recem criada Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial passara a atender a população na proxima segunda-feira. Desde sua criação a equipe da secretaria vinha realizando um estudo para identificar as reais necessidades das mulheres apodienses que agora sera executado.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

VEJA A MATÉRIA

Somente metade dos Professores Aprovados no Concurso de 2005 compareceu às Direds até agora para Efetivar Nomeação

Apenas a metade dos professores aprovados no último concurso do Estado e que foram convocados para assumir o cargo compareceu à 1ª Dired. A falta de comunicação na Secretaria Estadual de Educação e Cultura foi a causa. A Seec não tem os dados dos aprovados no concurso, realizado em 2005, o que impossibilita o contato com os nomeados.
Ao todo, 79 professores foram convocados. A lista com a relação dos aprovados foi publicada na edição desta quarta-feira (5) do Diário oficial do Estado.
Os convocados devem comparecer, até o dia 04 de setembro, à Comissão Permanente de Inspeção Médica Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, localizada na sede da EMATER, no Centro Administrativo, no horário das 8 às 12 horas. Na ocasião os profissionais devem apresentar os seguintes exames: - Sumário de urina com sedimentos copia;- Parasitológico de fezes;- Hemograma- Glicemia de jejum;- Raio-X de tórax em PA com laudo médico radiologista;- VDRL;- Testes alérgicos com parecer de médico alergista;- PSA para candidatos do sexo masculino com idade acima de 35 anos;- Audiometria com parecer do médico otorrinolaringologista;- Eletrocardiograma com parecer médico de cardiologista;- Mamografia para candidatas do sexo feminino com idade acima de 35 anos (com validade até 12 meses);- Atestado de sanidade mental expedido por médico psiquiatra;- Citologia oncótica (com validade até 12 meses)- Cartão de vacina anti-tetânica;- Laudo de ginecologista assistente, para gestantes, por estarem isentas dos exames radiológicos.
Os professores nomeados vão trabalhar em Natal, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Serra Caiada, Senador Elói de Souza, Lajes, Acari, Caicó, Jardim do Seridó, Serra Negra do Norte, Grossos, Mossoró, Tibau, Apodi e Bento Fernandes. São professores de Ciências, Geografia, Educação Artística, História, Ingles, Matemática, Português, Filosofia, Biologia e Educação Física.

Apodi promoverá IV Marcha da Inclusão

Prefeita de Apodi - Professora Goreti Silveira

Diretora da 13ª Dired - Professora Mundinha

APODI – O município de Apodi no Médio Oeste do Rio Grande do Norte promoverá no próximo sábado (29) a IV Marcha da Inclusão.
O evento é um movimento contra o preconceito com crianças e jovens que possuam necessidades especiais e a favor da inclusão deles na sociedade e dentro das escolas.
A caminhada está sendo organizado pela 13ª Diretoria Regional de Educação (13ª DIRED) e é apoiada pela Subcoordenadoria de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação (SUESP/SEEC), Prefeitura do Apodi através de todas as suas secretarias e por diversos órgãos e entidades solidários ao tema do evento "O desafio da inclusão: Transformar obstáculos em possibilidades e preconceito em convivência".
A concentração da caminhada está prevista para as 07h00 em frente ao Centro Regional de Educação Especial Geovânia Andrade de Morais. Na concentração os participantes serão recepcionados com a apresentação da banda Pau e Lata e dos Meninos da Chapada do Lajedo de Soledade. A banda é famosa por fazer música através de instrumentos retirados do lixo como latões de tinta, cabos de vassoura e baldes de plástico e de promover oficinas de música a crianças de comunidades carentes e escolas públicas.
A caminhada vai sair pelas ruas da cidade até o Ginásio Poliesportivo Wilson Custódio Diógenes onde o hino nacional será executado pela Banda Municipal de Musica Antônio de Pádua Leite e a diretora da 13ª Diretoria Regional de Educação, Raimunda Freire, vai abrir oficialmente o evento ao lado da prefeita de Apodi, professora Maria Goreti da Silveira Pinto (PMDB).
Após a solenidade de abertura haverá ainda a apresentação da equipe de basquete em cadeiras de rodas da Sociedade dos Amigos dos Deficientes do RN (SADEF).

Dia de campo apresenta tecnologias para o pequeno produtor rural apodiense

Prefeita de Apodi - Professora Goreti Silveira


APODI – A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa juntamente com a Prefeitura do Apodi via Secretaria de Agricultura e Irrigação, Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN – Emparn e vários outros parceiros realizam nesta quarta-feira na Chapada do Apodi um Dia de campo sobre o “Cultivo do Algodão para Agricultura Familiar e Cursos sobre o Uso do Mini Descascador de Algodão.
De acordo com o secretario de Agricultura e Irrigação da Prefeitura do Apodi, Eron Costa o evento terá quatro estações como abertura oficial do evento com um café da manha, O Cultivo do Algodão, Manejo de Pragas e Doenças, Produção de Sementes, curso sobre o uso do mini descaroçador de algodão e em seguida um almoço para os participantes. Toda programação será executada no Assentamento Rural Milagres.
O dia de campo irá apresentar dados úteis para identificar sistemas que consigam integrar maior diversidade, diversificação na produção do algodão na Chapada do Apodi, região onde se concentra o maior numero de produtores rurais que atuam na cultura algodoeira do município de Apodi que dispõe de mais de 100 Comunidades Rurais espalhadas em mais de 1.600km de área geográfica.
A prefeita da cidade, professora Maria Goreti da Silveira Pinto (PMDB) tem dado boas condições de trabalho a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Irrigação que tem atendido ao homem do campo com mais respeito e dignidade.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Mãe concurseira

