terça-feira, 27 de abril de 2010

Tudo pronto para III Feira de Negócios do Médio Oeste‏

Estandes já estão prontos

Prefeita de Apodi, professora Goreti Silveira

Ferro na Boneca animará parte do evento

APODI – Tudo pronto para a realização da III Feira de Negócios do Médio Oeste que acontecera entre os próximos dias 29,30 de abril e 1º de maio no município de Apodi, localizado a 328 km de Natal, no Médio Oeste potiguar.

O evento acontecerá na Praça Getulio Vargas e pretende movimentar a economia da região, enquanto vitrine das potencialidades locais. "Queremos fomentar e desenvolver o que temos de bom aqui, incluindo o turismo", afirma o coordenador do evento, Francisco Gurgel, assessor do Gabinete Civil da Prefeitura Municipal de Apodi.

A organização da feira estima receber cerca de 20 mil visitantes e turistas por dia de evento, que se inicia sempre às 17h, com a visitação aos 80 estandes, continua com apresentações culturais locais, às 20h, e se encerra com shows, que começam às 22h e terminam às 2h da madrugada.

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura do Apodi, na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade, foram montados 80 estandes institucionais e comerciais, praça de alimentação, palco cultural e postos de segurança e recepcionistas. A comissão organizadora disponibilizará espaços aos setores do agronegócio, indústria, comércio, artesanato, turismo, serviços, além de prefeituras e órgãos do Governo do Estado. O Banco do Nordeste e a Caixa Econômica Federal estarão presentes nos três dias de evento, prestando informações e esclarecimentos sobre empreendedorismo, bem como articulando rodadas de negócios. “Todos os estandes já foram comercializados e com isso a nossa expectativa é que a feira atinja os seus objetivos”, comentou o jornalista Marcio Morais.

Todos os estandes disponibilizados para o evento já foram comercializados, mas quem deseja qualquer informação sobre o evento pode obter pelo telefone (84) 3333.2427 da Câmara Dirigentes Lojistas de Apodi.

O município de Apodi é um dos maiores produtores de mel do país e tem um dos maiores rebanhos de caprino e bovino da região Nordeste, mas destaca-se também pela produção de castanha de caju, água mineral, bacia leiteira e o arroz vermelho do Vale do Apodi, indústrias cerâmica e de refrigerantes.

No campo do turismo o destaque vai para o Lajedo de Soledade, Lagoa do Apodi, Barragem de Santa Cruz.

"O evento é uma boa oportunidade para os empresários fazerem negócios e uma forma de diminuir espaços entre produtores, empresários e consumidores, já que a cidade se transforma em um grande centro", diz a prefeita de Apodi, Goreti da Silveira Pinto.

A I Feira de Negócios é organizada pela Prefeitura do Apodi, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Apodi, com o apoio do SEBRAE, Banco do Nordeste, Caixa Econômica, Federação do Comércio, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) e Junta Comercial do RN.

A Comissão Organizadora do evento informou que a abertura oficial do evento acontecerá às 17h do dia 29 de abril, com a visitação aos estandes até as 22h. Às 18h, apresentações culturais, e às 22h show com a banda Ferro na Boneca e o Forró na Pisada.

No dia 30 de abril, a programa segue às 17h com visitação aos estandes até as 22h; às 18h apresentações culturais e às 22h show com a banda Forrozão Arretado e o Forró Ferruado.

A programação do dia 1º de maio será iniciada às 8h com uma ação de cidadania, principais serviços: expedição de documentos e ações na área da saúde, (RG, CPF, carteira de trabalho, ações de saúde bucal, prevenção da saúde da mulher, programa Hiperdia, que compreende o controle da hipertensão e o diabetes no Salão Paroquial, no Centro da cidade. Às 17h, visitação aos estandes até as 22h, novamente às 18h apresentações culturais e às 22h show com Vila Acústica e Metais Urbanos.

Nomes como o do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Robson Farias, senadores Garibaldi Alves, Rosalba Ciarline, Ex-governadora, Wilma de Faria, deputados Wober Junior, Gustavo Carvalho, Walter Alves, Fabio Faria, Sandra Rosado, já foram confirmado para prestigiar o evento.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Uma imagem diz tudo.

José Serra - Candidato a presidência da República

Temos que melhorar a saúde, a segurança, a EDUCAÇÃO... Como se no Estado de São Paulo os professores apanharam por pedir melhores salários? Como se Serra foi um dos primeiros a entrar na Justiça para impedir o PISO que virou TETO na Educação? Como...??? Eu acho que ele apontará para a Educação com o mesmo dedo do ex presidente Fernando Henrique Cardoso (o dedo do meio).

Entrevista ao Jornal do SBT manhã de hoje, dia 22/04/2010.

Mara Duarte é a nova diretora da 13ª Dired

Diretora da 13ª Dired - Mara Marlizete Duarte Marinho Paiva


Parabéns professora Mara Duarte e muita sorte em sua nova função, afinal, competência para isso você tem.

