terça-feira, 6 de abril de 2010

Professores de Apodi vão participar do II Encontro de Formação do Programa Escola Ativa

Mara Duarte - Secretária Municipal de Educação

APODI – Acontece entre os dias 08 e 10, na Casa da Cultura Popular Escritor Walter de Brito Guerra, em Apodi, o II Encontro de Formação de Professores do Programa Escola Ativa.

O evento que será aberto as 09h30min, é promovido pela Prefeitura do Apodi via Secretaria Municipal de Educação e 13ª Diretoria Regional De Educação Cultura E Esportes (DIRED-APODI).

Segundo a secretaria de Educação de Apodi, professora Mara Marlizete Marinho Duarte, na grande de programação consta a realização de vários debates, mesas redondas, formação de grupos de trabalho que vão debater assuntos como: historia e lutas pela educação do campo, experiências dos movimentos sociais, educação do campo como objeto de políticas publicas como direito humano e sociais e vários outros temas relacionados à educação nas comunidades rurais.

Programa voltado para a formação e qualificação de professores que atuam em escolas com classes multisseriadas (classe com 2 ou mais anos/séries), localizadas no campo. Participam do Curso, professores que estão em exercício na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental nas classes multisseriadas de todo o município de Apodi.

O Escola Ativa é realizado entre o Ministério da Educação(MEC), através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento pela Educação (FNDE), em parceria com as Instituições de Ensino Superior Públicas (IES) e com a adesão, voluntária, de estados e municípios que ocorreu nos anos de 2008 e 2009.

“As pessoas que vivem no campo têm direito a uma educação pensada, vinculada à sua cultura e às suas necessidades humanas e sociais”, comentou a secretaria Mara Marlizete.

Direcionado a técnicos e professores de toda rede municipal e estadual de ensino de Apodi, o II Encontro de Formação de Professores do Programa Escola Ativa proporcionará conhecimentos imprescindíveis ao processo de ensino-aprendizagem na zona rural do município.

Ainda segundo Mara Marlizete Marinho, o evento proporcionará aos participantes uma imperdível oportunidade de participar de palestras, relatos e oficinas.