sábado, 24 de julho de 2010

Vem aí o mais novo blog de Apodi...

Um pequeno aperitivo para degustar
Aguardem...

Está em fase de construção o blog que deixará você com água na boca. Em breve veja no Opinião do Oeste.

Candidata do PT abre 8 pontos... Começou a onda LULA!

COMEÇOU A ONDA LULA... DILMA ABRE 8 PONTOS


Vox Populi: Dilma abre 8 pontos e lidera com 41%; Serra tem 33%.Despencando nas pesquisas, Serra parte para baixaria.

Vox Populi: Dilma abre 8 pontos e lidera com 41%; Serra tem 33%
candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, aparece na liderança da corrida presidencial com 41% das intenções de voto, contra 33% do candidato do PSDB, José Serra, segundo pesquisa Vox Populi divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Jornal da Band . A candidata do PV ao Palácio do Planalto, Marina Silva, registra 8%. A margem de erro é de 1,8 pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo o levantamento, os votos brancos e nulos somam 4%, enquanto 13% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
O Vox Populi também fez uma simulação de um segundo turno entre Dilma e Serra. Dilma aparece com 46% e Serra com 38%. Na espontânea, Dilma tem 28%, Serra 21%, Marina, 5% e Lula, 4%.
A rejeição de Serra é de 24%, de Marina, 20% e de Dilma, 17%.
A pesquisa entrevistou 3000 entre os dias 17 e 20 de julho. Ela foi registrada no dia 17 de julho junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 19920/2010.
Vox Populi/Band: Dilma 41% x 33% Serra
Pesquisa Vox Populi/Band, divulgada hoje, mostra Dilma com 8 pontos à frente de Serra:
Dilma: 41%Serra: 33%Marina: 8%
2º Turno:
Dilma: 46%Serra: 38%
Espontânea:
Dilma: 28%Serra: 21%Marina: 5%Lula: 4%
Serra tem a maior Rejeição:
Serra: 24% de RejeiçãoMarina: 20%Dilma: 17%
A pesquisa foi feita entre os dias 17 e 20 de julho.

Capacitando o futuro


APODI - A Prefeitura do Apodi via Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), vem capacitando dezenas de jovens cadastrados no Programa Bolsa Família, com vários tipos de cursos profissionalizantes para garantir seu futuro no disputado mercado de trabalho.
Ministrado por profissionais do Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Desde o inicio da gestão da prefeita, Goreti da Silveira Pinto (PMDB), a Prefeitura do Apodi já capacitou mais de 500 profissionais capacitados nos ultimo meses.
Recentemente foram ministrados os cursos de Fabricação de Doces de Frutas e o de Corte de Cabelo e Escova, garantindo assim qualificação para cerca de 50 pessoas. “Já capacitamos quase quinhentas pessoas nestes últimos meses e com o apoio que venho recebendo da prefeita Goreti Pinto, vamos continuar buscando mais curso e capacitando mais pessoas para que as mesmas possam com sua nova profissão buscar melhorar a sua renda familiar. Isto é muito importante para a melhoria da qualidade de vida da nossa população, é uma preocupação constante da nossa prefeita” destacou Laete Oliveira.
Os cursos são realizados na sede do Núcleo de Apoio ao Idoso, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Profissionalização e Geração de Trabalho e Renda. Na maioria dos cursos a municipalidade tem garantido um Kit de material para os profissionais atuarem em sua nova profissão.
Esta é uma oportunidade que a Prefeitura de Apodi e os parceiros têm para capacitar a comunidade apodiense, possibilitando condições inclusive de melhoria da renda familiar. Além disso, a professora Lucélia Dantas de Sena explica que todos os alunos se tornam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, ensinando outras pessoas.
A Prefeitura do Apodi vem articulando a realização de novos cursos no município junto ao SENAR, SENAI e SEBRAE e SENAC. “Com estas capacitações objetivamos melhorar a empregabilidade do cidadão para que como profissional consiga atuar no mercado da melhor forma possível”, disse o gerente do SENAR, Glauco Carvalho.
A Prefeita, Goreti da Silveira Pinto, tem acompanhado os cursos e demonstrado total interesse em continuar investindo na qualificação dos jovens do município.