Prefessor Givanilson Caetano.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Apodi fará Comitê Gestor para criar plano municipal

APODI - Representantes de várias entidades do município de Apodi discutirão na manhã desta quinta-feira juntamente com a Prefeitura do Apodi e técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), a formação de um conselho gestor para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.
A reunião acontecerá no Palácio Francisco Pinto, sede do Executivo apodiense e contara com a participação do técnico Jorge Fagundes que vão fazer uma explanação do que já foi realizado na área de saneamento básico do município.
Depois de formado, o Conselho Gestor será nomeado através de uma portaria pela prefeita da cidade, professora Goreti Silveira Pinto (PMDB). Já o Plano Municipal de Saneamento Básico depois de elaborado será apreciado pela Câmara Municipal de Apodi que terá ate 31 de dezembro para apreciar e votar a matéria.
O plano tem o objetivo de consolidar os instrumentos de planejamento e gestão de forma a viabilizar a política de saneamento básico, universalização do acesso aos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana.
De acordo com o subchefe de Gabinete Civil de Apodi, Tibúrcio Marinho da Costa, o plano tem o objetivo de "consolidar os instrumentos de planejamento e gestão de forma a viabilizar a universalização do acesso aos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana", explicou Marinho.
A elaboração do plano municipal de saneamento está prevista no artigo 9º da lei federal nº 11.445, de 06 de abril de 2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico. Mas são poucos os municípios no país que estão cuidando de cumprir a essa importante lei.
A prefeita Goreti Silveira Pinto mobilizou todas as secretarias do município para atuarem na elaboração do Plano Municipal de Saneamento como também representantes de varias instituições de Apodi. "A existência do plano municipal de saneamento é um importante instrumento para que o município tenha acesso aos recursos públicos para aplicação em ações de saneamento ambiental", comentou a prefeita.
Segundo Tibúrcio Marinho, a reunião será coordenada pelo Gabinete Civil, mas terá a participação de representantes de vários segmentos que vão atuar de forma democrática com sugestões para a elaboração de um plano que atenda as reais necessidades de Apodi.

Companhia divulga o número de inscritos

O concurso da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) registrou a inscrição de 16.737 pessoas para 28 cargos de nível médio, médio técnico e superior. O certame está sendo realizado para formação de cadastro de reserva e os candidatos serão convocados conforme a necessidade da empresa, existindo a expectativa de convocações em curto prazo para a maioria dos cargos.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pelo concurso, divulga que o maior número de inscritos foi registrado para o cargo de agente administrativo com lotação em Natal, com um total de 7.868 pessoas. O segundo cargo mais concorrido foi o de agente administrativo para a região de Mossoró, com 1.345 inscritos e o terceiro foi de agente administrativo para Caicó, com 771 concorrentes. Para os cargos de nível superior, a concorrência para administrador foi a maior com 698 inscritos. Em segundo lugar foi a de assistente social, com 424 concorrentes e em terceiro lugar foi de engenheiro civil, com 295.
Nos cargos técnicos, o maior número de inscrições foi registrado para técnico de engenharia de controle ambiental ou saneamento com 420 inscritos, seguido por técnico de engenharia em edificações, com 392 e em terceiro o técnico em contabilidade, com 277 pessoas.
Do total geral de inscritos, 240 pessoas declararam ser portadores de deficiência física e vão concorrer entre si. Entre os portadores de necessidades especiais o maior número de inscritos foi para agente administrativo, região de Natal com 240 pessoas, em segundo lugar foram 25 pessoas concorrendo para agente administrativo na região de Mossoró. Não se inscreveram portadores de deficiência para os cargos de engenheiro de produção, engenheiro de segurança do trabalho e engenheiro químico. Conforme o edital do concurso, 5% das admissões serão destinadas aos deficientes.
O cartão de identificação estará disponível no site da Fundação Getúlio Vargas no endereço http://www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/caern10 a partir do dia 20 de abril. O candidato deve ler seu cartão e conferir seus dados. Também no cartão haverá seu local de prova.
Caso haja qualquer inexatidão nas informações contidas no cartão de informação, o candidato deverá, no dia da prova, solicitar ao fiscal da sala para a qual foi designado a necessária correção, que deverá constar em ata de prova. As correções serão feitas no momento da reclamação, alterando-se, automaticamente, as informações objeto da retificação também no cadastro do candidato. As provas serão aplicadas no dia 25 de abril nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.
POSSE - Investir R$ 150 milhões em saneamento básico até junho deste ano, imprimir melhorias operacionais em curto espaço de tempo, concluir todas as obras previstas para serem inauguradas em 2010 e renovar os contratos de abastecimento de água e esgotamento sanitário dos municípios. Estas foram as principais metas anunciadas pelo engenheiro Sérgio Bezerra Pinheiro, que tomou posse na manhã de ontem, 14, na presidência da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN). A solenidade foi realizada no auditório da Administração Central da Caern e presidida pelo representante do governador do Estado e atual secretário de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Lázaro Mangabeira, que também preside o Conselho de Administração da Companhia.
O novo presidente da Caern afirmou que vai colocar a empresa cada vez mais a serviço da população do Rio Grande do Norte, convocando todos os diretores e empregados para somar esforços com esse objetivo, visando cumprir as metas iniciadas pela governadora Wilma de Faria e continuadas pelo governador Iberê Ferreira. "Minha disposição é colaborar para viabilizar o maior projeto de saneamento básico em execução no Rio Grande do Norte", adiantou Sérgio Pinheiro.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Petrobras Biocombustível abre concurso com 81 vagas e CR para níveis médio e superior

A Petrobras Biocombustível S.A. abriu nova seleção pública com oferta de 81 oportunidades imediatas e cadastro reserva para cargos de níveis médio e superior. O concurso será organizado pela Fundação Cesgranrio e constará apenas de provas objetivas. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira (13/4), na página 149 da terceira seção.