Filhos e concursos. Por que não? A gravidez é considerada um momento único na vida de uma mulher, mas a luta por estabilidade financeira pode fazer com que a preparação para um concurso público cruze esse momento. Incompatível? A jornalista Nicole Hévila, 23, é mãe de Gabriel, de dois anos de idade. Ela engravidou aos 21 anos, no final da faculdade. Sem pretensões de seguir a carreira, ela conta que passado o choque da gravidez inesperada e o nascimento do filho, optou pelos concursos públicos quando Gabriel completou seis meses de idade. "Quero proporcionar a ele o mesmo padrão de vida que meus pais me deram ou mais, se possível; por isso o setor público, que pode me proporcionar estabilidade financeira e tranquilidade para estar mais presente no dia a dia dele".
Nicole relata que os primeiros seis meses de estudo foram uma dura adaptação. "Eu ia assistir as aulas de corpo presente, porque o meu pensamento estava em casa, no meu filho. Não estudei realmente até ele completar um ano". Por várias vezes ela saiu do cursinho correndo para amamentar o filho. Foi quando ela decidiu quebrar um pouco o forte vínculo com Gabriel e se dedicar aos estudos. Uma das medidas foi parar de dar de mamar. "Embora os pediatras estimulem a amamentação até os dois anos, avaliamos que já podíamos passar dessa fase". Apesar dos dois anos, Gabriel aparenta quatro, dado seu tamanho. Nossa personagem afirma que uma mãe concurseira nunca terá o mesmo ritmo de estudo que uma candidata sem filhos. "Por mais que eu passe uma tarde inteira estudando, sempre terei que dar atenção a Gabriel. São várias interrupções ao longo do estudo. O ritmo fica descompassado". Entretanto, ela conseguiu se adaptar à situação. "Antes eu pensava que tinha que ter toda uma preparação para estudar, mas agora consigo fazer isso sem problemas enquanto Gabriel está assistindo um desenho ao meu lado". Em sintonia com o filho, mas atenta aos livros.UniãoO assunto maternidade é recorrente, mesmo no cursinho. "Houve um boom dos concursos e as mães não ficaram de fora disso". No cursinho, Nicole fez amizade com outras mães e estudam juntas. "Compreendemos as interrupções com os filhos e conseguimos estudar bem. Se fosse com alguém que não tivesse filhos, ela iria achar que o estudo é sempre improdutivo". Atualmente, Nicole se dedica aos concursos mais difíceis, na área de tribunais e fiscal. "Os concursos de tribunais têm uma concorrência mais acirrada. O número de candidatos é maior e as provas mais fáceis. Estou focando na área fiscal, no concurso da Receita Federal, porque quem sabe realmente do conteúdo passa". A aproximação com o universo jurídico a deixou tentada a cursar Direito no futuro.Hoje ela tenta manter um nível de estudo que não a afaste da concorrência, mas que também não a afaste do filho. Uma das consequências desse objetivo é que ela tenta render ao máximo enquanto está dentro do cursinho. "Quando estou lá procuro deixar a mãe em casa". Nem sempre dá. Quando o filho adoece, troca mensagens pelo celular para saber como ele está. Ir para a aula é o piormomento. "Antes eu tinha que sair escondida dele, agora já me despeço, mas ele sempre insiste para eu não sair". A ausência de casa é o grande ponto negativo. "Vida de concurseiro é de segunda a segunda, mas preservo as tardes de domingo para ele. É muito ruim não poder participar de algumas etapas da vida dele".

OBMEP - OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA - 2009


Estão acontecendo hoje em todo o Brasil a aplicação das provas da Olimpíadas Brasileira de Matemática das escolas públicas.

Goreti Silveira pede liberação de recursos ao presidente Lula.

Prefeita de Apodi Goreti Silveira com o presidente Lula em Ipanguaçu
Apodi - A prefeita Goreti Pinto aproveitou a visita do presidente Luis Inácio Lula da Silva ao Rio Grande do Norte para cobrar mais investimentos para o município de Apodi, como a liberação dos R$ 90 milhões do projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, para reduzir a demanda de desempregados na região.
A prefeita conversou também com o ministro Fernando Haddad, da Educação, sobre um Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, além de pedir agilidade na liberação dos recursos para construir uma creche modelo.
Recentemente, a prefeita Goreti Pinto recebeu a visita do senador Garibaldi Alves Filho, que informou a chefe do executivo apodiense que estava agilizando, em Brasília, a liberação de aproximadamente R$ 10 milhões (vê infográfico) para obras consideradas fundamentais para o município de Apodi. “Foi uma grata visita, que confirmou investimentos importantes em Apodi”, diz.
Quinta-feira, com Lula em Ipanguaçu, Goreti Pinto recebeu do presidente a certeza da agilização na liberação dos R$ 90 milhões para o Distrito Irrigado da Chapada do Apodi, que vai produzir numa área de 3 mil hectares e empregar aproximadamente 10 mil trabalhadores da região. “Esses recursos estão no Programa de Aceleração do Crescimento é certeza de liberação”, diz Goreti.
Já o ministro Fernando Haddad, sobre a Ufersa, disse que o município de Apodi já está sendo contemplado com o IFRN, um investimento superior e mais importante do que a UFERSA. Inclusive, o ministro lembrou que o IFRN vai atender a demanda que a UFERSA se propõe a atender nos Campus que está instalando em Angicos e Caraúbas.
Sobre o projeto orçado em R$ 700 mil para construir uma creche modelo no bairro Melancias, que a Prefeitura aguarda liberação de recursos do Fundo Nacional da Educação, o ministro Haddad garantiu que vai agilizar a liberação dos recursos para a obra ser concluída o mais rápido possível. “O ministro disse que educação é fundamental e esperamos esta colocação seja dita com ações práticas”, destaca.

