sábado, 1 de agosto de 2009

Apodi sediara 5ª etapa do Oeste Leite e Exposição Agropecuária

APODI - Os criadores de caprinos, ovinos e bovinos da Chapada do Apodi e municípios adjacentes participam nos dias 14 e 15 de agosto da 5ª etapa do Oeste Leite e Exposição Agropecuária que em todas as suas edições tem superado as expectativas dos organzidores.
O secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Francisco das Chagas Azevedo, confirmou a participação do órgão que dirige ao Oeste Leite, etapa de Apodi e determinou a Coordenadoria de Eventos e Comunicação (Cecom) agilizar as providências no sentido de instalar a infra-estrutura que contará com 10 estandes, 4 tendas para a realização do festival de gastronomia, técnicos para acompanhar o torneio leiteiro e a realização de shows culturais.
Francisco das Chagas observou que o evento vai receber incentivos da Sape para se transformar numa exposição mista dada a manifestação da Secretaria Municipal de Agricultura de Apodi de sediar uma exposição maior nos próximos anos.
Ele ressaltou que a participação do Projeto Aprisco, conveniado com a SUDENE, serviu para melhorar ainda mais os rebanhos de caprinos e ovinos da região o que possibilita a cada ano a exposição de animais de melhor qualidade genética.
Para o secretário Municipal de Agricultura, Eron Costa e o presidente da Associação de Fomento a Caprinoovinocultura (ASFOSCO), Antonio Evandir de Souza, a etapa de Apodi vai ganhar um novo ingrediente que é a reformulação do Parque de Exposições localizado as margens da BR-405 que está sendo feita com recursos próprios o que vai permitir aos criadores serem acolhidos com a garantia de bons apriscos e currais e locais de torneios leiteiros melhor edificados.
Antonio Evandir também confirmou a participação intensiva de cursos promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o braço educativo da Federal da Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Faern).
Um dos cursos promovidos pelo Senar será o de derivados do leite que produzirá, ao final do curso, comidas para serem degustadas pelo visitantes e, ao mesmo tempo, haverá a participação de restaurantes da cidade na apresentação de comidas feitas a partir de carne de caprino e ovinos numa espécie de festival gastronômico.
Francisco das Chagas frisou a importância da parte cultural dos eventos realizados pela Sape. Para demonstrar essa preocupação, a Secretaria estará participando com apresentações do mamulengo de Heraldo Lins, do repente de Manoel do Côco e do forró pé de serra de Chiquinho do Acordeon e os Potiguares.
Desde 2003 o número de eventos agropecuários que contam com incentivos do Governo de Vilma de Faria saiu de 12 para 43 onde está sendo investido cerca de 1 milhão e 800 mil reais na produção, realização, participação de técnicos e montagem de infra-estrutura.
Segundo O secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Francisco das Chagas Azevedo, é esse incentivo que vem sendo dado que está possibilitando a quebra de recorde no volume de negócios realizados com perspectiva de se chegar ao final do calendário, quando acontece a Festa do Boi, com um volume de negócios da ordem de 180 milhões de reais, uma nova quebra de recorde se comparados aos anos anteriores que chegaram a 150 milhões de reais.
Este ano, os cinco maiores eventos – as exposições de São Paulo do Potengi, de Caicó, de Currais Novos, Expofruit e Fenacam – quebraram seus recordes com destaque para Caicó que saiu de cerca de 2 milhões ano passado para 5 milhões e 400 mil reais este ano. Todo o Circuito Estadual de Eventos Agropecuários já soma negócios realizados próximo dos 70 milhões de reais.
Francisco das Chagas ressalta que isso também se deve ao empenho do Governo do Estado e retirar o Rio Grande do Norte da área de risco desconhecido da febre aftosa, cujo esforço foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura que atribui o status de médio risco com vacinação o que permite os animais do Estado cruzarem fronteiras em todo o País.
Para tanto foi necessário um esforço grande no sentido de adequar o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), com contratação de mais de 90 profissionais, duplicar as unidades locais de Saúde Animal e Vegetal (Ulsav) de seis para 12, equipar os escritórios e contar, principalmente, com a participação dos criadores que também continuam fazendo sua parte que é vacinar os animais e declarar o rebanho logo após a vacinação.
A prefeita da cidade, professora Goreti da Silveira Pinto (PMDB), esta dando totais condições aos organizadores do importante evento para que a 5ª edição do Oeste Leite venha superar as edições anteriores. "Apodi é um dos maiores criadores de caprinos do nordeste e o nosso dever é incentivar cada vez os criadores para que essa atividade seja cada vez mais fortalecida", comentou a prefeita Goreti Pinto que fara a abertura da exposição