Quem tem nível médio pode tentar os cargos juniores de técnico agrícola, técnico ambiental, técnico de Administração, técnico de comercialização e logística, técnico de Contabilidade, técnico de inspeção de equipamentos e instalações, técnico de manutenção, técnico de operação, técnico de segurança, técnico de suprimentos de bens e serviços e técnico químico.

Já aqueles que possuem nível superior podem tentar as funções juniores de administrador, advogado, analista ambiental, analista de comercialização e logística, assistente social, contador, economista, enfermeiro do trabalho, engenheiro em diversas especialidades, médico do trabalho e profissional de Comunicação Social.

As chances são destinadas às regiões Norte, Nordeste e Sudeste. De acordo com o edital, as remunerações variam de R$ 1.375,78 (com garantia mínima de salário de R$ 1.985,04) a R$ 3.940,16 (com garantia mínima de salário de R$ 5.685,07). As inscrições poderão ser feitas dos dias 26 de abril a 9 de maio, pelo site www.cesgranrio.org.br. A taxa de participação varia de R$ 30 a R$ 45.

As provas objetivas estão marcadas para o dia 6 de junho. Após aprovação nesta etapa, os candidatos devem passar pela qualificação biopsicossocial, que é composta de exames médicos, avaliação psicológica e levantamento sociofuncional.

Até o momento de publicação desta matéria, o edital não estava disponível no site da organizadora.

Candidatos ao ProITEC já podem ter acesso a confirmação de inscrição

O problema técnico que impossibilitava a visualização foi resolvido

Os candidatos que realizaram a inscrição para o ProITEC já podem visualizar a confirmação de suas matrículas no processo seletivo. O problema técnico que estava impossiblitando o acesso ao documento, foi devidamente solucionado. Após essa confirmação, os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição em qualquer agência bancária, até o dia 19 deste mês.

O próximo passo é comparecer ao campus do IFRN, ao qual o aluno está vinculado, entre os dias 3 e 7 de maio, portando a carteira de identidade (cópia acompanhada de original); certidão escolar que comprove que ele tenha cursado do 6º ao 8º anos exclusivamente na rede pública de ensino e que esteja regularmente matriculado no 9º ano do ensino fundamental, também em escola pública (cópia acompanhada do original); e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$20,00.

O processo avaliativo do ProITEC terá a duração de 3 meses, entre julho e outubro de 2010.

CONFIRME SUA INSCRIÇÃO, CLIQUE AQUI: http://proitec.ifrn.edu.br/

Começou o governo de Iberê e Educação já tem o 3º Secretário

O Partido dos Trabalhadores amplia o espaço na administração estadual. Com a exoneração de padre Antonio Nunes, o secretário de Educação passa a ser Otávio Augusto Tavares, que ocupava a titularidade.

A dúvida agora é saber se ele será efetivado no cargo ou se Iberê Ferreira voltará a “cortar” o PT e nomear um novo titular para a Educação.

Padre Antônio Nunes deixa a administração estadual depois de passar apenas três dias úteis no cargo.

Veja a carta encaminhada pelo sacerdote ao governador:

Excelentíssimo Senhor Governador,

Por meio desta, solicito, em caráter irrevogável, a minha exoneração do cargo de secretário de Estado da Educação.

Agradeço profundamente o convite, porque acredito na atual gestão e tenho uma visão de esperança nas questões referentes ao crescimento da educação no Rio Grande do Norte. Confio na capacidade do senhor, governador, um homem ético e comprometido com as pessoas, e que saberá fazer muito pela educação no nosso estado, apesar das dificuldades históricas que esse setor sempre enfrentou.

Esse pedido se dá por uma questão de obediência à Igreja. A Lei Canônica nº 285 não permite que um pároco, como eu, assuma o cargo que me foi oferecido.

Obedeço à Igreja porque ela é minha própria vida; e negar a sua orientação é negar a minha própria fé.

Agradeço também aos servidores e à população que acreditaram em mim e me incentivaram bastante para aceitar esta missão.

Mas o fato de não poder permanecer no cargo não me impede de continuar contribuindo, dentro do meu campo de atuação, com o desenvolvimento da educação no Rio Grande do Norte. Serei sempre um colaborador desta gestão.

Incra publica edital de novo concurso com 550 vagas

O edital do concurso que irá selecionar 550 novos servidores para o Incra foi publicado na última sexta-feira, 9, no Diário Oficial da União. São oferecidas 480 vagas de nível superior, com remunerações iniciais entre R$ 3.713,74 e R$ 4.598,80, além de 70 oportunidades de nível médio, cuja remuneração é de R$ 2.254,64. Os valores estarão vigentes a partir de 1º de julho de 2010, em função do reajuste aos servidores do órgão garantido pelas leis 11.090/05 e 10.550/02.
Os graduados poderão concorrer a 250 vagas para o cargo de analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário (Antropologia, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura ou Cartográfica e Engenharia Florestal) 150 para analista administrativo (oportunidades para quem tem qualquer formação, além de Análise de Sistemas e Contabilidade) e 80 vagas para engenheiro agrônomo.
Já as chances de nível médio (cargo de técnico em Reforma e Desenvolvimento Agrário) exigem formações específicas e registro no Conselho Regional da categoria. São elas: Construção Civil, Edificações, Estradas, Estradas e Pontes, Meio Ambiente, Agrimensura, Geodésia e Cartografia, Topografia, Geomensura, Agrícola, Agroindústria, Agricultura, Agropecuária, Cooperativismo, Florestal ou Rural.

