quinta-feira, 12 de agosto de 2010

ENSINO SUPERIOR


Prefeita Goreti Pinto volta a cobrar construção do Campus da UERN para Apodi.

APODI/MOSSORO – A prefeita de Apodi, professora, Goreti Silveira Pinto (PMDB), voltou a se reunir com o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor Milton Marques, para discutirem as estratégias da construção do Campus da UERN para atender ao município de Apodi e varias outras cidades da região Oeste.

O encontro na Reitoria da UERN em Mossoró e contou ainda com a presença da secretária Municipal de Educação de Apodi, professora, Raimunda Freire, chefe de Gabinete Civil, Klinger Péricles Pinto Diniz e do Coordenador do Núcleo Avançado em Apodi, Professor, Elmo Alves e do secretario municipal de Administração e Recursos Humanos, Antonio de Souza Maia Junior.

Segundo a prefeita Goreti Silveira Pinto, a construção do Campus da UERN é um sonho de muitos apodienses e um ganho para educação do município de Apodi. “Vamos lutar e defender junto ao Governo do Estado a concretização desse importante benefício para a camada jovem apodiense”, garantiu a prefeita.

Encravada no Médio Oeste Potiguar, a cidade de Apodi, com quase 40 mil habitantes, conta com mais de 1.500 estudantes cursando o segundo grau, que nos próximos anos vão estar ingressando numa faculdade. Atualmente, já são mais de 500 jovens fazendo curso superior em Mossoró, Pau dos Ferros e Caraúbas e para suprir todas as necessidades da classe jovem apodiense que deseja ingressar no ensino superior, a prefeita Goreti Pinto vem buscando apoio junto a toda classe política para lutar pela implantação do Campus Avançado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O município atualmente dispõe apenas de um Núcleo Avançado da UERN que dispõe de apenas dois cursos.

A secretaria de Educação de Apodi, professora, Raimunda Freire, adiantou que a Prefeitura já esta doando o terreno a UERN para que o projeto seja concluído e partes dos recursos sejam garantidos. “Estamos dando um grande passo para que esse sonho seja realizado e a população apodiense tire bons proveitos do importante benefício”, comentou Raimunda Freire que achou a reunião com o reitor bastante proveitosa.

Para que o projeto da construção do campus seja realizado é necessário muita força política e articulação com os prefeitos e deputados da região. “Já realizamos reuniões com prefeitos de todas as cidades que formam a comarca de Apodi e recebemos o apoio de todos os prefeitos, os apodienses podem ficar certos que se depender da nossa luta, esse sonho será concretizado”, comentou a prefeita Goreti Pinto.

Além de atender as necessidades de Apodi, a construção do Campus da UERN ainda atenderia as jovens dos municípios circunvizinhos como Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo, Caraúbas dentre vários outros do Oeste e Médio Oeste potiguar.

Em recente encontro com a Comissão de Articulação da Construção do Campus da UERN para Apodi, inclusive com a presença da prefeita, Goreti Pinto, o reitor, Milton Marques e o governador, Ibere Ferreira, garantiram que Apodi seria contemplada com o Campus da UERN que junto com o IFRN transformará a cidade em um pólo regional de ensino superior.

UNIVERSIDADES – Varias faculdades particulares do Rio Grande do Norte vem sendo convidadas pela Prefeitura do Apodi a se instalar na cidade. Isso seria uma forma de atender cada vez mais aos apodienses que desejam ingressar na faculdade e conquistar o ensino superior.