Fazer infográfico

Recursos Empenhados no Governo Federal para Apodi
R$ 2,6 milhões para ampliação da rede de distribuição de água do município
R$ 1,3 milhão para construir passagem molhada no rio Umari e rio Apodi
R$ 1,75 milhão para construir 115 casas para erradicar a casa de taipa
R$ 500 mil para construir unidades sanitárias
R$ 1,07 milhão para calçamento e drenagem
R$ 200 mil para Unidade Básica de Saúde de Melancias
R$ 1 milhão para 93 casas
R$ 859 para comprar duas caçambas, um trator e um coletor de lixo
R$ 250 mil para comprar três tratores
Fonte: Informações repassadas pelo senador Garibaldi Alves

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

CONCURSADOS FEDERAIS SERÃO CHAMADOS ATÉ DEZEMBRO

O Executivo federal poderá nomear, até dezembro próximo, mais de 17 mil novos servidores aprovados em concursos públicos realizados em 2009 e em anos anteriores. Dados do Ministério do Planejamento, revelam que, até maio, 10 mil concursados ocuparam as vagas em órgãos da União. As despesas com esses mais de 27 mil funcionários estavam previstas no orçamento deste ano, que reservou R$ 1,7 bilhão para o provimento de 64.540 cargos e funções de confiança. No acumulado de 2009, o ministro Paulo Bernardo, deu sinal verde para o preenchimento 14.128 cargos efetivos e 1.134 temporários. Até 31 de agosto, quando termina o prazo para que o Planejamento envie ao Congresso o projeto de lei orçamentária para 2010, deverá ser divulgada uma prévia dos gastos com pessoal. Assim, será possível prever quantos concursados serão contratados no ano que vem. Entre os futuros servidores poderão estar os aprovados em concursos que, hoje, estão com inscrições abertas ou que forem selecionados em exames autorizadas. Ao todo, são 8.736 postos no Executivo federal e no Distrito Federal que contemplam todos os níveis de formação e têm remuneração de até R$ 19.955. O prazo para preencher vagas no âmbito federal é mais curto no ano que vem. A lei eleitoral impede nomeações nos 90 dias que antecedem à data do primeiro turno das eleições até a posse dos eleitos. Esse impedimento deve acelerar algumas seleções, especialmente aquelas que fazem parte do o acordo entre a Administração Pública e o Ministério Público do Trabalho para substituir os trabalhadores terceirizados. Os órgãos que contabilizam grande número de aposentadorias e vacâncias naturais também têm pressa em recompor seus quadros. Jejum Banco Central, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal estão sem realizar concursos públicos com vagas nacionais há anos. Essas instituições oferecem altas remunerações que variam de R$ 5,6 mil a R$ 13 mil. A expectativa é de que atraiam muitos candidatos para as 3 mil vagas que pretendem preencher nas seleções atuais. Além das 600 vagas para agentes e escrivães da Polícia Federal, cujas provas serão aplicadas em 13 de setembro, é esperada autorização para 550 postos de agentes, 500 de delegados, 300 de peritos e 50 de papiloscopistas. Agentes, escrivães e papiloscopistas têm salários de R$ 7,5 mil e delegados e peritos, R$ 13 mil. Os interessados em ingressar na Polícia Rodoviária Federal passam por expectativa semelhante. Foram liberadas 750 vagas para a seleção que está com inscrições abertas. Mas a lei que alterou a escolaridade de ingresso na carreira de nível médio para superior também permitiu um aumento de 3 mil cargos na corporação. Assim, mais de 2 mil vagas aguardam sinal verde para serem preenchidas. No Banco Central, a situação é ainda mais grave. Quase 50% servidores têm todos os pré-requisitos para a aposentadoria nos próximos quatro ano. Para reduzir déficit de pessoal, foi autorizada uma seleção para 500 vagas de analistas e técnicos. Um quantitativo bem inferior à necessidade - cerca de 2 mil vacâncias. Segue em negociação um aproveitamento maior dos aprovados nessa seleção e a previsão de um concurso por ano até 2013. O edital da Receita Federal, que está pronto, ainda não foi liberado pela Escola de Administração Fazendária. As 700 vagas para analistas e 450 de auditor são as mais esperadas do ano. Como ocorreu na Polícia Federal, diversas vagas devem contemplar as regiões de fronteira do país. Os analistas aprovados e nomeados no concurso terão remuneração de R$ 7,6 mil e os auditores, de R$ 13 mil.

SOLETRANDO APODI

Francisco Matheus Henrique Gama


A Escola Municipal Professora Lourdes Mota parabeniza todos os alunos que participaram da escolha do SOLETRANDO 2010. Em especial ao aluno FRANCISCO MATHEUS HENRIQUE GAMA do 8º ano A matutino pela classificação em primeiro lugar.

Mais um sucesso!