De acordo com a Diretoria de Gestão Administrativa do Incra, 70% das vagas são destinadas às superintendências do Instituto localizadas na Amazônia Legal, em função da necessidade de pessoal para dar continuidade às ações desenvolvidas pelo órgão na região. O Incra tem 30 superintendências regionais, além da sede, em Brasília, e 45 unidades avançadas em municípios do interior.
Para o Rio Grande do Norte, foram destinadas duas vagas: uma para cargo de Analista Administrativo, com habilitação em Contabilidade, e outra para Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário, com habilitação em Engenharia e Agrimensura ou Cartografia, ambas de nível superior.
A previsão de reserva de vagas para portadores de deficiência é de 10% do total - acima do previsto em lei, que é de 5% do número de oportunidades oferecidas. O Incra adota essa postura desde o último concurso, realizado no ano de 2005.
A intenção do órgão é homologar o concurso antes das restrições impostas pela legislação eleitoral, a fim de que os candidatos selecionados sejam nomeados e comecem a atuar ainda neste ano.
O quadro funcional do Incra conta atualmente com cerca de 6,2 mil servidores ativos e 3,9 mil aposentados. O Instituto já implantou 8,5 mil projetos de assentamento em todo o País, incorporando mais de 84 milhões de hectares à Reforma Agrária, em benefício de 906,8 mil famílias assentadas.

INSCRIÇÕES E PROVAS - O concurso será organizado pelo Instituto Nacional de Educação Cetro. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela Internet - no site www.institutocetro.org.br - e estarão abertas das 9h da próxima sexta-feira, 16, até as 23h59 do dia 06 de maio. As taxas de inscrição são de R$ 60 para engenheiros agrônomos, R$ 50 para analistas e R$ 30 para técnicos.
As provas serão realizadas na data provável de 13 de junho, em todas as capitais do País e em Brasília, além das cidades de Santarém e Marabá (PA), e Petrolina (PE). Os candidatos poderão optar por vagas em locais diferentes dos que realizarão as provas. A data provável de divulgação do resultado definitivo no endereço eletrônico do Instituto Cetro é 30 de junho.

sábado, 10 de abril de 2010

Apodi

Prefeita de Apodi - Goreti Silveira


A revista "Prefeito e Gestões" destaca Apodi

Apodi foi destaque na revista Prefeito e Gestões, com o fortalecimento da Agricultura Familiar em Apodi. O Rio Grande do Norte também continua sendo referência nacional com o programa.
Mais de 150 produtores rurais e 50 instituições, igrejas e ONGs do município de Apodi estão sendo beneficiadas pelo Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (Compra Direta).
Esse programa é desenvolvido pela Prefeitura, Governo do Estado e Ematern.
Os produtos adquiridos pelo Programa Compra Direta sâo: alface lisa, banana, beterraba, biscoito de mel, carne bovina,carne caprina, castanha de caju, cebolinha, cenoura, coco verde, doces, feijão verde, leite bovino, galinha caipira, jerimum, laranja, macaxeira, mamão, manteiga da terra, mel em sachê, ovo caipira, polpas de vários tipos de frutas, queijo coalho bovino e tilápia

Educação no RN. Será que estão apelando?!

O novo secretário estadual de Educação, Padre Antônio Nunes Araújo, nomeado pelo governador Iberê Ferreira de Souza nesta terça-feira (6), terá como prioridade continuar os projetos e convênios já firmados durante a gestão do ex-secretário Ruy Pereira, falecido no último mês de fevereiro. Ainda no Diário Oficial desta terça, Luiz Antônio Marinho da Silva foi nomeado para o cargo de Procurador Geral do Estado. Na Educação, Padre Nunes disse que pretende estabelecer diálogo com os educadores e demais servidores da Educação e estar presente nas escolas para ver a realidade de cada uma delas. "Aceitei o convite acreditando que posso somar ao que já está sendo feito pela Educação em nosso Estado. Minha primeira ação será conhecer a realidade da secretaria e verificar tudo o que Ruy já deixou estruturado", observa o novo titular da pasta.Nascido em Almino Afonso, Padre Nunes, 46 anos, é formado em Teologia e Filosofia. Já foi funcionário, por diversos períodos, na Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEEC), como no setor de Recursos Humanos, no primeiro mandato do governo Wilma de Faria. Também trabalhou no gabinete da Prefeitura de Natal, durante seis anos, e, atualmente, exercia o cargo de secretário municipal de juventude, esportes e lazer de São Gonçalo do Amarante.



***
Já colocaram professor para esta pasta, médico, sindicalista,..., agora um padre. Será que para a educação mudar em nosso Estado e os profissionais da Educação serem realmente valorizados só com a ajuda de um "homem" de Deus?

