segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cem mil reais de indenização


A família de uma mulher que morreu na sala de cirurgia, após ter sofrido uma queda, ao pisar em uvas que estavam no chão do Supermercado Carrefour em Natal, será indenizada com o valor R$ 100.000,00, à título de danos morais, mais juros e correção monetária

As demais determinações da sentença de primeira instância foram mantidas, que são: obrigação do Carrefour pagar uma pensão mensal ao viúvo, no valor de R$ 1.382,67, a partir de 21/02/2003, até a idade que a vítima completaria 65 anos de idade – 03/02/2024, a qual deverá ser atualizada a cada 12 meses

Pela sentença, o Carrefour tem o direito de ser reembolsado pela ACE SEGURADORA S/A.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Começa hoje! Pós graduação latu sensu PROITEC



IFRN promove curso de aperfeiçoamento para professores de municípios do RN

Serão capacitados 114 docentes de dez cidades do Estado

A Pós-Graduação no âmbito do Programa de Iniciação Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC) será à distância e vai explorar bastante a internet e a tecnologia de videoconferência. Somente as aulas inaugurais serão presenciais, elas acontecerão nos dias 17 e 18 deste mês, sempre às 9h, nos locais indicados no calendário de aulas inaugurais.

Na ocasião, além de apresentadas as linhas gerais do curso e as disciplinas, será feito também um treinamento no uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que será uma espécie sala de aula virtual por meio da qual se desenvolverá o processo de ensino e aprendizagem.

Realizado pelo Departamento de Gestão em Tecnologias Educacionais e Educação à Distância (DETED) do IFRN, o curso de Pós-Graduação Latu-Senso em nível de especialização é um projeto integrado ao Programa de Iniciação Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania – ProITEC. O programa é a porta de entrada no IFRN para alunos do 9º ano do ensino fundamental que estudam na rede pública.

Estruturado em cinco módulos, totalizando 180 horas/aula, o curso tem como finalidade discutir aspectos da integração de conteúdo do material didático do. O conteúdo é composto pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Cidadania. Também serão abordados outros assuntos como, a especificidade a modalidade de ensino à distância e o papel da tutoria neste processo.

Ao final da capacitação, o professor estará apto a atuar junto aos alunos inscritos no ProITEC, exercendo a função de tutor, fundamental no processo ensino-aprendizagem na modalidade à distância. Essa tutoria presencial consiste em orientação de estudos, incentivo ao prazer das descobertas e organização das atividades individuais e grupais.

Governo vai implantar ensino médio profissionalizante em 85 escolas do Estado

O Governo do Estado vai implantar ensino profissionalizante integrado ao ensino médio em 85 escolas da rede estadual. Além do Centro Estadual de Educação Profissional Jessé Pinto Freire (CENEP), o Estado terá 74 escolas, que já estão com os processos de reforma, ampliação e estrutura de laboratórios em fase de licitação, e o projeto para construção de dez centros profissionalizantes em andamento.
As obras de construção dos Centros Profissionalizantes tiveram início em Mossoró e em Alto do Rodrigues. Para as unidades de Tibau do Sul e Parnamirim, o Governo já deu a ordem de serviço. Os outros centros serão em Extremoz, Ceará Mirim, dois em Natal e dois em São Gonçalo do Amarante. Cada centro vai custar mais de 5,5 milhões, totalizando mais de 55 milhões em investimentos.
Das 74 escolas que também terão o ensino médio integrado ao profissional, 26 já estão com os processos de licitação em andamento. De acordo com Ana Zélia Maria Moreira, subcoordenadora de Educação Profissional, a previsão é de que a Seec inicie o ano letivo de 2011 com essas 26 unidades oferecendo o ensino profissional.
"Já no ano que vem, vamos oferecer o ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica, enfatizando a educação científica e humanística, possibilitando aos alunos da rede estadual uma qualificação profissional que esteja alinhada à demanda e exigências do mercado de trabalho", observou Ana Zélia.
Desde a década de 90 o Estado do Rio Grande do Norte deixou de oferecer os cursos técnicos nas escolas da rede estadual. Essa modalidade passou a ser oferecida apenas pelos Cefets, hoje IFRN, porém, em 2006, o Estado voltou a oferecer os cursos pelo Cenep nas modalidades médio integrado, subsequente e Proeja com cursos de informática, biodiagnóstico e gestão empresarial.
Em 2007, por meio de Convênio firmado com o MEC, o Estado passou a oferecer algumas turmas de cursos técnicos integrado ao ensino médio nas seguintes escolas: Francisco Ivo, Edgar Barbosa e José Fernandes Machado, em Natal, Abel Freire Coelho, em Mossoró, e José Fernandes de Melo, em Pau dos Ferros.
Em 2008 o Governo do Estado aderiu ao programa Brasil Profissionalizado instituído pelo decreto federal 6.302/2007. Pelo programa o Estado, além de ampliar, reformar e construir escolas profissionais vai equipar os estabelecimentos com laboratórios científicos, tecnológicos e acervos bibliográficos. Para a contratação de professores de áreas técnicas, o governo vai realizar concurso público para contratação de 4.000 professores, dos quais 1.200 serão para o ensino profissional.
Com a implantação do programa, Natal terá 22 escolas com ensino profissionalizante integrado ao ensino médio, Parnamirim 9, Nova Cruz 5, São Paulo do Potengi 1, Ceará-Mirim 4, Macau 2, Santa Cruz 3, Angicos 1, Currais Novos 4, Caicó 9, Assu 3, Mossoró 11, Apodi 4, Umarizal 2, Pau dos Ferros 4 e João Câmara 1.
Serão oito eixos tecnológicos com cursos de Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Enfermagem, Técnico em Edificações, Técnico em Transações Imobiliárias, Técnico em Hospedagem, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em informática, Técnico em Apicultura, Técnico em Fruticultura, Técnico em Agroecologia e Técnico em Sistema a Gás.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