Abatedouro passará por mudanças


Prefeita Goreti foi pessoalmente visitar obras com o secretário Moésio



APODI – O Abatedouro Público do município de Apodi passara por uma grande reforma em sua estrutura física, eletrifica e hidráulica. As obras já foram iniciadas e dentro dos próximos 60 dias estarão concluídas.
O trabalho vem sendo feito pela Prefeitura do Apodi via Secretaria Municipal de Agricultura e Recurso Hídricos e visa melhorar ainda mais as condições de higiene do local que mensalmente abate de 280 bois, 120 caprinos e 128 suinos.
A prefeita da cidade, professora, Goreti Silveira Pinto (PMDB), visitou as instalações do Abatedouro, acompanhada do secretário de Agricultura e Recurso Hídrico, Eron Costa, coordenador do Abatedouro, Edimar Menezes, secretario de Obras, Moesio Fernandes, vereador, Nilson Fernandes (PMDB) e outros assessores oportunidade em que anunciou o inicio das obras.
Segundo o secretario, Eron Costa, no inicio da atual gestão, foram feito vários serviços, principalmente nas instalações elétricas. “Atendendo ao pedido dos profissionais que trabalham no abatedouro, foi feita uma nova estrutura na parte elétrica, pois era constante o perigo já que se encontrava bastante danificado”, comentou Eron Costa.
Outro problema existente no Abatedouro de Apodi era referente ao transporte do animal abatido para o mercado publico, que era feito na época em uma estrutura de madeira puxada pelo o trator colocando em risco a saúde da população, mas a prefeita, Goreti Pinto, viu a necessidade da compra de um carro adequado, e trabalhou para viabilizar a compra de um Baú Exotérmico, transportado a carne do abatedouro para o mercado em uma F 1000 que dispõe de todas as condições de higiene exigida pelos órgãos de fiscalização.
Ainda segundo o secretário Eron Costa, a prefeita, Gorete Pinto, viabilizou verbas, e com recursos próprios da ordem de R$ 100.00,00, (Cem mil reais), iniciou nesta semana a uma reforma geral no abatedouro do município. Que consiste na estrutura que abriga o abatedouro, pinturas, pisos, revestimentos, hidráulica, banheiro e o curral. Este ultimo segundo o secretário, era um sonho antigo dos profissionais que atuam no local, que de que pronto foi atendido pela prefeita e está sendo totalmente reconstruído, alem do calçamento aonde fica os animais.
Para a prefeita, Goreti Pinto, a reforma trará maior segurança na manipulação das carnes dos animais que são abatidos. "Esta reforma vem melhorar ainda mais a qualidade da carne que será consumida pelos apodienses", destacou a prefeita.
A Prefeitura do Apodi está viabilizando o credenciamento do abatedouro municipal junto ao Ministério da Agricultura. Para o secretário dentro de 60 dias a prefeita de Apodi Professora Maria Gorete da Silveira Pinto estará entregando ao município um do melhores abatedouros municipais da região.

terça-feira, 20 de julho de 2010

HABITAÇÃO MUNICIPAL


Prefeita Goreti Silveira

Prefeitura do Apodi dá inicio a elaboração do Plano de Habitação de Interesse Social

APODI – A Prefeitura Municipal de Apodi via Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Obras, Urbanismo e Transportes, em parceria com o Ministério das Cidades através da Caixa Econômica Federal, realizou em Apodi, no auditório da Casa de Cultura de Apodi audiência publica com a finalidade de mostrar à população a importância da ‘Capacitação para a Elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS de Apodi.

A solenidade contou com a participação de vários secretários do município, diretores de escolas, sindicatos e associações rurais, universitário e entre outros importantes segmentos da sociedade apodiense. O auditório da Casa de Cultura Popular ficou lotado, e a população esteve presente a fim de contribuir com o processo de construção participativa do PLHIS.

O Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS, desempenhará um papel fundamental na história do município de Apodi, uma vez que munira o Poder Público Municipal de um instrumento adequado ao enfrentamento do problema habitacional, dotando-o de uma política que em consonância com o Plano Diretor Municipal será capaz de planejadamente viabilizar, para a população de baixa renda, o acesso a terra urbanizada e a concretização do direito constitucional dos cidadãos a uma moradia digna, além de buscar também erradicar a ‘casa de taipa’ principal fator das péssimas condições de saúde e do aumento alarmante dos casos de doenças de Chagas da população apodiense.

“O nosso município possui um alto índice de infestação da Doença de Chagas devido à falta de moradias dignas”, relatou a prefeita Goreti Pinto.

Segundo a representante do Governo, o município de Apodi é a sexta cidade do Estado a iniciar o processo de elaboração do Plano e poderá ser a primeira a concluir devido ter uma equipe muito empenhada. No dia 15 de junho a prefeita Goreti Pinto (PMDB), baixou a portaria em que nomeia a equipe técnica responsável pela elaboração do Plano, que terá o prazo de 150 dias para sua conclusão.

“Graças à sensibilidade do Governo Federal através do Presidente Lula, tenho a honra de elaborar com a participação da comunidade o PLHIS, um importante instrumento que possivelmente mudará a triste realidade da habitação, que será mais humana e mais digna”, finalizou Goreti.

O processo de elaboração do PLHIS contemplará três etapas distintas – Proposta Metodológica, Diagnostico do Setor Habitacional e, Estratégias de Ação -, que resultam em um conjunto de objetivos, metas, diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor habitacional

POLÍTICA

Prefeita de Apodi, professora Goreti Silveira


João Elias


Prefeita Goreti Pinto prestigia lançamento do curso Básico de Formação Política em Apodi

APODI – Bastante prestigiada a solenidade de abertura do curso Básico de Formação Política, realizado no município de Apodi pelo Diretório Municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) via PMDB Jovem e a Fundação Ulysses Guimarães, Nucleo do Rio Grande do Norte.

A solenidade aconteceu as 09h00 da manha de sábado, na Casa da Cultura Popular de Apodi, Escritor Walter de Brito Guerra.

Alem dos jovens matriculados no curso Básico de Formação Política. O evento ainda contou com a presença da prefeita da cidade, professora, Maria Goreti Silveira Pinto (PMDB), vereadores, lideres e filiados da sigla e varias outras autoridades do município oestano.

O curso foi direcionado para a formação política de jovens de Apodi. “Todos sabem que o trabalho da Fundação Ulysses Guimarães é conhecido em nível “Nacional” e esse curso vai garantir aos alunos mais conhecimento no mundo da política. “Conhecimento nunca é demais”, comentou a prefeita que destacou que chegar ao partido de Aluizio Alves, Ulisses Guimarães, Henrique, Garibaldi, Walter Alves, é motivo de orgulho para qualquer político.

De acordo com a prefeita Goreti Pinto, o PMDB trabalha de modo democrático, sempre com a organização estruturada em bases de benefícios coletivos. Esse pensamento condiz com o modelo de gestão que é conduzido pelos Governos do PMDB em todo o Brasil. “As dificuldades existem, mas estamos vencendo os desafios, com muito trabalho e amor, para garantir o desenvolvimento de Apodi e uma melhor qualidade de vida para o nosso povo”, disse a prefeita.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

SAI GABARITO DA 1ª AVALIAÇÃO DO PROITEC


LUIZ CARLOS E GIVANILSON
Professores do PROIFRN divulgam o gabarito oficial das provas


DIVULGADO O GABARITO DA 1ª AVALIAÇÃO DO PROITEC. PODEM CONTAR OS SEUS ACERTOS.


1-A; 2-D; 3-D; 4-A; 5-B; 6-A; 7-D; 8-D; 9-D; 10-A; 11-D; 12-C; 13-C; 14-A; 15-B; 16-C; 17-A; 18-B; 19-C; 20-D; 21-1; 22-A; 23-B; 24-C; 25-A; 26-C; 27-A; 28-A; 29-D; 30-C; 31-A; 32-D; 33-B; 34-C; 35-A; 36-C; 37-D; 38-B; 39-D; 40-B.