Banco do Nordeste - A prova será amanhã, dia 11 de abril

Será neste domingo a aplicação da prova para o cargo de analista bancário do Banco do Nordeste do Brasil. Diante das inúmeras oportunidades de trabalho e estabilidade que o governo do presidente LULA oferece aos brasileiros, milhares estão tentando garantir sua vaga com uma aprovação num concurso público.
Boa sorte a todos.
Opinião do Oeste.

Virou celebridade.

O macaco capturado por populares e entregue à Companhia de Polícia de Apodi, município localizado a 420 km de Natal, na última quarta-feira, conseguiu escapar e foi recapturado pelos policiais na quinta-feira. "Preso" em uma pequena jaula na companhia, o animal conseguiu fugir quando uma equipe do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) tentava levá-lo para a sede regional no município de Mossoró, região Oeste.
Primata saiu correndo quando era transportado de uma jaula para outra Foto: Blog Por Tras das Grades/Divulgação Após a fuga, os policiais iniciaram à caça ao macaco, mas só conseguiram detê-lo na quinta-feira quando decidiram encaminhá-lo em uma viatura da PM para o Ibama. De acordo com o coordenador de Fiscalização do Escritório Regional do Ibama em Mossoró, Eduardo Raimundo da Silva, o animal será encaminhado para o Centro de Traigem de Animais Silvestres, em Natal, porém a data ainda não foi definida. "Ele passará por um processo de triagem em que médicos e veterinários vão avaliar às condições físicas, além de tamanho e peso do animal", disseEduardo. Eduardo disse que o possível proprietário do macaco ainda não foi identificado e que ainda não foi decidido o que acontecerá com o animal. "Ele deverá ficar um tempo no centro e depois encaminhado para algum zoológico ou até mesmo devolvido ao seu habitat natural", disse. Sobre a fuga inesperada do animal no momento em que a equipe tentava levá-lo ao Ibama, o coordenador informou que o macaco é muito rápido. "Avisei a todo mundo para ter cuidado, pois ele é veloz e consegue escapar facilmente", observou."Bagunceiro", como foi batizado pela equipe do Ibama, está aguardando a transferência para Natal comendo e dormindo bem. Na opinião de Eduardo, "a expectativa é de que esse animal já fosse domesticado porque não está estressado por estar preso. Na verdade ele é muito tranquilo", destacou o coordenador do Ibama.IncovenienteSegundo policiais da companhia o macaco foi capturado após invadir e destruir o que encontrava pela frente. Em algumas residências, o animal quebrou lâmpadas e rasgou roupas, mas não machucou nenhum morador. Apesar do comportamento inquieto, o macaco não se mostrou agressivo.
Matéria extraída do jornal Diário de Natal

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Exemplo de superação...

David, ex aluno da Escola Estadual Professor Antonio Dantas é um exemplo a ser seguido. Aprovado em Matemática ele mostra que superar os limites impostos por algum motivo tonar-se uma meta na vida daqueles que não desistem nunca.

Parabéns David.
Seu ex professor de Matemática Givanilson Caetano

terça-feira, 6 de abril de 2010

SAI LISTA DOS ISENTOS AO PROITEC

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
DIRETORIA DE GESTÃO DE ATIVIDADES ESTUDANTIS
SERVIÇO SOCIAL

Relação de isentos do Pagamento da Taxa de Inscrição do Programa de Iniciação Tecnológica e
Cidadania – PROITEC/2010
1. O candidato que tiveram seu pedido de isenção deferido deverá efetivar a sua inscrição no
mesmo período dos demais candidatos e seguirá os mesmos procedimentos, exceto o
pagamento da correspondente taxa de inscrição.
2. Para efetivar a isenção, os candidatos isentos deverão informar até o dia 16/04/2010, ao Serviço
Social do Campus para o qual solicitou a isenção, o número de inscrição gerado pelo boleto
bancário.
CAMPUS APODI
NOME
ANA CLÁUDIA NORONHA CORIOLANO
ALEXANDRA KARDAYNE RODRIGUES GURGEL
ANDERSON MEDEIROS DO NASCIMENTO
ANTONIO NATANAEL MONTEIRO MOURA
ANA VITÓRIA DE BRITO NUNES
BÁRBARA EMANUELA RODRIGUES F. SILVA
BRENA HOLANDA CORINGA
CAIO HENRIQUE DOS SANTOS OLIVEIRA
DÁRCIA FELICIA JACINTO DE OLIVEIRA
DANIEL VICTOR OLIVEIRA DA SILVA
DIEGO FERREIRA JÁCOME
EMANUELLY MUNIZ GARCIA
EMILLY ANGÉLICA DE OLIVEIRA
EDNA JANICLEIA DA SILVA
FRANCISCO LUCAS BATISTA SILVA
GEOVANA MOURA FREITAS
GILVAN CARLOS FREITAS MEDEIROS
GEDÁLIA MARIA DA SILVA
HUGO CESAR LEITE MOURA
JOEDSON VICTOR DA SILVA
KIMBERLY DE SOUZA GUSTAVO
LETÍCIA MAYARA DA SILVA
LETICIA MARIA FORTE
LAVINYA STEFANY ALVES
LIGIA MARA DE SOUZA LIMA
LUARA BATISTA SILVA
MYRELLA VITÓRIA ARRUDA DUARTE
MARINA MIRELLY BARRA BARBOZA
MARCIEL GONÇALO ALVES FERNANDES
MARCIA LAIZA ALVES FERNANDES
MÔNICA PEREIRA DA SILVA
NEYLLA LANNAIA ALVES DE LUCENA
PÁBULA RAYANE DA SILVA
RAÍSSIA ANDRESSA MORAIS DA COSTA
ROMEU VANDEILSON DANTAS
RICARDO ISRAEL SANTOS DE OLIVEIRA
RAFAEL LOPES DE ARAUJO
SILVIA JORDANY DOS SANTOS
VITRÚVIO FARIAS DA SILVA
WILLIAM FELIPE DO VALE SOBRINHO

