quarta-feira, 15 de julho de 2009

Municípios do RN se destacam em estudo da CNM


BRASILIA – A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou a lista com os 10 primeiros colocados de cada Estado com melhor desempenho na média geral do Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios Brasileiros (IRFS). A Confederação também colocou à disposição no portal da entidade o resultado de cada Município no IRFS de 2007, que pode ser comparado com os anos anteriores.
O IRFS, calculado pela CNM, mede o desempenho dos Municípios brasileiros em três quesitos da administração pública municipal. Este ano, o índice é baseado nos dados de 2007 e destacou a atuação dos gestores no setor fiscal. Em 2002, por exemplo, o endividamento médio dos Municípios era de 8,04% e, nesta edição, esse total chegou a 3,29%.
“Diante deste quadro, não restam dúvidas de que o índice fiscal dos Municípios brasileiros melhorou significativamente em 2007, o segundo maior patamar desde 2002”, afirma o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
Entre as 10 prefeituras divulgadas, as três primeiras serão premiadas na XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nesse mês de julho no Brasília Alvorada Hotel, na capital Federal onde discutiram as Alternativas para Superar a Crise.
Mais do que avaliar a administração municipal, o Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios (IRFS) permite que o gestor faça o acompanhamento do seu trabalho. Divulgado anualmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o índice mede a performance das áreas por distintos indicadores.
Um exemplo deste acompanhamento e evolução foi registrado por João Dias no Médio Oeste a partir dos dados IRFS/2007. O Município conquistou o primeiro lugar do Estado do Rio Grande do Norte um dos maiores avanços do índice de 2002 a 2007. Além de João Dias, Major Sales e Serra de São Bento também se destacaram como a prefeitura que mais avançou na pontuação do índice.
A pontuação foi resultando do comprometimento dos prefeitos em desenvolver uma boa gestão. Em diversos momentos foi buscado o auxílio da CNM, no sentido da orientação e informação, para manter o controle administrativo do Município.
O campeão potiguar pode crescer ainda mais na pontuação do índice. Pois a prefeitura fechou o ano de 2008 com todas as contas em dia. Os investimentos em Saúde e Educação são maiores e os gastos com folha de pagamento menores que os exigidos por lei.
Boa administração – No intuito de incentivar uma boa administração – por meio do controle financeiro, das aplicações e da prestação de contas – a Confederação Nacional de Municípios (CNM) vai premiar, pela segunda vez, Municípios mais bem colocados no IRFS. A homenagem foi feita durante a XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios aos 150 primeiros colocados no ranking nacional geral e para os três melhores dos 26 Estados.
“A iniciativa serve para mostrar que, ao contrário dos julgamentos, os Municípios estão conseguindo avançar, a cada ano, no cumprimento das determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, diz o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.
Municípios considerados pólos e detentores de boas receitas como Apodi, Areia Branca, Assu, Pau dos Ferros, São Miguel, Caraúbas, Ceara Mirim, Parnamirim, Currais Novos, Macaiba, São Gonçalo do Amarante, Santa Cruz, não figuram entre as 10 primeiras cidades do Rio Grande do Norte no estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Conforme apurou a reportagem do Vale do Apodi entre as 150 primeiras colocadas no ranking nacional da Confederação Nacional de Municípios (CNM) não apareceu nem uma cidade do Rio Grande do Norte.

Relação dos 10 municípios melhor classificados no IRFS de 2007 -RN
Confederação Nacional de Municípios - CNM

2007 Ordem 2007


Cidade/Estado Pontuação


João Dias/RN..................................................0,567 1
RN Major Sales/RN..........................................0,554 2
RN Serra de São Bento/RN..............................0,553 3
RN Jaçanã/RN................................................ 0,550 4
RN Bodó/RN....................................................0,549 5
RN Tibau do Sul/RN.........................................0,545 6
RN Luís Gomes/RN..........................................0,537 7
RN São Fernando/RN.......................................0,534 8
RN Serrinha dos Pintos/RN.............................0,533 9
RN Brejinho/RN.............................................0,530 10