Parabéns a todos os resposáveis pelo evento que um verdadeiro show.

sábado, 22 de agosto de 2009

Presidente Lula no RN

Prefeita Goreti Silveira esteve com o presidente Lula na inauguração dos IFRN's


Presidente Lula no RN
Lula inaugura campi e garante mais vagas no IFRN.
Os investimentos em educação, ao melhorar a qualidade da mão-de- obra do Nordeste, farão com que os municípios da região passem a ser mais assediados para a instalação de novas empresas. A previsão foi feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao inaugurar sete campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira, 20.
Atualmente, o Rio Grande do Norte é o estado do Nordeste com maior número de escolas de educação profissional em funcionamento; são 14, já contando com os sete campi inaugurados nesta quinta e os três campi avançados de Cidade Alta, Parnamirim e Nova Cruz. As escolas recém-inauguradas vão oferecer mais 8,4 mil vagas em cursos técnicos profissionalizantes, nos municípios de Caicó, Apodi, Macau, João Câmara, Pau dos Ferros, Santa Cruz e Ipanguaçu.
“Quem estuda no Instituto Federal sabe que tem educação de qualidade, mas a instituição não pode ser uma ilha de excelência. Tem que servir de exemplo para outras escolas, inclusive da educação básica”, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad. Ele também destacou que os alunos do Instituto do Rio Grande do Norte estão entre os melhores do País no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O reitor da instituição, Belchior Rocha, lembrou que, até 2003, o Rio Grande do Norte tinha apenas duas unidades, com menos de 5 mil alunos matriculados. “A entrega de nove escolas novas, sete delas hoje, é histórica no nosso estado”, disse Belchior.
A implantação dos campi potiguares faz parte do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Com investimentos de R$ 1,1 bilhão, estarão em funcionamento 214 campi de institutos federais até o fim do próximo ano. Desses, 82 já foram entregues. Só este ano, foram inauguradas 13 escolas, além das sete inauguradas nesta quinta-feira.
OS CAMPI
À exceção de Ipanguaçu, os campi de Apodi, Caicó, Macau, João Câmara, Pau dos Ferros e Santa Cruz começam a funcionar no dia 21 de setembro com cursos de nível médio e superior de licenciatura. Em cada um, o investimento é superior a R$ 5 milhões. Quando estiver em pleno funcionamento, cada escola atenderá 1,2 mil estudantes.
Ipanguaçu — Já atende 679 estudantes dos cursos técnicos de nível médio em agroecologia e de três modalidades diferentes de informática. A unidade também oferece o curso de licenciatura em química. Já foram contratados, por concurso público, 40 professores e 48 técnicos administrativos.
Apodi — Receberá, inicialmente, 390 estudantes, que ingressarão nos cursos técnicos de nível médio em Biocombustíveis e Zootecnia. Também oferecerá licenciatura em Química.
Caicó — Receberá, inicialmente, 400 estudantes, que ingressarão nos cursos técnicos de nível médio em eletrotécnica e informática e também no curso de licenciatura em Física.
Macau — Receberá, inicialmente, 350 estudantes, que ingressarão nos cursos técnicos de nível médio em Química e Recursos Pesqueiros. Os estudantes também poderão cursar licenciatura em Biologia.
João Câmara — Receberá, inicialmente, 350 estudantes, que ingressarão nos cursos técnicos de nível médio em Cooperativismo e Informática. Oferecerá, também, licenciatura em Física.
Pau dos Ferros — Receberá, inicialmente, 350 estudantes, que ingressarão nos cursos técnicos de nível médio em Alimentos e Informática. Os estudantes também poderão cursar licenciatura em Química.
Santa Cruz — Receberá, inicialmente, 350 estudantes, que ingressarão nos cursos técnicos de nível médio em Informática, Refrigeração e Climatização. A outra opção é a licenciatura em Física.

Confira extrato de desempenho no ProItec 2009 - ANTIGO PROCEFET

Extrato corresponde às provas aplicadas na 1ª avaliação
A Pró-Reitoria de Ensino disponibiliza a consulta ao extrato de desempenho dos candidatos que concorrem ao Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProItec), o antigo Procefet.
O extrato corresponde às provas escritas aplicadas na 1ª avaliação, em 2 de agosto. A 2ª avaliação será aplicada no dia 27 de setembro.
Convém lembrar que o resultado das provas do ProItec só será publicado após a aplicação das duas avaliações, uma vez que todos os candidatos devem se submeter a ambas as provas. O resultado final será divulgado no dia 4 de novembro.
Entenda o ProItecO Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProItec) é um curso de formação inicial e continuada, na modalidade de educação à distância, que contempla as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Cidadania e objetiva o reforço de aprendizagem de alunos de escola pública.
O Programa disponibiliza ao aluno, como material básico de estudo, o livro texto, o livro complementar e, adicionalmente, teleaulas e material de apoio didático no site http://www.cefetrn.br/coted/procefet/.
O aluno participante do Programa aproveita seus escores obtidos no processo avaliativo do Programa para candidatar-se a uma vaga em algum dos cursos técnicos de nível médio integrado ao ensino técnico ofertados no IFRN para o ano letivo de 2010.
Perfil dos participantes O Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania é aberto a alunos que tenham cursado do 6º ao 8º ano (antigas 5ª, 6ª e 7ª séries) exclusivamente em escola pública e estejam matriculados no 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental também exclusivamente em escola pública.
Através do ProItec, o IFRN destina 50% de suas vagas para discentes aos alunos que estudaram em escolas públicas. É o sistema de cotas utilizado pelo Instituto Federal do RN.
Presidente João Bosco na assembleia do SINTRAPMA sobre o plano de cargos, carreira e salários dos demais servidores.