Demais campus, clique:
http://www.ifrn.edu.br/reitoria/arquivos/RELACaO%20ISENTOS%20-%20PROITEC%202010.pdf

Briga por 3.980 vagas no país


A proximidade do período de impedimento eleitoral, a partir de 1º de julho, intensifica a realização de concursos. Oito dos 11 órgãos federais com inscrições abertas em abril precisam homologar a lista de aprovados até o sétimo mês do ano para reforçar o quadro de servidores ainda em 2010. São 3.980 vagas imediatas e para cadastro de reserva para todos os níveis de escolaridade com salários que variam de R$ 465 a R$ 6.571.

Campeã de inscrições dos últimos anos, a Caixa Econômica Federal lançou três editais para cadastro de reserva em âmbito nacional. As chances para o cargo de técnico bancário, nível inicial da carreira na instituição, foram divididas, de um lado, entre o Rio de Janeiro e São Paulo, e, de outro, com o restante do país. O terceiro documento com as regras de seleção é destinado aos profissionais com graduação em arquitetura, direito e engenharia nas áreas civil, elétrica e mecânica. A adesão à concorrência é feita no www.cespe.unb.br até hoje a um custo de R$ 27 a R$ 60, dependendo do cargo. Quem for aprovado e contratado terá direito a salários de R$ 1.452 (técnicos) e de R$ 6.571 (analistas), além de benefícios como auxílio-refeição, participação nos lucros e nos resultados e cesta de alimentação.

Analistas

O Ministério do Planejamento e Gestão também está à procura de profissionais para reforçar a carreira de infraestrutura, necessária para a realização da segunda etapa do PAC. Em tempo recorde, 15 dias, o ministério autorizou e lançou as regras para preencher 200 vagas de analistas. As oportunidades são para arquitetos, urbanistas ou engenheiros. Para agilizar o processo e nomear os aprovados até o início do segundo semestre, o órgão e o Cespe/UnB vão aplicar somente provas objetivas aos candidatos. Na seleção de 2008, a primeira do cargo, os inscritos passaram também por prova discursiva e tiveram os títulos analisados. Na ocasião, foram oferecidas 516 chances para analistas e 86 para especialistas. Atualmente, dos 800 postos disponíveis para o Planejamento, apenas 354 estão preenchidos.

Abertos

Caixa Econômica

Vagas: cadastro de reserva para níveis médio e superior
Salários: R$ 1.452 e R$ 6.571
Inscrições: até hoje no www.cespe.unb.br

Dataprev

Vagas: 1.135 para níveis médio e superior
Salários: R$ 2.267,67 a R$ 4.622
Inscrições até hoje no www.quadrix.org.br

Defensoria Pública da União

Vagas: 311 para níveis médio e superior
Salários: R$ 2.299,42 a R$ 3.532
Inscrições: até o dia 25 no www.cespe.unb.br

Empresa de Pesquisa energética

Vagas: cadastro de reserva nível médio
Salário: R$ 1.859
Inscrições: 8 de abril a 2 de maio no www.cesgranrio.org.br

Agência Nacional de Energia Elétrica

Vagas: 186 para níveis médio e superior
Salários: R$ 4.548 a R$ 9.378,40
Inscrições até 12 de abril no www.cespe.unb.br

Marinha do Brasil

Vagas: 1.250 para nível fundamental
Salário: R$ 510
Inscrições até 15 de abril no www.mar.milbr

Serpro

Vagas: 38 para níveis médio e superior
Salários: R$ 1.966 a R$ 4.374
Inscrições: até 19 de abril no www.cespe.unb.br

Ministério do Planejamento

Vagas: 200 para nível superior
Salário: R$ 9.980
Inscrições: até 20 de abril no www.cespe.unb.br

Aeronáutica

Vagas: 493 para nível médio
Salários: R$ 510 durante o curso e
R$ 3 mil após formado
Inscrições: www.fab.mil.br

Empresa Gerencial de Projetos Navais

Vagas: 312 para todos os níveis
Salários: R$ 672 a R$ 6.098
Inscrições: até 11 de abril no www.esppconcursos.com.br

Conselho Federal de Biblioteconomia

Vagas: 55 para níveis médio e superior
Salários: R$ 465 a R$ 2.277
Inscrições: até 15 de abril no site www.quadrix.org.br

Piso do professor terá mesa de negociação

O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu na última quinta-feira, 1º, durante a plenária final da Conferência Nacional de Educação (CONAE), em Brasília, a criação de uma mesa permanente de negociação entre parlamentares, governadores, prefeitos e centrais sindicais e órgãos representativos, como o Consed e Undime, para fazer avançar a lei do piso.

