terça-feira, 17 de agosto de 2010

Governo vai implantar ensino médio profissionalizante em 85 escolas do Estado

O Governo do Estado vai implantar ensino profissionalizante integrado ao ensino médio em 85 escolas da rede estadual. Além do Centro Estadual de Educação Profissional Jessé Pinto Freire (CENEP), o Estado terá 74 escolas, que já estão com os processos de reforma, ampliação e estrutura de laboratórios em fase de licitação, e o projeto para construção de dez centros profissionalizantes em andamento.
As obras de construção dos Centros Profissionalizantes tiveram início em Mossoró e em Alto do Rodrigues. Para as unidades de Tibau do Sul e Parnamirim, o Governo já deu a ordem de serviço. Os outros centros serão em Extremoz, Ceará Mirim, dois em Natal e dois em São Gonçalo do Amarante. Cada centro vai custar mais de 5,5 milhões, totalizando mais de 55 milhões em investimentos.
Das 74 escolas que também terão o ensino médio integrado ao profissional, 26 já estão com os processos de licitação em andamento. De acordo com Ana Zélia Maria Moreira, subcoordenadora de Educação Profissional, a previsão é de que a Seec inicie o ano letivo de 2011 com essas 26 unidades oferecendo o ensino profissional.
"Já no ano que vem, vamos oferecer o ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica, enfatizando a educação científica e humanística, possibilitando aos alunos da rede estadual uma qualificação profissional que esteja alinhada à demanda e exigências do mercado de trabalho", observou Ana Zélia.
Desde a década de 90 o Estado do Rio Grande do Norte deixou de oferecer os cursos técnicos nas escolas da rede estadual. Essa modalidade passou a ser oferecida apenas pelos Cefets, hoje IFRN, porém, em 2006, o Estado voltou a oferecer os cursos pelo Cenep nas modalidades médio integrado, subsequente e Proeja com cursos de informática, biodiagnóstico e gestão empresarial.
Em 2007, por meio de Convênio firmado com o MEC, o Estado passou a oferecer algumas turmas de cursos técnicos integrado ao ensino médio nas seguintes escolas: Francisco Ivo, Edgar Barbosa e José Fernandes Machado, em Natal, Abel Freire Coelho, em Mossoró, e José Fernandes de Melo, em Pau dos Ferros.
Em 2008 o Governo do Estado aderiu ao programa Brasil Profissionalizado instituído pelo decreto federal 6.302/2007. Pelo programa o Estado, além de ampliar, reformar e construir escolas profissionais vai equipar os estabelecimentos com laboratórios científicos, tecnológicos e acervos bibliográficos. Para a contratação de professores de áreas técnicas, o governo vai realizar concurso público para contratação de 4.000 professores, dos quais 1.200 serão para o ensino profissional.
Com a implantação do programa, Natal terá 22 escolas com ensino profissionalizante integrado ao ensino médio, Parnamirim 9, Nova Cruz 5, São Paulo do Potengi 1, Ceará-Mirim 4, Macau 2, Santa Cruz 3, Angicos 1, Currais Novos 4, Caicó 9, Assu 3, Mossoró 11, Apodi 4, Umarizal 2, Pau dos Ferros 4 e João Câmara 1.
Serão oito eixos tecnológicos com cursos de Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Enfermagem, Técnico em Edificações, Técnico em Transações Imobiliárias, Técnico em Hospedagem, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em informática, Técnico em Apicultura, Técnico em Fruticultura, Técnico em Agroecologia e Técnico em Sistema a Gás.