Boa Sorte a todos.

sábado, 17 de julho de 2010

PMA/IFRN - CONFIRAM O GABARITO DO SIMULADO PROITEC

Professor Givanilson Caetano (Matemática)

Olá alunos. Estamos disponibilizando o gabarito oficial do I Simulado 2010 do ProItec. Confiram.
************************************
Português (Professor Ozamir Lima)
1-D; 2-C; 3-B; 4-C; 5-C; 6-D; 7-D; 8-A; 9-B; 10-C
11-B; 12-B; 13-A; 14-A; 15-D; 16-C; 17-A; 18-D; 19-A; 20-B
*************************************
Matemática (Professor Givanilson Caetano)
1-B; 2-A; 3-C; 4-B; 5-D; 6-B; 7-D; 8-B; 9-A; 10-C
11-D; 12-A; 13-B; 14-D; 15-D(NULA); 16-A; 17-C; 18-B; 19-C; 20-A
*************************************
Cidadania (Professor Lázaro Gama)
1-B; 2-D; 3-B; 4-A; 5-C; 6-A; 7-C; 8-B; 9-D; 10-A
*************************************

quinta-feira, 15 de julho de 2010

FALA PROFESSOR...

Prezados alunos,

É chegado o momento da primeira avaliação do PROITEC. Conquistar uma vaga em nosso Campus é meta de muitos, seja em Zootecnia ou Biocombustíveis. Nosso IFRN é uma Escola modelo que já atua no campo educacional há mais de 100 anos e realmente é um modelo de educação profissionalizante.
A você que estudou, dedicou-se aos estudos, é chagada a hora! Espero que todos tenham sucesso nesta primeira avaliação e se preparam para a 2ª que acontecerá em Setembro. Boa Sorte a todos e até lá.
**************************************
VEJAM O GABARITO DO SIMULADO DO PROIFRN-2011
**************************************
PROVA DE MATEMÁTICA (PROFESSOR GIVANILSON)
1-B; 2-A; 3-C; 4-B; 5-D; 6-B; 7-D; 8-B; 9-A; 10-C.
11-D; 12-A; 13-B; 14-D; 15-D; 16-A; 17-C; 18-B; 19-C; 20-A
**************************************
PROVA DE PORTUGUÊS (LUIZ CARLOS - L.C)
21-A; 22-E; 23-E; 24-D; 25-D; 26-B; 27-D; 28-D; 29-D; 30-A
31-A; 32-B; 33-C; 34-D; 35-E; 36-A; 37-A; 38-A; 39-A; 40-A

PROITEC - PROVA NESTE DOMINGO

Acontecerá neste domingo, dia 18/07/2010, a primeira avaliação em todos os campus do IFRN. A prova constará de questões objetivas de Matemática, Língua Portuguesa e Cidadania.
Em Apodi, a equipe PROITEC com os professores Givanilson Caetano, Lázaro Silva, Ozamir Lima, Elisângela Paiva e Flávia Cristina se preparam na aplicação do SIMULADO, que acontecerá neste sábado, dia 17/07/2010 nas dependências da Escola Municipal Professora Lourdes Mota, a partir das 08h da manhã.
**********************************************************
Cartão de Inscrição: Poderá ser retirado no site: http://proitec.ifrn.edu.br/

quinta-feira, 8 de julho de 2010

IFRN investiga denúncia


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu ontem um processo administrativo para investigar possíveis fraudes no concurso destinado à contratação de 36 “Assistentes de Alunos”. Denúncias que chegaram à comissão do concurso na última quinta-feira e que foram enviadas também à TRIBUNA DO NORTE apontam “coincidências estranhas” no resultado final do processo seletivo.

“Temos de trabalhar com a presunção de boa fé de todos os candidatos, mas (a denúncia) nos chamou atenção. Com certeza foi uma coisa meio esquisita”, resume o professor Eduardo Bráulio, coordenador da comissão responsável pelo concurso, realizado pelo próprio IFRN. O processo administrativo deve cruzar dados de todos os candidatos e, se forem constatadas possíveis irregularidades, a Polícia Federal será acionada para realizar a investigação criminal.