Essa é a terceira assembléia que o SINTRAPMA realiza com os servidores público municipais sócios, tendo em vista a implantação do plano de Cargo Carreira e Remuneração, já que os mesmo ficaram de fora do plano feito para os servidores da saúde e educação( professores). Na assembléia de ontem foi tirado a comissão de negociação, ficando a seguinte composição: representando o SINTRAPMA- João Bosco Gomes , Magda Silveira. Secretaria de Agricultura (Nível Superior) Antonio Evandir de Souza, Damião Inácio do Rosário. Maria do Socorro de Souza Leite e Maria Alzeneide de oliveira (nível médio) Secretaria de Educação. José Welliton dos Santos (nível básico)Secretária de Urbanismo. Essa comissão vai discutir e negociar junto à prefeita a implantação do plano de cargo para o restante dos funcionários do município, pois falta ainda em torno de quinhentos(cinqüenta por cento),dos funcionários do município. mas a prefeita Gorete prometeu que ainda este ano seria feito para os demais. Uma nova assembléia ficou marcada para a próxima semana onde daremos continuidade nesse assunto disse o dirigente sindical, João Bosco, a categoria e será informada da data quando se aproximar o dia.
Fonte: Professor Evilázaro

APODI: Destaque na geração de empregos

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) divulgou, nesta quarta-feira (19), dados sobre o mercado de trabalho formal no Rio Grande do Norte, referentes ao mês de julho do corrente ano. Os números são positivos, visto o momento da crise mundial. A Análise do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) integra o plano de atividades do Observatório do Mercado de Trabalho, uma parceria entre o DIEESE e a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas). Em julho de 2009, foram criados 2.899 postos de trabalho, o que representa uma expansão de 0,88% no nível de emprego do Rio Grande do Norte, um saldo acima do crescimento do Brasil, que foi de 0,43%, e acima do Nordeste, que teve 0,83% de aumento. Os números já consideram a diferença entre os admitidos e os desligados.No mês de julho de 2009, algumas cidades se destacaram. A capital ganhou 1.413 postos de trabalho, além de Parnamirim (201) e Macaíba (106). Na região metropolitana de Natal, o total foi de 1.816 empregos com carteira assinada. Na região Oeste, a recuperação apareceu forte em Mossoró, com a criação de 743 vagas. O município de Apodi foi quem proporcionalmente teve melhor desempenho, com 10,06% de aumento dos admitidos."Esses dados mostram que o RN está superando a crise econômica", comenta o titular da Sethas, Fabian Saraiva. Ainda de acordo com o secretário, "o crescimento das ações do Governo do Estado ao longo de 2009, no que se refere aos programas de qualificação profissional, estão refletindo positivamente no mercado de trabalho".O comportamento do mercado formal no RN, em números mais gerais, mostra que ocorreu um saldo de 2.899 empregos criados, sendo que em Natal, o número foi de 1.413 admissões e os municípios do interior, juntos, 1.486 de saldo. Na comparação de Natal com as demais cidades do interior, é perceptível a forte concentração de emprego na capital, refletindo uma dependência de seu desempenho para a geração de emprego no resultado final. Isto significa que a cidade tem um papel fundamental no contexto geral do RN, principalmente no setor de serviços.O setor de atividade econômica que mais se destacou por apresentar saldo positivo no mês de julho foi o de serviços, com 900 postos, seguido da agropecuária, que teve saldo de 619. Bons números também podem ser identificados na indústria de transformação, com mais 578 postos, no comércio (518) e na construção civil (289).O relatório do Observatório do Mercado de Trabalho revela apenas dados do mercado formal, com carteira assinada, porém mostra uma tendência crescente no que diz respeito à criação de oportunidades de trabalho. Comparando com os dados registrados em outros anos, os números ficam bem abaixo, porém, no momento de crise mundial, representam uma superação que certamente é fruto de programas de qualificação profissional, que cada vez mais estão sendo absorvidos pela população como uma forma de ascensão social.



Fonte: Ascom/RN

Autorizada contratação de aprovados nos últimos concursos para servidores

Nomeações serão publicadas até segunda-feira, 24/08
Foi publicada hoje no Diário Oficial da União a Portaria Nº261, que autoriza a contratação de 262 servidores aprovados nos últimos concursos realizados pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Serão 210 nomeados para o cargo de professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e 52 nomeados para o cargo de técnico-administrativo em Educação.
A posse coletiva de todos os nomeados ocorrerá entre os dias 1º e 4 de setembro, às 8h, no auditório do Campus Natal-Central. No mesmo dia, às 14h, será realizado o seminário dos novos servidores. No dia seguinte à posse, os servidores designados para os campi do interior deverá se apresentar no respectivo campus de lotação.
O aprovado deve ter atenção para o prazo de entrega da documentação, exigida no edital, que acontece nos dias 27 e 28 de agosto, no piso superior da Biblioteca do Campus Natal-Central.
O início das aulas nos novos Campi está confirmado para o dia 21 de setembro, com aula inaugural comemorativa ao centenário do IFRN.

Documentos exigidos:

Declaração de acumulação de cargos;
Declaração de bens e valores;
Declaração da Junta Médica Oficial do IFRN sobre exame de sanidade e capacidade física (a posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial - Art. 14 da Lei nº. 8.112/90);
Duas fotografias 3x4, recentes e iguais;
Dados bancários com números de banco, agência e conta (indicar se é conta corrente ou poupança).
*Cadastro de pessoa física – CPF;
*Número de PIS/PASEP devidamente registrado;
*Cédula de Identidade;
*Certidão de nascimento ou de casamento;
*Certidão de nascimento de filhos dependentes (filhos menores de 21 anos ou menores de 24, se estudantes, e/ou filhos incapazes);
*Certificado de reservista ou equivalente (se o candidato for do sexo masculino);
*Comprovante de escolaridade;
*Título de eleitor juntamente com comprovante de quitação eleitoral;
*Carteira de trabalho (folhas de número e série e folha do 1º emprego);
*Cédula de habilitação (motorista);
*Comprovante de residência (boleto de água, luz, telefone, etc.).

* fotocópias

Exames Necessários para a Junta Médica:
Exame de sangue com hemograma completo, dosagem de glicose, tipo sanguíneo e fator RH;
Exame de urina com sumário e sedimentos;
Exame parasitológico de fezes.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O bom filho a casa retorna. E ele está de volta!

