quarta-feira, 22 de julho de 2009

Prefeitura de Apodi realizará Campanha de Combate ao Glaucoma‏

Prefeita de Apodi - Professora Goreti Silveira


APODI – A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital Geral de Ofaltmologia de Mossoró estará promove nesta segunda-feira, dia 27, o Mutirão de Combate ao Glaucoma, com o objetivo de identificar e encaminhar para tratamento os possíveis portadores da doença causada pelo aumento da pressão do olho e considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo.
O evento vai acontecer nas dependências do Núcleo Avançado da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN/Apodi) que fica nas margens da BR-405, a partir das 8 horas da manha, com uma equipe preparada para realizar um considerável numero de atendimentos.
O secretario de Saúde de Apodi, Ivanildo Lima, destaca que o público-alvo da Campanha são as pessoas com idade acima de 40 anos, principalmente aquelas que são consideradas do grupo de risco: que tenha registro de casos de glaucoma na família, descendentes da raça negra, asiáticos, diabéticos, hipertensos e usuários de corticóides.
Ivanildo acrescenta que a campanha visa identificar os portadores da doença, informando sobre a prevenção e tratamento. “O glaucoma pode ser detectado com o exame oftalmológico cuidadoso, fazendo a medida da pressão ocular e o exame do fundo de olho, por meio de aparelhos apropriados”, explica o secretario.
As pessoas terão acesso ao atendimento mediante apresentação de copias dos documentos de identidade, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.
O atendimento será feito mediante triagem e que os casos de pacientes identificados com suspeita de glaucoma serão encaminhados para Hospital Geral de Ofaltmologia de Mossoró para um diagnóstico mais detalhado e, em seguida, será receitado o tratamento. Para o acompanhamento posterior, o portador de glaucoma poderá buscar atendimento junto ao Sistema Único de Saúde ou na rede privada.
A prefeita da cidade, professora, Maria Goreti da Silveira Pinto (PMDB), acompanhara toda a programação que será executada no Núcleo Avançado da UERN e Dara totais condições de apoio aos profissionais da saúde que vão atuar na realização dos trabalhos do Mutirão de Combate ao Glaucoma. "Essa parceria da Prefeitura com o Hospital Geral de Ofaltmologia de Mossoró é muito importante, pois esse trabalho vai identificar e encaminhar para tratamento os possíveis portadores da doença", comentou a prefeita Goreti Pinto.