As provas foram realizadas no último dia 20, em Natal, e 8.900 candidatos se inscreveram para disputar as 36 vagas. Dos nove primeiro colocados, cinco têm endereço no mesmo município, Apodi, e todos com basicamente as mesmas respostas nos gabaritos. Quatro acertaram 34 questões, com a mesma divisão por conteúdos (Português, Informática e Matemática). De acordo com a denúncia anônima enviada à TN, dois deles seriam de uma mesma família.

“Os gabaritos são realmente bastante semelhantes”, reconhece o professor. Um cruzamento dos cinco gabaritos aponta para a existência de apenas duas respostas diferentes, entre 40 questões aplicadas a cada candidato. Mesmo as seis respostas erradas tiveram praticamente as mesmas opções marcadas. Ainda assim Eduardo Bráulio prefere manter a cautela e diz que qualquer decisão sobre exclusão de candidatos, manutenção ou anulação do concurso, só será tomadas após o fim das investigações.

“Há de convir que, apesar das coincidências serem muitas, estamos trabalhando com um nível de acerto alto das provas. Os 36 aprovados acertaram entre 34 e 32 questões. Então isso implica em muitas coincidências. Se tivéssemos aprovados com 40 pontos todos teriam necessariamente o mesmo gabarito. Agora é claro que a medida que esse número diminui as chances de coincidências vão diminuindo, mas não é impossível”, alerta.

A maior parte dos envolvidos fizeram provas em locais diferentes, o que reduz o risco de uma “cola direta”. Eduardo Bráulio também considera mínimas as chances de alguém ter tido acesso prévio à prova, ou ao gabarito. “Nesse caso não seria lógico terem acertado 34. Iam ter acertado 38, 39”, lembra. Até mesmo detector de metal foi utilizado nas provas. “Por tudo isso, não descarto a possibilidade de gabaritos coincidentes.”

O coordenador da comissão lembra que é interesse da própria instituição esclarecer as dúvidas levantadas e nenhuma possibilidade será descartada das investigações. Até o momento, não houve convocações dos aprovados. As suspeitas quanto à possível fraude já vêm sendo debatidas em comunidades do Orkut e os suplentes têm se mostrado indignados com o suposto esquema.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE encaminhou a denúncia ao Ministério Público Federal e um processo administrativo também deve ser iniciado na Procuradoria Regional da República.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

RESPONSABILIDADE DE TODOS.


Junte-se a nós.

Serra registra candidatura e diz que campanha custará R$ 180 milhões

Serra e Índio

Serra declarou patrimônio de R$ 1,42 milhão e seu vice, R$ 1,44 milhão.
Coligação ‘O Brasil pode mais’ é composta de seis partidos.

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, apresentou nesta segunda-feira (5) o pedido de registro de candidatura ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Protocolado uma hora antes de encerrar o prazo para formalização das candidaturas, o documento traz a declaração de bens do tucano e de seu vice, o deputado Indio da Costa (DEM-RJ), e prevê estimativa de até R$ 180 milhões de gastos com campanha.

O candidato tucano declarou um patrimônio de R$ 1,42 milhão e o seu vice, de R$ 1,44 milhão. Na sua lista de bens, Serra informou possuir uma casa avaliada em R$ 61 mil, um terreno de R$ 44 mil, três salas comerciais avaliadas em R$ 240 mil e aplicações financeiras que completam o R$ 1,4 milhão declarado à Justiça Eleitoral.

Indio da Costa por sua vez disse ter R$ 401,7 mil em fundos de investimento, dois terrenos avaliados em R$ 460 mil, um ultraleve de R$ 170 mil, um barco de R$ 206 mil, além de ativos financeiros e depósitos bancários.

Os pedidos de registro de candidatura podem ser feitos no TSE até as 19h desta segunda. Com o protocolo da chapa tucana, o processo será entregue à relatoria de um dos ministros do tribunal, que vai analisar os documentos apresentados por Serra e Costa para decidir se concede ou não o registro. A coligação “O Brasil pode mais ”é composta por seis partidos: PSDB, DEM, PPS, PTB, PMN e PTdoB.