quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Cras de Apodi desenvolve “Projeto Semente Cras” voltado para Crianças com dificuldades Psicopedagogicos Sociais

APODI – Cerca de 40 crianças atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Apodi faz parte do “Projeto Semente Cras”, esse projeto beneficia crianças de 05 a 12 anos, de famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.
De acordo com o coordenador do Cras de Apodi, Ismael Simão, o projeto visa incentivar a interação da criança de maneira global, abrangendo os aspectos coguinitivos, afetivos, psicomotor e sócio cultural. Foi à própria equipe de profissionais do Cras que desenvolveu o projeto com a finalidade de acompanhar as crianças que são diagnosticadas pela psicóloga e assistente social.
“As crianças que estão inseridas nesse projeto, chegam ao Cras por meio das famílias atendidas ou através de encaminhamentos dos profissionais das escolas e dos programas sociais do município, são crianças que geralmente são encaminhadas com alguns sintomas como distúrbio de comportamentos insociabilidade, distúrbios de aprendizagens, falta de auto-estima, ameaças de vínculos afetivos”, comentou Ismael Simão.
As crianças são acompanhadas pela Psicopedagoga Suely Veríssimo juntamente com a equipe de profissionais Multidisciplinar do Cras, O Projeto é trabalhado durante todo ano, pois as temáticas são variadas tais como: Oficina Pintando o Sete, Construindo o Saber, Lendo e Aprendendo, Direitos e Deveres da Criança, Inclusão Social, danças, brincadeiras, jogos marionetes.
Segundo ainda Ismael Simão, esse projeto tem sido de grande importância, pois tem contribuído para resgatar a auto-estima das famílias e crianças atendidas pelo “Projeto Semente Cras”.
O Cras atende cerca de 350 famílias dos Bairros Lagoa Seca, Baixa do Caic, Bacural II Conjunto Garilandia e outras localidades. Para participar os interessados devem procurar o Cras que funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas na Rua Luiz Jacinto Bairro Lagoa Seca.