“João Maia é o meu guru maior na política”

Evangelista declara confiança em João Maia

“Quero pedir licença a Dr. Pinheiro, mas você João Maia é o meu maior guru na política estadual, confio em você” finalizou Evangelista.

Concordo!

Kelps e Evangelista do PR

João Maia e Evangelista do PR

Blog Vereadores em Ação à serviço do PR - comenta Jerlândio Moreira

Um espaço que deveria servir para informar e prestar conta das ações dos 9 vereadores de Apodi, está servindo para fazer campanha para os candidatos do PR, e em muitos casos se omite a informar as ações de todos os vereadores eleitos pelos apodienses.

O Blog está repleto de informações alusivas aos candidatos do PR, são pelo menos 13 postagens referentes ao mesmo evento, o que na opinião deste nobre blogueiro representa uma afronta aos eleitores de outros candidatos e de outros partidos, caracterizando-o como um espaço partidário.

A manutenção do Blog deve estar sendo feita com o dinheiro da Câmara, e este devia ser insento de ações politiqueiras, e neste caso, devia ser destinado aos 9 vereadores, mesmo que estes sejam oposição ou posição, a verba é pública e o espaço é publico.

Ultimamente venho acompanhando o blog e vejo que três personalidades estão em maior destaque: Angelo PV, Junior PSB e Evengelista PR, um grupo comum pelo voto. Estando de fora os outros 6 vereadores.

Fica aqui o meu lamento e minha indignação.

Matéria copiada de blog.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

ENSINO SUPERIOR


Prefeita Goreti Pinto volta a cobrar construção do Campus da UERN para Apodi.

APODI/MOSSORO – A prefeita de Apodi, professora, Goreti Silveira Pinto (PMDB), voltou a se reunir com o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor Milton Marques, para discutirem as estratégias da construção do Campus da UERN para atender ao município de Apodi e varias outras cidades da região Oeste.

O encontro na Reitoria da UERN em Mossoró e contou ainda com a presença da secretária Municipal de Educação de Apodi, professora, Raimunda Freire, chefe de Gabinete Civil, Klinger Péricles Pinto Diniz e do Coordenador do Núcleo Avançado em Apodi, Professor, Elmo Alves e do secretario municipal de Administração e Recursos Humanos, Antonio de Souza Maia Junior.

Segundo a prefeita Goreti Silveira Pinto, a construção do Campus da UERN é um sonho de muitos apodienses e um ganho para educação do município de Apodi. “Vamos lutar e defender junto ao Governo do Estado a concretização desse importante benefício para a camada jovem apodiense”, garantiu a prefeita.

