quinta-feira, 11 de março de 2010

Audiência discutira plano para aqüicultura e pesca no Sertão do Apodi

Prefeita de Apodi - Professora Goreti Silveira

APODI – A Superintendência Federal do Ministério da Pesca e Aqüicultura do Rio Grande do Norte – MPA/RN e a Cooperativa de Trabalhadores Autônomos estão realizando na próxima sexta-feira (12) na Casa da Cultura Popular de Apodi, escritor Walter de Brito Guerra, a partir das 09h00minhoras uma Audiência Pública sobre o Plano Territorial da Pesca e Aqüicultura do Sertão do Apodi.

A audiência pública servira para apresentação, validação e consolidação do Plano de Pesca e Aqüicultura do Sertão de Apodi.

Segundo a articuladora do Territorial da Pesca e Aqüicultura do Sertão do Apodi, Fátima Torres, esse plano foi constituído há cinco meses por meio de oficinas com os pescadores de vários municípios do Médio Oeste. “É fruto de parceria entre o Ministério da Pesca e Aqüicultura, a superintendência da Pesca e Aqüicultura do Estado, a Cooperativa de trabalhos autônomos (CTA) e a sociedade civil organizada”, comentou Fátima Torres.

A articulação envolve o setor pesqueiro e aquícola (colônias, associações e cooperativas de pescadores e piscicultores), ONGs, instituições governamentais federais, estaduais e municipais e entidades de apoio ao setor.

O objetivo dessa política do MPA é discutir as questões que envolvem o setor da pesca e aqüicultura (produção, meio ambiente, fiscalização, situação social e organização) com todos os atores que atuam nessa área e elaborar participativamente um plano de desenvolvimento sustentável da pesca e aqüicultura no Território do Sertão do Apodi.

A Prefeitura do Apodi é parceira do projeto como também varias outras instituições. A prefeita, Goreti Silveira Pinto participara do evento ao lado de sua equipe da Secretaria de Agricultura e Irrigação.