O atacante Adriano é a principal novidade do técnico Dunga para os dois próximos jogos do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, contra a Argentina, em Rosário, no próximo dia 5, e Chile, em Salvador, no dia 9. Artilheiro do Campeonato Brasileiro, com dez gols, o Imperador não era chamado para servir a seleção desde o jogo contra o Peru, no dia 1 de abril pelas Eliminatórias da Copa.
Na ocasião, o atleta aproveitou o fato de ter se apresentado ao time canarinho para 'fugir' da Internazionale, com quem rescindiria o contrato. Após um breve período longe dos gramados, acertou seu retorno ao Flamengo, onde foi revelado e agora reencontrou o seu bom futebol. O Imperador, porém, não é a única novidade da convocação de Dunga. O volante Lucas, do Liverpool, que fez parte do grupo que conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim, volta à seleção e fica com a vaga do lesionado Kléberson. Outra surpresa é a permanência do lateral esquerdo Filipe. O jogador do La Coruña foi convocado pela primeiravez após o corte de Marcelo antes do amistoso contra a Estonia. De resto, a convocação não traz novidades em relação à última lista de Dunga. O meia Kaká e o atacante Robinho, que já despertam preocupação no técnico Diego Maradona, seguem à disposição e serão as principais esperanças do Brasil contra nossos hermanos ao lado do artilheiro Luís Fabiano, autor do gol da magra vitória sobre os estonianos. O Brasil lidera as Eliminatórias com 27 pontos. Convocados Goleiros: Júlio César (Inter de Milão) e Victor (Grêmio)Laterais: Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Filipe (La Coruña) e André Santos (Fenerbahce)Zagueiros: Luisão (Benfica), Miranda (São Paulo), Lúcio (Inter de Milão) e Juan (Roma)Volantes: Josué (Wolfsburg), Gilberto Silva (Panathinaikos), Felipe Melo (Juventus) e Lucas (Liverpool)Meias: Elano (Galatasaray), Ramires (Benfica), Júlio Baptista (Roma) e Kaká (Real Madrid)Atacantes: Nilmar (Villarreal), Robinho (Manchester City), Luís Fabiano (Sevilla) e Adriano (Flamengo).

É HOJE....

Estamos esperando a qualquer momento o IFRN - Instituto Técnico Federal do Rio Grande do Norte publicar a classificação dos alunos na 1ª prova realizada no dia 02/08/2009. A expectativa é muito grande por parte dos alunos. O contato é direto com o site do IFRN. É aguardar pra comprovar. Os alunos do 100% Concursos - PROIFRN-2010 obtiveram ótimas pontuações. O resultado ainda hoje. Aguardem.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Audiência com prefeita discute objetivos do campus

Entre os assuntos em pauta, a acessibilidade ao campus
Foi realizada hoje pela manhã, na sede da Prefeitura, audiência com a Prefeita de Apodi Goretti Pinto e o Chefe de Gabinete Dr. Klinger objetivando discutir os compromissos do município para o Campus Apodi conforme acordos prévios.
Na pauta foram abordados assuntos relativos à Perfuração do Poço Artesiano (um dos compromissos assumidos pela Prefeitura à época da implantação do Campus), a possibilidade de viabilização de uma alça na RN 233 Km 2 para facilitar o acesso à instituição, bem como a apresentação do calendário escolar para 2009.2 com previsão de início em 21 de setembro.
Aproveitou-se o momento para convidar a Prefeita à inauguração dos sete novos Campi dentre os quais o de Apodi, que se realizará no dia 20 de agosto no Campus Ipanguaçu com a presença do Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

EDUCAÇÃO ESPECIAL

CONVITE


O Centro Regional de Educação Especial Geovânia Andrade de Morais,convida V. Sª, para participar da IV MARCHA DA INCLUSÃO, que acontecerá no dia 29 de agosto (sábado). Sairemos às 07h30min do Centro de Educação Especial em caminhada pelas ruas da cidade até o Ginásio Poliesportivo Vilson Custódio. Contaremos com a participação da equipe de Basquete em Cadeira de Rodas da SADEF(Sociedade dos Amigos dos Deficientes do RN). A sua presença é indispensável para o sucesso do nosso evento. Não deixe de comparecer!
TEMÁTICA: "O Desafio da Inclusão: Transformar obstáculos em Possibilidades e Preconceito em Convivência"

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Lula chega a Mossoró na manhã de quinta-feira

O presidente Lula vem ao Rio Grande do Norte na próxima quinta-feira (20) para solenidade de inauguração dos campi do IFRN de Ipanguaçu, Apodi, Pau dos Ferros, Caicó e Santa Cruz. O presidente chega a Mossoró às 11h30 onde em seguida participa de solenidade no Campus Ipanguaçu que será transmitida em videoconferência para as cidades de Apodi, Pau dos Ferros, Caicó e Santa Cruz. A inauguração contará com a presença da governadora Wilma de Faria, entre outras autoridades federais e estaduais. Quatro dos cinco campi que serão inaugurados fazem parte da 2ª fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em todo o País e acabaram de ser construídos. O Campus Ipanguaçu faz parte da primeira fase de expansão e, apesar de não ter sido inaugurado ainda por causa dos problemas causados pelas enchentes do ano passado e da incompatibilidade da agenda presidencial, já funciona há três anos.

Michael Jackson será enterrado no dia do seu aniversário.

