quinta-feira, 20 de maio de 2010

CONCURSOS PÚBLICOS

Concursos públicos exigem uma rotina de estudos e determinação
Mais de um milhão de pessoas disputam 230 mil vagas para recenseadores do IBGE. O concurso público será daqui a dez dias.As vagas para o concurso do IBGE foram abertas em todos os estados do país. Os salários variam. Vão de R$ 800 a R$ 1.500. Para conquistar uma vaga em concursos públicos é preciso seguir algumas orientações.

“Eu acho que a persistência é um elemento superimportante no concurso público”, acredita Denise Amorim de Oliveira, publicitária.

Em um ano e meio Denise prestou dez concursos diferentes. Até conseguir o primeiro lugar na prova para relações públicas da Infraero.

“O perfil do candidato que costuma passar em concurso público, muitas vezes passa em vários, é o perfil da pessoa obstinada. É aquele que sabe o que quer”, explica Cristiano Ribeiro, professor.

Algumas mudanças na rotina podem aumentar as chances de ser aprovado. Como começar a estudar pelo menos um ano e meio antes do lançamento do edital; participar do maior número possível de concursos para ganhar experiência e equilíbrio emocional nas provas; estudar questões de raciocínio lógico, pois este tipo de avaliação é o que registra o maior índice de erro dos candidatos.

Na hora da inscrição, mais uma dica: “Escolher conteúdo, disciplinas que ele tenha maior grau de afinidade ele precisa estudar prazer”, diz o professor.

Um passo fundamental é escolher um bom curso preparatório, com professores qualificados, que vão dar orientações específicas para o candidato enfrentar esse caminho tão difícil.

A turma sonha com uma vaga de diplomata no Itamarati e todos aqui sabem que o aprendizado não termina aqui na sala de aula. O ideal é estudar pelo menos mais quatro horas em casa, todos os dias.

Naffis errou no começo, mas agora montou um esquema de estudo e mantém o ânimo depois de vinte tentativas frustradas. “Eu acho que quando eu passar vai ser tão gratificante que vai compensar todo esse sacrifício que eu passei até agora”, acredita Náfis Bressane, jornalista.