terça-feira, 20 de julho de 2010

HABITAÇÃO MUNICIPAL


Prefeita Goreti Silveira

Prefeitura do Apodi dá inicio a elaboração do Plano de Habitação de Interesse Social

APODI – A Prefeitura Municipal de Apodi via Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Obras, Urbanismo e Transportes, em parceria com o Ministério das Cidades através da Caixa Econômica Federal, realizou em Apodi, no auditório da Casa de Cultura de Apodi audiência publica com a finalidade de mostrar à população a importância da ‘Capacitação para a Elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS de Apodi.

A solenidade contou com a participação de vários secretários do município, diretores de escolas, sindicatos e associações rurais, universitário e entre outros importantes segmentos da sociedade apodiense. O auditório da Casa de Cultura Popular ficou lotado, e a população esteve presente a fim de contribuir com o processo de construção participativa do PLHIS.

O Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS, desempenhará um papel fundamental na história do município de Apodi, uma vez que munira o Poder Público Municipal de um instrumento adequado ao enfrentamento do problema habitacional, dotando-o de uma política que em consonância com o Plano Diretor Municipal será capaz de planejadamente viabilizar, para a população de baixa renda, o acesso a terra urbanizada e a concretização do direito constitucional dos cidadãos a uma moradia digna, além de buscar também erradicar a ‘casa de taipa’ principal fator das péssimas condições de saúde e do aumento alarmante dos casos de doenças de Chagas da população apodiense.

“O nosso município possui um alto índice de infestação da Doença de Chagas devido à falta de moradias dignas”, relatou a prefeita Goreti Pinto.

Segundo a representante do Governo, o município de Apodi é a sexta cidade do Estado a iniciar o processo de elaboração do Plano e poderá ser a primeira a concluir devido ter uma equipe muito empenhada. No dia 15 de junho a prefeita Goreti Pinto (PMDB), baixou a portaria em que nomeia a equipe técnica responsável pela elaboração do Plano, que terá o prazo de 150 dias para sua conclusão.

“Graças à sensibilidade do Governo Federal através do Presidente Lula, tenho a honra de elaborar com a participação da comunidade o PLHIS, um importante instrumento que possivelmente mudará a triste realidade da habitação, que será mais humana e mais digna”, finalizou Goreti.

O processo de elaboração do PLHIS contemplará três etapas distintas – Proposta Metodológica, Diagnostico do Setor Habitacional e, Estratégias de Ação -, que resultam em um conjunto de objetivos, metas, diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor habitacional