O cantor Michael Jackson será enterrado no dia em que faria 51 anos, em 29 de agosto, no cemitério Forreste Lawn, em Los Angeles, onde aconteceu o velório para a família e amigos mais próximos antes do concerto em memória do cantor, no dia 7 de julho. O corpo do astro, que morreu no dia 25 de junho, está congelado nas instalações do cemitério, segundo a imprensa americana.Logo após a morte de Michael, foi cogitado que o enterro fosse em seu rancho Neverland, porém a idéia acabou sendo descartada por problemas legais. Na semana passada, o pai do cantos, Joe Jackson, propôs que o corpo fosse enterrado em Las Vegas, em seu santuário, que viraria logal de peregrinação para fãs.Porém, nesta segunda-feira (17), o pai do Rei do Pop, informou que o Michael será mesmo enterrado em Forrest lawn e que a decisão foi tomada nos últimos dias. No mesmo cemitério estão enterrados outros artistas, como David Carradine e Batte Davis.

TRISTEZA: Ator interpreta a persongem Doutora Percy no programa Toma lá dá cá.

Morreu hoje (17) em São Paulo, aos 58 anos, o ator e dramaturgo Miguel Magno em decorrência de um câncer. Intérprete da personagem Percy no programa Toma Lá, Dá Cá, ele foi um dos fundadores do gênero cômico que ficaria conhecido como besteirol a partir do espetáculo Quem Tem Medo de Itália Fausta?, escrito em parceria com Ricardo Almeida, que fez um estrondoso sucesso no teatro e ficou anos em cartaz, desde sua estreia em 1979. Paulista, Miguel Magno trabalhou em televisão, teatro e no cinema. Atuou no filme Irma Vap, O Retorno, dirigido por Carla Camurati, ao lado de Marcos Caruso, autor da peça Operação Abafa, que tinha Magno no elenco, um de seus últimos trabalhos teatrais. Quem Tem Medo de Itália Fausta?, sem dúvida o espetáculo que projetou nacionalmente esse artista, nasceu de forma despretensiosa, como costuma ocorrer com os grandes sucessos. Magno havia lido um livro sobre o ator Leopoldo Fróes (1882-1932) e, a partir dessa leitura, ele e Ricardo Almeida começaram a criar cenas brincando com a figura do ‘ponto’, aquele funcionário cuja função era ‘soprar’ do fosso do palco o texto para os atores.Entre seus múltiplos trabalhos, Miguel Magno participou de séries como Queridos Amigos, de Maria Adelaide Amaral, do seriado inaugural de A Diarista, no papel do pintor Amintas Possolo e de Os Normais, como um dentista. Na televisão participou ainda de novelas nas quais sua verve cômica conquistou o público. Ele brilhou como o criado Romeu de Estrela-Guia e ao encarnar Dona Roma, de A Lua me Disse, ambas na Rede Globo. No teatro, atuou ainda com Denise Stoklos na comédia Um Orgasmo Adulto Escapa do Zoológico, com texto de Dario Fo e Franca Rama.O corpo do artista será velado nesta segunda-feira (17) a partir das 18h, no Teatro Bibi Ferreira, na capital paulista.

Tesouro Nacional divulga estimativa de queda do FPM

INTERIOR - As notícias relacionadas ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) não são animadoras para os prefeitos potiguares.
A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) divulgou a estimativa de que o repasse do fundo para este mês será de R$ 2,98 bilhões, com os valores do Fundeb já descontados. Em valores brutos, este montante chega a R$ 3,72 bilhões.
A primeira parcela de agosto do FPM teve um aumento de 38% em relação à primeira do mês de julho, mas mesmo assim onze municípios do Estado tiveram "saldo zero" para livre movimentação.
O dinheiro depositado na sexta-feira ficou retido no Banco do Brasil para pagamento das contribuições previdenciárias e repasses aos Fundos Municipais da Educação e da Saúde e também ao Pasep, o fundo do patrimônio do servidor público.
Os municípios saldo zero foram os seguintes: Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Arês, Assu, Caicó, Carnaubais, Guamaré, Mossoró, Pendências e Touros.
De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), se a previsão se concretizar, o FPM de agosto será 11,9% menor que o mesmo período do ano passado. Em valores brutos e nominais, a queda é de R$ 503,2 milhões.
Confederação pede ajuda ao presidente Lula
Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional, os três repasses de agosto serão de R$ 1,87 bilhão (valor realizado), de R$ 271,6 milhões e R$ 840,6 milhões, respectivamente.
"Se somarmos esta queda com a de julho - R$ 381,2 milhões, chegaremos ao final do mês com uma redução de R$ 884,4 milhões apenas em dois meses", alerta o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
Diante deste quadro, Ziulkoski destaca que a CNM enviou um ofício ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, destacando a necessidade de encaminhamento ao Congresso Nacional, de suplementação de orçamento que subsidie com mais recursos os municípios.
O documento destaca que, ao editar a Medida Provisóra 462 e instituir o Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), o governo se comprometeu a compensar a queda na arrecadação de forma a impedir que os municípios recebessem, este ano, recursos inferiores ao FPM repassado em 2008.

domingo, 16 de agosto de 2009

Com a vitória garantida, Usain Bolt bate no peito e parte para a festa com o recorde mundial

Usain Bolt

O americano Tyson Gay chegou em segundo, 13 centésimos atrás de Bolt, com o tempo de 9s71 - recorde dos EUA. O também jamaicano Asafa Powell cruzou em terceiro, com 9s84.

O recorde mundial era do próprio Bolt, 9s69, conquistado nos Jogos Olímpicos de Pequim, no ano passado. Pelas condições da pista, com o piso mais macio, e pelos tempos dos corredores nas fases anteriores, a expectativa era de que ninguém conseguisse quebrar a marca. Bolt, mais uma vez, chocou o planeta.

A festa ficou para o fim da prova, quando Bolt explodiu em alegria, abriu o sorriso e chegou a dançar com Powell na saída da pista.

