segunda-feira, 1 de março de 2010

PREFEITURA DOA TERRENOS PARA CRIAÇÃO DE INDÚSTRIA EM APODI

Prefeita Goreti e os responsáveis pela Indústria

Prefeita Goreti Silveira

APODI – A prefeita de Apodi, professora Goreti da Silveira Pinto (PMDB) oficializou na Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos do Município, a doação de dois terrenos de 1/2 hectare cada um na região do Vale do Apodi, com objetivo de fomentar a produção de castanhas e arroz vermelho no município.
O anúncio foi feito diante de membros de associações rurais, Ongs, produtores rurais dentre outras autoridades. O terreno está localizado ao lado da Secretaria de Agricultura do Município na Fazenda Santana no Bairro Cruz de Alma.
Os terrenos serão doados para AMPC Associação dos Mini-Produtores de Córrego e Sítios Reunidos associado à COPAPE e a Associação dos Produtores de Arroz Vale do Apodi.
Segundo o secretário de Agricultura, Eron Alves Costa, os terrenos doados pela Prefeitura do Apodi vêm somar aos esforça da mesma em fomentar os negócios no município. “Com a construção destas duas empresas de porte médio em nosso município vamos agregar valores aos nossos produtos criando mais empregos e valorizando a nossa agricultura, o momento é de criar trabalho e geração de renda para que possamos dar dignidade ao produtor rural”, disse o secretário.
Para o presidente da Associação dos Produtores de Arroz do Vale do Apodi, Francisco Antonio Gama, com sede na comunidade do Trapiá 01, composta de 50 produtores, a doação do terreno veio na hora certa. “Com esse terreno doado pela prefeita Goreti Silveira Pinto, e através do Programa de Desenvolvimento Solidário PDS, vamos construir a nossa beneficiadora, aumentando a nossa produção que hoje é três mil quilos mês, e também os nossos lucros. Beneficiando a nossa produção vamos agregar mais valor e qualidade aos nossos produtos que é todo vendido para a CONABE”.Para a construção da beneficiadora a associação recebeu R$ 89 mil reais do Programa de Desenvolvimento Solidário.
Já o representante da Associação dos Mini-Produtores de Córrego e Sítios Reunidos, Reginaldo Câmara da Costa com 143 associados, o terreno será importante, pois com a construção do prédio e o maquinário obtido com financiamentos pela Fundação do Banco do Brasil de R$ 500 mil reais, haverá um grande aumento no beneficiamento de castanhas de caju em toda a região. “Após a conclusão do prédio e aquisição do maquinário vamos poder realizar a classificação das amêndoas, já que, as castanhas vêm sendo beneficiadas pelas associações pelas mini-fabricas, assim iremos selecionar, classificar, embalar obtendo uma padronização uma melhor padronização das amêndoas e com isso agregar valor ao produto”. Explicou o Sr. Francisco Reginaldo Cunha.
A prefeita Goreti Silveira Pinto, destacou ao anunciar a doação dos dois terrenos que é importante manter parcerias estratégicas com as associações de produtores rurais do município. “É muito bom quando o Executivo pode ajudar entidades como a Associação dos Mini-Produtores de Córrego e Sítios Reunidos e Associação dos Produtores de Arroz do Vale do Apodi, têm certeza que quem vai ganhar com essa parceria será a nossa cidade que esta caminhando para o desenvolvimento”, comentou a prefeita.