A Lei 11.738, de 16 de julho de 2008, instituiu o piso nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, mas ainda não é cumprida por todos os prefeitos e governadores. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente à plenária final, acolheu a sugestão. "Eu me disponho a conversar com governadores sobre o piso. Concordo com a proposta da mesa de negociação", disse. Na visão dele, o valor do piso ainda é baixo.
"Os educadores não são valorizados. Eu não me conformo de alguém achar que um piso de R$ 1.024,00 é alto para uma professora que cuida de nossos filhos", reforça.
A proposta do ministro é que a mesa discuta medidas para valorizar o professor que já trabalha e atrair jovens para a carreira. "Não vamos atrair jovens sem valorização da carreira. Temos que sentar com os interessados e no Plano Nacional de Educação (PNE) fixar metas para remuneração mínima do trabalhador daqui a dois, quatro, dez anos. Por isso, sugiro uma mesa permanente de negociação", defendeu Haddad.
Para o presidente Lula, a formação e valorização dos profissionais de educação são fundamentais para dar seguimento ao que classificou de verdadeira revolução na educação. "O casamento entre educação de qualidade e valorização do professor tem que ser indissolúvel", disse.
O presidente da República destacou a criação do Fundo Nacional de Financiamento da Educação Básica (FUNDEB) e o fim da Desvinculação das Receitas da União (DRU) como exemplos de ações educacionais importantes em sua gestão para melhorar o financiamento da educação, mas, segundo ele, insuficientes sem a valorização do professor. "Essas ações só crescem se houver à frente delas aquele profissional bem preparado", afirmou.

PISO SALARIAL - Cinco Estados impetraram Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) 4.167 contra a lei do piso, mas o Supremo Tribunal Federal confirmou a constitucionalidade da lei. Porém, ainda falta decidir sobre outros aspectos, como a destinação de um terço da jornada de trabalho dos professores voltada ao planejamento de aulas fora da escola.
A Conae será encerrada nesta quinta-feira, 1º, com a redação de um documento com as deliberações de delegados de todo o país. As resoluções servirão para embasar políticas educacionais como a elaboração do próximo PNE, que conterá metas a serem alcançadas entre 2011 e 2020.

Fonte: Ministério da Educação.

Apodi realizara I Conferência Municipal de Saúde Mental

Cyntia Vanessa - Psicóloga

APODI – Especialistas estarão reunidos nesta terça-feira, na sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), para a realização da I Conferência Municipal de Saúde Mental de Apodi.

A conferência, organizada pelo programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, tem como coordenadora a psicóloga Cyntia Vanessa Pinheiro de Souza e será desenvolvida baseada em três eixos de discussão: “Saúde mental e políticas de estado: Pactuar caminhos intersetoriais”, “Direitos humanos e cidadania como desafio ético e intersetorial” e “Consolidar a rede de atenção psicossocial e fortalecer os movimentos sociais”.

De acordo com a coordenadora de Saúde mental de Apodi, Cyntia Vanessa, a conferência tem o objetivo de, a partir da análise da situação de saúde do município, discutir e propor diretrizes de política da saúde mental.

A Conferência Municipal de Saúde Mental de Apodi contará com toda equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), representantes dos Programas Saúde da Família, (PSF), Conselho Municipal de Saúde, Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, representante da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial, Instituto Nacional de seguridade Social (INSS), Ministério Público Estadual, II Unidade Regional de Saúde (II Ursap), juíza da vara Cível da Comarca de Apodi, representantes e familiares dos usuários do sistema de saúde mental do município num total de mais de 50 participantes.

A prefeita da cidade, professora, Goreti da Silveira Pinto (PMDB), confirmou presença ao evento juntamente com o secretario de Saúde, Ivanildo Lima.

A programação será iniciada as 13:00hs com previsão para encerramento as 17:00hs com a realização de varias atividades. A plenária final da I Conferência Municipal de Saúde Mental aprovará o Relatório Final que estabelecerá as diretrizes de política de saúde mental a serem incorporadas nos instrumentos de planejamento do SUS, quais sejam, Plano Municipal de Saúde.

A etapa municipal da Conferência é preparatória para as etapas estadual e nacional que ocorrerão em abril e maio deste ano, respectivamente em Natal e Brasília.

Professores de Apodi vão participar do II Encontro de Formação do Programa Escola Ativa

Mara Duarte - Secretária Municipal de Educação

APODI – Acontece entre os dias 08 e 10, na Casa da Cultura Popular Escritor Walter de Brito Guerra, em Apodi, o II Encontro de Formação de Professores do Programa Escola Ativa.

O evento que será aberto as 09h30min, é promovido pela Prefeitura do Apodi via Secretaria Municipal de Educação e 13ª Diretoria Regional De Educação Cultura E Esportes (DIRED-APODI).

Segundo a secretaria de Educação de Apodi, professora Mara Marlizete Marinho Duarte, na grande de programação consta a realização de vários debates, mesas redondas, formação de grupos de trabalho que vão debater assuntos como: historia e lutas pela educação do campo, experiências dos movimentos sociais, educação do campo como objeto de políticas publicas como direito humano e sociais e vários outros temas relacionados à educação nas comunidades rurais.

