terça-feira, 17 de agosto de 2010

Começa hoje! Pós graduação latu sensu PROITEC



IFRN promove curso de aperfeiçoamento para professores de municípios do RN

Serão capacitados 114 docentes de dez cidades do Estado

A Pós-Graduação no âmbito do Programa de Iniciação Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC) será à distância e vai explorar bastante a internet e a tecnologia de videoconferência. Somente as aulas inaugurais serão presenciais, elas acontecerão nos dias 17 e 18 deste mês, sempre às 9h, nos locais indicados no calendário de aulas inaugurais.

Na ocasião, além de apresentadas as linhas gerais do curso e as disciplinas, será feito também um treinamento no uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que será uma espécie sala de aula virtual por meio da qual se desenvolverá o processo de ensino e aprendizagem.

Realizado pelo Departamento de Gestão em Tecnologias Educacionais e Educação à Distância (DETED) do IFRN, o curso de Pós-Graduação Latu-Senso em nível de especialização é um projeto integrado ao Programa de Iniciação Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania – ProITEC. O programa é a porta de entrada no IFRN para alunos do 9º ano do ensino fundamental que estudam na rede pública.

Estruturado em cinco módulos, totalizando 180 horas/aula, o curso tem como finalidade discutir aspectos da integração de conteúdo do material didático do. O conteúdo é composto pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Cidadania. Também serão abordados outros assuntos como, a especificidade a modalidade de ensino à distância e o papel da tutoria neste processo.

Ao final da capacitação, o professor estará apto a atuar junto aos alunos inscritos no ProITEC, exercendo a função de tutor, fundamental no processo ensino-aprendizagem na modalidade à distância. Essa tutoria presencial consiste em orientação de estudos, incentivo ao prazer das descobertas e organização das atividades individuais e grupais.