Encravada no Médio Oeste Potiguar, a cidade de Apodi, com quase 40 mil habitantes, conta com mais de 1.500 estudantes cursando o segundo grau, que nos próximos anos vão estar ingressando numa faculdade. Atualmente, já são mais de 500 jovens fazendo curso superior em Mossoró, Pau dos Ferros e Caraúbas e para suprir todas as necessidades da classe jovem apodiense que deseja ingressar no ensino superior, a prefeita Goreti Pinto vem buscando apoio junto a toda classe política para lutar pela implantação do Campus Avançado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O município atualmente dispõe apenas de um Núcleo Avançado da UERN que dispõe de apenas dois cursos.

A secretaria de Educação de Apodi, professora, Raimunda Freire, adiantou que a Prefeitura já esta doando o terreno a UERN para que o projeto seja concluído e partes dos recursos sejam garantidos. “Estamos dando um grande passo para que esse sonho seja realizado e a população apodiense tire bons proveitos do importante benefício”, comentou Raimunda Freire que achou a reunião com o reitor bastante proveitosa.

Para que o projeto da construção do campus seja realizado é necessário muita força política e articulação com os prefeitos e deputados da região. “Já realizamos reuniões com prefeitos de todas as cidades que formam a comarca de Apodi e recebemos o apoio de todos os prefeitos, os apodienses podem ficar certos que se depender da nossa luta, esse sonho será concretizado”, comentou a prefeita Goreti Pinto.

Além de atender as necessidades de Apodi, a construção do Campus da UERN ainda atenderia as jovens dos municípios circunvizinhos como Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo, Caraúbas dentre vários outros do Oeste e Médio Oeste potiguar.

Em recente encontro com a Comissão de Articulação da Construção do Campus da UERN para Apodi, inclusive com a presença da prefeita, Goreti Pinto, o reitor, Milton Marques e o governador, Ibere Ferreira, garantiram que Apodi seria contemplada com o Campus da UERN que junto com o IFRN transformará a cidade em um pólo regional de ensino superior.

UNIVERSIDADES – Varias faculdades particulares do Rio Grande do Norte vem sendo convidadas pela Prefeitura do Apodi a se instalar na cidade. Isso seria uma forma de atender cada vez mais aos apodienses que desejam ingressar na faculdade e conquistar o ensino superior.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Amigos da Escola em Apodi

Apodi receberá ações do Projeto Amigos da Escola
APODI – O município de Apodi recebera no próximo dia 11 (quarta-feira), a primeira edição do projeto Amigos da Escola de 2010, com uma programação sociocultural voltada para a comunidade. As ações serão executadas na Escola Estadual Gerson Lopes e no Circo Cultural da Prefeitura do Apodi que será armado na Praça Getulio Vargas no centro da cidade.
A iniciativa é da Prefeita de Apodi professora Goreti Silveira via Secretaria Municipal de Educação e o Governo do Estado via Secretaria Estadual de Educação e da Cultura (SEEC), escolas e vários outros órgãos e secretarias municipais e estaduais de educação, alem dos parceiros que pertencem a Instituições Filantrópicas, Ongs e empresas privadas.
“O município de Apodi estará com o que for necessário para apoiar as ações do Projeto “Amigo da Escola, é um projeto muito importante que merece a nossa atenção, a prefeita Goreti Pinto, colocou toda estrutura administrativa a disposição da coordenação do programa”, comentou Raimunda Freire, secretaria de Educação de Apodi.
A programação que dará conta das ações dos “Amigos da Escola”, que este ano trabalha a temática “Minha Escola – Minha Comunidade, será composta de apresentações culturais realizadas por alunos das escolas que participam do evento, caminhada com saída do Núcleo Avançado da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte –UERN, às 7:30, Oficinas de Artesanato, Exposição de Projetos Educativos, Atendimento ao Público com Serviços Básicos de Saúde (exames, consultas, pressão arterial, etc.) e Embelezamento Pessoal (corte de cabelos, escova, unhas). As ações serão desenvolvidas durante todo o dia.
O projeto foi lançado em 1999 pela Rede Globo de Televisão, como parte das comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, em parceria com a Comunidade Solidária, órgão presidido pela então primeiro dama do país, professora Doutora Ruth Cardoso, com apoio da Secretaria de Turismo da Bahia, Petrobrás, Telemar e Banco Itaú, entre outras organizações. Destacou-se pela magnitude da campanha televisiva, incluindo também outros veículos de comunicação, vinculados a essa emissora, como o Portal Globo, jornais e revistas.
Os Amigos da Escola é um projeto amplo que atua há 11 anos e tem como objetivo promover o fortalecimento e a interação entre a escola e a comunidade, por meio do incentivo ao trabalho voluntário. O Intuito é desenvolver ações que sejam eficazes e despertem a importância da parceria entre os segmentos sociais e a escola, para a prática do processo de construção da cidadania.
O “Amigos da Escola” é um projeto criado pela TV Globo e emissoras afiliadas, como a INTERTV CABUGI, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica.
O projeto incentiva o envolvimento de todos (profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade) nesse esforço e a participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais – complementares, e nunca em substituição às atividades curriculares/educação formal – e de cidadania, em benefício dos alunos, da própria escola, de seus profissionais e da comunidade.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sai boletim de desempenho da 1ª prova do PROITEC

