domingo, 5 de julho de 2009

Secom busca solucionar problema enfrentado por funcionários do Mossoró West Shopping

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Mossoró e Região (SECOM) está analisando a proposta de entrar com uma representação junto ao Ministério Público contra o Mossoró West Shopping em virtude da cobrança, por parte do centro comercial, de tarifa de estacionamento aos funcionários que trabalham no local.De acordo com a presidente do Secom, Raimunda Soares, na próxima segunda-feira, 6 de julho, às 10h, será realizada uma reunião que contará com representantes do Sindicato do Comércio Varejista (SINDIVAREJO) e do Mossoró West Shopping, além do próprio Secom. Caso nenhuma resolução para o problema seja adotada, então o sindicato irá procurar o Ministério Público.A proposta que deve ser apresentada pelo sindicato durante a reunião é de que haja um espaço no shopping reservado para o estacionamento dos veículos de clientes. Para ter um controle, a direção do centro comercial poderia passar uma lista para saber quantos funcionários possuem veículos e assim reservar essas vagas.Raimunda Soares menciona que já esteve no shopping visitando lojas e recolhendo assinaturas para a composição de um abaixo-assinado. O trabalho está sendo feito em conjunto com o Sindicato dos Hoteleiros e, até agora, cerca de 200 assinaturas já foram recolhidas. Até que a questão não seja decidida, o Secom está orientando os funcionários para que guardem os comprovantes de pagamento da taxa.Ela menciona que foi informada de que a cobrança de pedágio dos funcionários foi iniciada na quinta-feira passada, 2 de julho. De acordo com as pessoas que lhe procuraram, cada funcionário pode adquirir uma espécie de cartão recarregável, que custa R$ 5,00. Com ele, a tarifa cobrada para motos é de R$ 0,25 e para carros R$ 0,50. Caso não tenha o cartão, o funcionário deve pagar R4 1,00 para guardar a sua moto ou R$ 2,00 se possuir um carro. "O trabalhador não pode pagar para trabalhar", afirma Raimunda.Ela comenta que muitos funcionários ganham pouco e já adquirem, com sacrifício, um veículo para chegar ao trabalho, visto que o sistema de transporte coletivo para o shopping é insatisfatório. Raimunda comenta ainda que essa é uma questão que, em dois anos de atuação, o centro comercial ainda não conseguiu resolver. Ela menciona a precariedade da parada de ônibus, onde muitos funcionários e clientes têm que esperar pelo transporte.De acordo com Raimunda Soares, não são apenas os funcionários que estão insatisfeitos com a situação. Os clientes também estão procurando o sindicato pedindo a interferência do mesmo, alegando que, para cobrar pedágio, o shopping deveria ter um estacionamento com iluminação apropriada, cobertura e segurança redobrada, o que não há no local.O presidente do Sindivarejo, Valdemar Anunciato, admite que a questão que está sendo mais discutida diz respeito à cobrança da taxa de funcionários. Com relação aos consumidores, ele afirma que os mesmos estão acostumados a pagar pedágio em outros locais. Mas ele também admite que, antes de cobrar essa taxa, o estabelecimento deveria concluir certas melhorias.A equipe de reportagem da GAZETA DO OESTE entrou em contato com a assessoria de comunicação do Mossoró West Shopping, mas foi informada de que as informações referentes à posição do centro comercial durante a reunião ainda não foram antecipadas.