COM NOVA ADMISTRAÇÃO, ESCOLAS MUNICIPAIS PASSAM POR REFORMA

Prefeita de Apodi - Professora Goreti Silveira
Antes da reforma. Uma porta que mudou de lugar

Entrada de Escola

Colocando cerâmica na entrada
Os pontos mais difíceis não ficaram de fora

E haja serviço

Funcionários mudando a cara da Escola Lourdes Mota
Hoje está tudo diferente

Nova entrada da Escola

Equipe competente

Entrada da Escola antes

Em 01 de Janeiro de 2009, assim que assumiu os comandos do município de Apodi, a primeira mulher eleita prefeita, a professora Goreti Silveira, empenhou sua palavra a todos os apodienses que faria tudo para ver um Apodi melhor para todos os apodienses. Goreti Silveira não só está cumprindo com sua palavra como mostra a todos os serviços que estão sendo feitos. Investimentos nas áreas de Educação, Saúde, Urbanismo, Esporte e Lazer, Agricultura, a recém criada Secretaria da Mulher. Isso mostra a responsabilidade, o carinho e o respeito que a professora Goreti Silveira tem com os filhos de nossa cidade. Logo com 02 meses de mandato, aprovou o Plano de Cargos, Carreira e Salários dos funcioários da Saúde e Educação. Já autorizou a elaboração do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos demais funcionários. Espera-se que seja implantado o mais rápido possível, afinal, valorizar o servidor público é uma promessa de campanha que está sendo cumprida. Recentemente, a professora Goreti Silveira entrou num acordo com algumas pessoas que estavam com uma Ação na justiça por terem sido aprovados num concurso público em 2002 e não foram chamados. Imediatamente convocou e nomeio a todos gerando emprego, sustentabilidade e estabilidade para essas famílias. Com apenas 7 meses e meio de governo, a professora Goreti Silveira mostra a todos a responsabilidade que tem com o erário público. Investimentos em merenda de qualidade, móveis deteriorados substituídos, ruas limpas, aquisição de um baú frigorífico para transportar a carne do matadouro até o açougue público, assumiu o transporte escolar que é de responsabilidade do Estado, recuperação das estradas vicinais que foram todas destruídas devido as enormes quantidades de chuvas que caíram em nossa região, viagens a Brasília e a capital do Estado para adquirir recursos para nossa cidade que teve uma queda significante do FPM (Mês de agosto não recebeu nada), consórcio com um plano de saúde para todos os funcinários, dentre outros planos e projetos que estão sendo realizados. Respeito com os filhos de Apodi é meta desse governo. Veja! Comprove!
Opinião do Oeste: Estas fotos foram tiradas da Escola Municipal Professora Lourdes Mota. As escolas 12 de Outubro, Isabel Aurélia Torres (Córrego), Francisco Targino (Soledade) também passaram por reformas e alguns casos algumas áreas tiveram que ser demolidas para construir novamente.
Givanilson Caetano da Silva - Diretor da Escola

APODI: OBMEP - OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

Depois do 1º lugar na Olimpíada Potiguar de Física, Jackson Emanuell recebe menção honrosa da OBMEP em Apodi

Professor Dehon, Jackson e o professor Givanilson
Professor Givanilson, Professora Mundinha, Jackson, professor Dehon, Vanicson e o professor Ernilson na OBMEP-Apodi
Professor Ernilson, Vanicson e a diretora da 13ª Dired Professora Mundinha Freire

As estrelas da noite: Vanicson do Antonio Dantas e Jackson da Escola Lourdes Mota

Jackson Emanuel, exemplo a ser seguido.

Aconteceu ontem, dia 15/08 dando continuidade ao dia do Estudante, a realização do desfile da escolha do garoto e garota estudantil e na oportunidade a diretora da 13ª DIRED, Raimunda Ferreira Freire, a nossa Mundinha como é mais conhecida, fez a entrega do certificado de menção honrosa aos alunos Jackson Emmanuel de Lucena Sousa (Escola Municipal Professora Lourdes Mota) e Wanicson Max Paiva Maia (Escola Estadual Professor Antonio Dantas), referente a OBMEP 2008. A premiação aconteceu em Natal, mas os mesmos não poderam comparecer e a Dired ficou encarregada de fazer esta premiação em Apodi. Os alunos Jackson Emmanuel e Wanicson Max foram os destaques da noite. Acompanhando Jackson estavam Givanilson Caetano Silva (Diretor da Lourdes Mota) e João Dehon de Sousa (Professor de Matemática) e quem acompanhou Wanicson foi o Vice-Diretor José Ernilson. Marcaram presença representantes das Escolas Alvanir de Freitas Dias e Ferreira Pinto. Que a gente incetive os nossos alunos a caminharem sempre com um pensamento de vitória.

Matéria e fotos tirada o blog http://www.idopa.blogspot.com/ com adaptações.

Opinião do Oeste: O blog teria varias fotos para publicar se não fosse uma candidata a bela estudante não ter deletado todas as fotos da câmera. Fica pra outra vez.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

PROJETO CRIANÇA 2000

Prefeita de Apodi - Professora Goreti Silveira

A prefeitura de Apodi, através da professora Goreti Silveira em parceria com o SESI, lança o CRIANÇA 2000. Serão mais de 3.000 atendimentos.

- Pediatria;

- Ginecololia;

- Ortopedia;

- Aplicação de Flúor;

- Palestras e muitos outros atendimentos. Participe!

O atendimento é exclusivo para crianças de 0 a 18 anos de idade. Não fique de fora.
Sábado, dia 15 de Agosto de 2009

Local: CRECHE DO CAIC

Horário: a partir das 08h as 12h da manhã.

Fichas no local.

CHEGUE CEDO!

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE.
APOIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE APODI E SESI