Programa voltado para a formação e qualificação de professores que atuam em escolas com classes multisseriadas (classe com 2 ou mais anos/séries), localizadas no campo. Participam do Curso, professores que estão em exercício na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental nas classes multisseriadas de todo o município de Apodi.

O Escola Ativa é realizado entre o Ministério da Educação(MEC), através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento pela Educação (FNDE), em parceria com as Instituições de Ensino Superior Públicas (IES) e com a adesão, voluntária, de estados e municípios que ocorreu nos anos de 2008 e 2009.

“As pessoas que vivem no campo têm direito a uma educação pensada, vinculada à sua cultura e às suas necessidades humanas e sociais”, comentou a secretaria Mara Marlizete.

Direcionado a técnicos e professores de toda rede municipal e estadual de ensino de Apodi, o II Encontro de Formação de Professores do Programa Escola Ativa proporcionará conhecimentos imprescindíveis ao processo de ensino-aprendizagem na zona rural do município.

Ainda segundo Mara Marlizete Marinho, o evento proporcionará aos participantes uma imperdível oportunidade de participar de palestras, relatos e oficinas.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Governador condiciona reajustes ao limite da LRF

Ex-governadora Wilma e o atual governador Iberê Ferreira.
Esses reajustes (aprovados pela Assembleia Legislativa) não poderão ser aplicados enquanto o Estado não sair do limite prudencial. Quem fizer isso está cometendo improbidade. As mensagens foram aprovadas e vão ficar aguardando oportunidade. Na medida em que o Estado vá saindo do limite prudencial vamos implantando os planos de cargos votados”, disse o governador.Ele admitiu que os cofres estaduais passam por uma situação delicada, já que estão acima do limite total da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Situação delicada, mas que está muito claro que todos os beneficiados sabem disso: as mensagens têm cláusulas que vinculam a saída do Estado do limite prudencial”, disse Iberê Ferreira. Questionado sobre qual será a maior dificuldade frente à administração, Iberê Ferreira disse que será “o tempo”. “Preciso agilizar, vencer a burocracia do Estado que não é um mal que acomete somente o Rio Grande do Norte, acomete o Brasil todo. Minha grande luta será para desburocratizar um pouco o Estado para que as coisas possam fluir com mais rapidez”, analisou.Iberê Ferreira confirmou que anunciará os novos secretários na próxima segunda-feira. Mas adiantou que o secretário estadual de Saúde, George Antunes, permanecerá no cargo. Que perfil virá do secretariado? “Só tenho um compromisso com a excelência, com o trabalho de cada um”, respondeu o governador. Ele adiantou que serão poucas mudanças entre os auxiliares. “Estou tentando fazer o mínimo de mudanças, o Governo será curto e se fizer muita mudança terminará sendo atropelado pelo tempo”, avaliou.
*** Ele será candidato ao governo. Será que merece voto?

Haddad defende comissão para discutir implantação do piso nacional dos professores

Ministro Fernando Haddad


O ministro da Educação, Fernando Haddad, sugeriu hoje (1) durante a cerimônia de encerramento da Conferência Nacional de Educação (Conae) uma “mesa de discussão” com governadores, centrais sindicais e prefeitos para acelerar a implantação do piso nacional do magistério. Apesar de ter sido aprovado em 2008, a lei que estabelece uma remuneração mínima de R$ 1.024 para professores da rede pública está sendo questionada por governadores no Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente Lula acatou a ideia e disse que vai chamar prefeitos e governadores para uma conversa. Alguns estados e municípios alegam que não tem verba para pagar o valor estipulado pela lei. Durante seu discurso, Haddad disse ainda que quer fixar uma meta no novo Plano Nacional de Educação (PNE), que está sendo debatido na Conae, para o reajuste do piso nacional ao longo dos próximos dez anos.“Se queremos que a educação seja a prioridade número um do país, temos que contar com os trabalhadores em educação, são eles que vão fazer a mudança”, defendeu. Segundo, Haddad, essa comissão permanente funcionaria da mesma forma que a mesa de discussão sobre o salário mínimo, que foi reivindicada pelas centrais sindicais. “Precisamos da construção de uma mesa permanente de recuperação do piso para que em quatro ou cinco anos a gente tenha orgulho de dizer que a carreira já não perde para as demais”, afirmou . O ministro se comprometeu a encaminhar ao Congresso Nacional todas as diretrizes estabelecidas pela Conae para o próximo Plano Nacional de Educação. “Nos propomos [o MEC] a ser tão somente a correia de transmissão entre o que os delegados eleitos decidirem aqui e o que o Congresso Nacional vai estabelecer no PNE”, disse.


Opinião do Oeste: O Piso Nacional para os professores seria uma esperança de um salário mais justo para aquele que ajudar a formar um país. O PISO que virou TETO, garantia a partir de 1º de Janeiro um salário de R$ 1.024,00 para 30 horas de trabalho. Como alguns governantes são muito "espertos", utilizaram esse valor para uma carga horária de 40 horas por isso pagam um valor proporcional ao estipulado pelo governo federal. Veja um exemplo:
Um professor de magistério deveria receber R$ 1.024,00
Um professor de nível superior R$ 1.024,00 + 40% = R$ 1.433,60.
Esse ano é um ano eleitoral e o puxador do PISO que virou TETO começou pelo Estado de São Paulo que tem um pré-candidato a presidência da República e que a educação está em greve a mais de 60 dias.