A Vivo começou a operar oficialmente nesta quinta no Rio Grande do Norte, com R$ 53 milhões em investimentos, 347 empregos gerados e a bandeira fincada inicialmente em seis municípios, incluindo Natal e cidades da região metropolitana. A estréia ocorre depois de meses de silêncio sobre os planos para o RN, onde mais de 2,3 milhões de aparelhos de celular estão habilitados e já eram disputados ferrenhamente por outras três operadoras. ‘‘Mas a concorrência não nos assusta’’, garantiu em entrevista coletiva o vice-presidente executivo de Operações, Paulo César Teixeira, reforçando que, no Brasil, a empresa é líder do ranking em número de clientes e que, no estado, chega preparada para, passo a passo, ir também ganhando espaço e a confiança do consumidor. ‘‘Estamos saindo do zero, temos que ter paciência, entrar com o pé no chão, embora as perspectivas sejam muito boas’’, pontuou ainda ele, sem revelar quantos clientes a empresa pretende captar ainda este ano. No Brasil, são cerca de 45 milhões. Mesmo sem o número local, ele diz que entre os principais alvos estão os usuários de internet. Eles seriam potenciais interessados na tecnologia 3G, que permite acessar a internet com mais velocidade. ‘‘Nós lançamos o 3G no Brasil e temos a maior rede do estado, com a mais moderna tecnologia’’, propagandeou o executivo. Para o público de baixa renda, a estratégia de captação está baseada em promoções e preços. A operadora entra no mercado potiguar dando até 20 minutos adicionais em ligações para aparelhos fixos ou móveis da Vivo, a cada um minuto de ligação utilizado. Os celulares custam a partir de R$ 59, com recarga mínima de R$ 3. No caso da internet banda larga, a operadora pretende se diferenciar com modens a partir de R$ 29,90 e desconto de 50% nas três primeiras mensalidades. Também fazem parte da estratégia de entrada sorteios e a distribuição de prêmios instantâneos. ‘‘Trazemos inovação, tecnologia e sinal de qualidade. É assim que nos diferenciamos’’, reforçou Teixeira, ressaltando que o mercado está em movimento e que há espaço para crescer, por exemplo, entre usuários que querem experimentar o ‘‘novo’’ e entre aqueles que têm mais de uma linha. ‘‘O mercado não está esgotado. Temos como crescer e como crescer de forma diferenciada’’. Hoje, o sinal da operadora está disponível em Natal e nos municípios de Parnamirim, Ceará Mirim, Maxaranguape, São José de Mipibú e Nisia Floresta. A expectativa é que chegue a Mossoró e a Caicó nos próximos 60 dias. Ele não revelou em quanto tempo se pretende atingir a todo o estado. ‘‘Mas vamos estar presentes nos principais mercados e depois vamos cobrir os mercados secundários, de forma complementar às demais coberturas’’. (...)