Professor do PROIFRN e PROITEC
Givanilson Caetano Silva

Atenção alunos,
O IFRN divulgou nesta quarta-feira o link para que vocês possam ver como se saíram nas provas do PROITEC realizadas pelo Instituto. Vejam como ficou a sua pontuação.

Clique no link: http://proitec.ifrn.edu.br/

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR !??!



Não, não se trata de uma notícia fantasiosa, os 7,15% de aumento dado pelo governo do estado na greve do inicio do ano letivo e tão ovacionado pela Direção Estadual do SINTE-RN (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN), na realidade fez foi reduzir o salário líquido recebido por muitos professores do Estado.
Somando-se todas as vantagens e descontos, o professor Nível III Letra C, que nos emprestou esse contracheque, no mês de Maio, recebia$ 1092,71 em seus vencimentos líquidos. Depois do esperado aumento que foi negociado entre o SINTE-RN e o governo do Estado, o mesmo professor, agora em Julho, passou a receber R$ 1089,52 em seus vencimentos líquidos, ou seja, seu salário líquido, que é o que realmente interessa, fez foi reduzir após o aumento. As identificações do professor no contracheque como: Nome, matrícula, escola e senha, não estão visualizados para evitar maiores constrangimentos. Usamos os meses de Maio e Julho como exemplo, pois em Junho pagou-se 40% do décimo o que dificultaria uma ideia mais clara da situação.

Explicação para o fenômeno

A explicação é simples: O mistério está no complemento dado pelo governo em março, logo após a greve, do hilário piso nacional salarial da Educação criado no governo Lula que cada estado interpreta como bem entende. Veja o complemento no contracheque, ele é uma espécie de abono para completar o piso nacional, somando-se 32,64 + 47, 85 + 30,87 = 111,36 de abono em Maio. O glorioso aumento de 7,15% agora em Julho, incidiu somente sobre o salario base de Maio, que era de R$ 954,76 e passou a ser de R$ 1025,39 depois do aumento, no caso desse professor. Como o abono foi retirado depois do aumento, seu salário diminuiu, ou seja, O governo Wilma/Iberê deu com uma mão e tirou com a outra.

Assim como o caso desse professor, existem muitos outros casos no estado de quem já é da letra C para frente. Só quem teve um aumento melhorzinho, são os professores que estão na letra A, que estão em inicio de carreira. Os professores que tem mais tempo de serviço nesse estado estão condenados a ganhar sempre a mesma coisa.

Antes que o governo e o SINTE-RN vão para a TV fazer propaganda dessa enganação, vocês ficam sabendo que existe um estado da federação: O Rio Grande do Norte, Governador: Wilma Faria/Iberê Ferreira de Souza, onde os professores depois de um aumento tem seus salários reduzidos. Antes que lancem propagandas saibam que a realidade é essa.

Não é atoa que somos um dos lanternas da Educação nesse pais, mais que em todos os lugares, aqui tudo é um faz de contas na Educação.

********************************
Matéria retirada do blog do professor Toinho.
********************************

Em quase todos os contracheques dos professores ao invés do tão sonhado aumento, houve sim uma perca REAL.
Isto é valorizar o professor?